DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1641 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa se constituiu em analisar as trajetórias de professores de escolas rurais, e, a partir de suas experiências vividas, identificar quais problemas e desafios enfrentados, e quais as possibilidades de mudanças. Justifica-se essa pesquisa pela necessidade de demonstrar o quadro atual das escolas localizadas no campo, bem como apresentar perspectivas de mudanças, sinalizadas a partir dos movimentos sociais do campo, que reivindicam outro tipo de escola e de educação. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com a aplicação de questionários abertos a quatro professores que possuem experiência de trabalho em escolas localizadas na zona rural, em cidades da região Norte de Minas Gerais. Ficou evidente a precariedade das escolas localizadas no campo, assim como a dificuldade de acesso e a rotatividade de professores. |
id |
UNIVAP-1_7dc6f10e085ae05b7d64707c63d2b48e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1641 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAISEducação do Campo. Escolas rurais. Professores das escolas do campo.Educação do CampoO objetivo da pesquisa se constituiu em analisar as trajetórias de professores de escolas rurais, e, a partir de suas experiências vividas, identificar quais problemas e desafios enfrentados, e quais as possibilidades de mudanças. Justifica-se essa pesquisa pela necessidade de demonstrar o quadro atual das escolas localizadas no campo, bem como apresentar perspectivas de mudanças, sinalizadas a partir dos movimentos sociais do campo, que reivindicam outro tipo de escola e de educação. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com a aplicação de questionários abertos a quatro professores que possuem experiência de trabalho em escolas localizadas na zona rural, em cidades da região Norte de Minas Gerais. Ficou evidente a precariedade das escolas localizadas no campo, assim como a dificuldade de acesso e a rotatividade de professores. IBICT2017-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativoapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/164110.18066/revistaunivap.v22i40.1641Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 816Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 8162237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1641/1268Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchmidt Priebe, Miriam CristinaAlencar, Flávia MarquesSilva, Vania GuedesLopes, Juciara Oliveira2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1641Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAIS |
title |
DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAIS |
spellingShingle |
DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAIS Schmidt Priebe, Miriam Cristina Educação do Campo. Escolas rurais. Professores das escolas do campo. Educação do Campo |
title_short |
DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAIS |
title_full |
DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAIS |
title_fullStr |
DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAIS |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAIS |
title_sort |
DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAIS |
author |
Schmidt Priebe, Miriam Cristina |
author_facet |
Schmidt Priebe, Miriam Cristina Alencar, Flávia Marques Silva, Vania Guedes Lopes, Juciara Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Alencar, Flávia Marques Silva, Vania Guedes Lopes, Juciara Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmidt Priebe, Miriam Cristina Alencar, Flávia Marques Silva, Vania Guedes Lopes, Juciara Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo. Escolas rurais. Professores das escolas do campo. Educação do Campo |
topic |
Educação do Campo. Escolas rurais. Professores das escolas do campo. Educação do Campo |
description |
O objetivo da pesquisa se constituiu em analisar as trajetórias de professores de escolas rurais, e, a partir de suas experiências vividas, identificar quais problemas e desafios enfrentados, e quais as possibilidades de mudanças. Justifica-se essa pesquisa pela necessidade de demonstrar o quadro atual das escolas localizadas no campo, bem como apresentar perspectivas de mudanças, sinalizadas a partir dos movimentos sociais do campo, que reivindicam outro tipo de escola e de educação. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com a aplicação de questionários abertos a quatro professores que possuem experiência de trabalho em escolas localizadas na zona rural, em cidades da região Norte de Minas Gerais. Ficou evidente a precariedade das escolas localizadas no campo, assim como a dificuldade de acesso e a rotatividade de professores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1641 10.18066/revistaunivap.v22i40.1641 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1641 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.1641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1641/1268 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 816 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 816 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042290421661696 |