CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/945 |
Resumo: | O ambiente escolar é um espaço profícuo de interações sociais que se organiza de modo a mesclar diferentes representações, quer seja dos agentes da instituição escolar, dos membros da família ou das pessoas da comunidade. Diante disso, objetiva-se com este estudo básico, qualitativo e exploratório, caracterizado como estudo bibliográfico, refletir sobre os aspectos conceituais da Teoria das Representações Sociais no contexto educacional. Conclui-se, portanto que a Teoria das Representações Sociais, pode ajudar a compreender a realidade do contexto educacional, em suas múltiplas facetas, a partir das práticas que se desenvolvem frente às representações construídas. |
id |
UNIVAP-1_515032f521d46b82a5fe3bb33560768d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/945 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAISContexto Educacional. Teoria das Representações Sociais. Revisão Bibliográfica.EducaçãoO ambiente escolar é um espaço profícuo de interações sociais que se organiza de modo a mesclar diferentes representações, quer seja dos agentes da instituição escolar, dos membros da família ou das pessoas da comunidade. Diante disso, objetiva-se com este estudo básico, qualitativo e exploratório, caracterizado como estudo bibliográfico, refletir sobre os aspectos conceituais da Teoria das Representações Sociais no contexto educacional. Conclui-se, portanto que a Teoria das Representações Sociais, pode ajudar a compreender a realidade do contexto educacional, em suas múltiplas facetas, a partir das práticas que se desenvolvem frente às representações construídas.IBICT2016-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/94510.18066/revistaunivap.v22i40.945Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 39Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 392237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/945/383Copyright (c) 2016 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Célia Gomez SardinhaChamon, Edna Maria Querido de OliveiraMarcondes, Nilsen Aparecida Vieira2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/945Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
title |
CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
spellingShingle |
CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS Silva, Célia Gomez Sardinha Contexto Educacional. Teoria das Representações Sociais. Revisão Bibliográfica. Educação |
title_short |
CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
title_full |
CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
title_fullStr |
CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
title_full_unstemmed |
CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
title_sort |
CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
author |
Silva, Célia Gomez Sardinha |
author_facet |
Silva, Célia Gomez Sardinha Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira Marcondes, Nilsen Aparecida Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira Marcondes, Nilsen Aparecida Vieira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Célia Gomez Sardinha Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira Marcondes, Nilsen Aparecida Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contexto Educacional. Teoria das Representações Sociais. Revisão Bibliográfica. Educação |
topic |
Contexto Educacional. Teoria das Representações Sociais. Revisão Bibliográfica. Educação |
description |
O ambiente escolar é um espaço profícuo de interações sociais que se organiza de modo a mesclar diferentes representações, quer seja dos agentes da instituição escolar, dos membros da família ou das pessoas da comunidade. Diante disso, objetiva-se com este estudo básico, qualitativo e exploratório, caracterizado como estudo bibliográfico, refletir sobre os aspectos conceituais da Teoria das Representações Sociais no contexto educacional. Conclui-se, portanto que a Teoria das Representações Sociais, pode ajudar a compreender a realidade do contexto educacional, em suas múltiplas facetas, a partir das práticas que se desenvolvem frente às representações construídas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/945 10.18066/revistaunivap.v22i40.945 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/945 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/945/383 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 39 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 39 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042287669149696 |