CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Célia Gomez Sardinha
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira, Marcondes, Nilsen Aparecida Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/945
Resumo: O ambiente escolar é um espaço profícuo de interações sociais que se organiza de modo a mesclar diferentes representações, quer seja dos agentes da instituição escolar, dos membros da família ou das pessoas da comunidade. Diante disso, objetiva-se com este estudo básico, qualitativo e exploratório, caracterizado como estudo bibliográfico, refletir sobre os aspectos conceituais da Teoria das Representações Sociais no contexto educacional. Conclui-se, portanto que a Teoria das Representações Sociais, pode ajudar a compreender a realidade do contexto educacional, em suas múltiplas facetas, a partir das práticas que se desenvolvem frente às representações construídas.
id UNIVAP-1_515032f521d46b82a5fe3bb33560768d
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/945
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAISContexto Educacional. Teoria das Representações Sociais. Revisão Bibliográfica.EducaçãoO ambiente escolar é um espaço profícuo de interações sociais que se organiza de modo a mesclar diferentes representações, quer seja dos agentes da instituição escolar, dos membros da família ou das pessoas da comunidade. Diante disso, objetiva-se com este estudo básico, qualitativo e exploratório, caracterizado como estudo bibliográfico, refletir sobre os aspectos conceituais da Teoria das Representações Sociais no contexto educacional. Conclui-se, portanto que a Teoria das Representações Sociais, pode ajudar a compreender a realidade do contexto educacional, em suas múltiplas facetas, a partir das práticas que se desenvolvem frente às representações construídas.IBICT2016-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/94510.18066/revistaunivap.v22i40.945Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 39Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 392237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/945/383Copyright (c) 2016 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Célia Gomez SardinhaChamon, Edna Maria Querido de OliveiraMarcondes, Nilsen Aparecida Vieira2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/945Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
title CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
spellingShingle CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Silva, Célia Gomez Sardinha
Contexto Educacional. Teoria das Representações Sociais. Revisão Bibliográfica.
Educação
title_short CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
title_full CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
title_fullStr CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
title_full_unstemmed CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
title_sort CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
author Silva, Célia Gomez Sardinha
author_facet Silva, Célia Gomez Sardinha
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Marcondes, Nilsen Aparecida Vieira
author_role author
author2 Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Marcondes, Nilsen Aparecida Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Célia Gomez Sardinha
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Marcondes, Nilsen Aparecida Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Contexto Educacional. Teoria das Representações Sociais. Revisão Bibliográfica.
Educação
topic Contexto Educacional. Teoria das Representações Sociais. Revisão Bibliográfica.
Educação
description O ambiente escolar é um espaço profícuo de interações sociais que se organiza de modo a mesclar diferentes representações, quer seja dos agentes da instituição escolar, dos membros da família ou das pessoas da comunidade. Diante disso, objetiva-se com este estudo básico, qualitativo e exploratório, caracterizado como estudo bibliográfico, refletir sobre os aspectos conceituais da Teoria das Representações Sociais no contexto educacional. Conclui-se, portanto que a Teoria das Representações Sociais, pode ajudar a compreender a realidade do contexto educacional, em suas múltiplas facetas, a partir das práticas que se desenvolvem frente às representações construídas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/945
10.18066/revistaunivap.v22i40.945
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/945
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/945/383
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 39
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 39
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042287669149696