DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt Priebe, Miriam Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alencar, Flávia Marques, Silva, Vania Guedes, Lopes, Juciara Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1641
Resumo: O objetivo da pesquisa se constituiu em analisar as trajetórias de professores de escolas rurais, e, a partir de suas experiências vividas, identificar quais problemas e desafios enfrentados, e quais as possibilidades de mudanças. Justifica-se essa pesquisa pela necessidade de demonstrar o quadro atual das escolas localizadas no campo, bem como apresentar perspectivas de mudanças, sinalizadas a partir dos movimentos sociais do campo, que reivindicam outro tipo de escola e de educação. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com a aplicação de questionários abertos a quatro professores que possuem experiência de trabalho em escolas localizadas na zona rural, em cidades da região Norte de Minas Gerais. Ficou evidente a precariedade das escolas localizadas no campo, assim como a dificuldade de acesso e a rotatividade de professores. 
id UNIVAP-1_7dc6f10e085ae05b7d64707c63d2b48e
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1641
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAISEducação do Campo. Escolas rurais. Professores das escolas do campo.Educação do CampoO objetivo da pesquisa se constituiu em analisar as trajetórias de professores de escolas rurais, e, a partir de suas experiências vividas, identificar quais problemas e desafios enfrentados, e quais as possibilidades de mudanças. Justifica-se essa pesquisa pela necessidade de demonstrar o quadro atual das escolas localizadas no campo, bem como apresentar perspectivas de mudanças, sinalizadas a partir dos movimentos sociais do campo, que reivindicam outro tipo de escola e de educação. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com a aplicação de questionários abertos a quatro professores que possuem experiência de trabalho em escolas localizadas na zona rural, em cidades da região Norte de Minas Gerais. Ficou evidente a precariedade das escolas localizadas no campo, assim como a dificuldade de acesso e a rotatividade de professores. IBICT2017-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativoapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/164110.18066/revistaunivap.v22i40.1641Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 816Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 8162237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1641/1268Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchmidt Priebe, Miriam CristinaAlencar, Flávia MarquesSilva, Vania GuedesLopes, Juciara Oliveira2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1641Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAIS
title DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAIS
spellingShingle DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAIS
Schmidt Priebe, Miriam Cristina
Educação do Campo. Escolas rurais. Professores das escolas do campo.
Educação do Campo
title_short DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAIS
title_full DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAIS
title_fullStr DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAIS
title_full_unstemmed DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAIS
title_sort DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAIS
author Schmidt Priebe, Miriam Cristina
author_facet Schmidt Priebe, Miriam Cristina
Alencar, Flávia Marques
Silva, Vania Guedes
Lopes, Juciara Oliveira
author_role author
author2 Alencar, Flávia Marques
Silva, Vania Guedes
Lopes, Juciara Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt Priebe, Miriam Cristina
Alencar, Flávia Marques
Silva, Vania Guedes
Lopes, Juciara Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo. Escolas rurais. Professores das escolas do campo.
Educação do Campo
topic Educação do Campo. Escolas rurais. Professores das escolas do campo.
Educação do Campo
description O objetivo da pesquisa se constituiu em analisar as trajetórias de professores de escolas rurais, e, a partir de suas experiências vividas, identificar quais problemas e desafios enfrentados, e quais as possibilidades de mudanças. Justifica-se essa pesquisa pela necessidade de demonstrar o quadro atual das escolas localizadas no campo, bem como apresentar perspectivas de mudanças, sinalizadas a partir dos movimentos sociais do campo, que reivindicam outro tipo de escola e de educação. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com a aplicação de questionários abertos a quatro professores que possuem experiência de trabalho em escolas localizadas na zona rural, em cidades da região Norte de Minas Gerais. Ficou evidente a precariedade das escolas localizadas no campo, assim como a dificuldade de acesso e a rotatividade de professores. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1641
10.18066/revistaunivap.v22i40.1641
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1641
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.1641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1641/1268
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 816
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 816
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042290421661696