CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/846 |
Resumo: | Esta pesquisa discute a respeito da concepção que alunos do Ensino Fundamental têm sobre pontuação. Justifica-se este estudo pela escassez de trabalhos que explorem a temática. Como embasamento teórico, nos ancoramos nas contribuições da Análise Dialógica do Discurso, elegendo o conceito de enunciado concreto como categoria de análise. Da perspectiva metodológica, foi apresentada uma pergunta de pesquisa aos alunos de um 3º ano de uma escola pública paulista. Em nossas considerações, a visão que os educandos possuem a respeito desse conteúdo no primeiro contato de alfabetização é intrinsecamente ligado aquilo que os professores comentam por meio de atividades didáticas. |
id |
UNIVAP-1_898b946c77ed9f204555d2dd4417d432 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/846 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAISSinais de pontuaçãoConcepçõesAnálise dialógica do discursoSinais de PontuaçãoEsta pesquisa discute a respeito da concepção que alunos do Ensino Fundamental têm sobre pontuação. Justifica-se este estudo pela escassez de trabalhos que explorem a temática. Como embasamento teórico, nos ancoramos nas contribuições da Análise Dialógica do Discurso, elegendo o conceito de enunciado concreto como categoria de análise. Da perspectiva metodológica, foi apresentada uma pergunta de pesquisa aos alunos de um 3º ano de uma escola pública paulista. Em nossas considerações, a visão que os educandos possuem a respeito desse conteúdo no primeiro contato de alfabetização é intrinsecamente ligado aquilo que os professores comentam por meio de atividades didáticas.IBICT2017-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/84610.18066/revistaunivap.v22i40.846Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 350Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 3502237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/846/725Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andersonde Sousa, Raimunda Francisca2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/846Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS |
title |
CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS Silva, Anderson Sinais de pontuação Concepções Análise dialógica do discurso Sinais de Pontuação |
title_short |
CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS |
title_full |
CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS |
title_sort |
CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS |
author |
Silva, Anderson |
author_facet |
Silva, Anderson de Sousa, Raimunda Francisca |
author_role |
author |
author2 |
de Sousa, Raimunda Francisca |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Anderson de Sousa, Raimunda Francisca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sinais de pontuação Concepções Análise dialógica do discurso Sinais de Pontuação |
topic |
Sinais de pontuação Concepções Análise dialógica do discurso Sinais de Pontuação |
description |
Esta pesquisa discute a respeito da concepção que alunos do Ensino Fundamental têm sobre pontuação. Justifica-se este estudo pela escassez de trabalhos que explorem a temática. Como embasamento teórico, nos ancoramos nas contribuições da Análise Dialógica do Discurso, elegendo o conceito de enunciado concreto como categoria de análise. Da perspectiva metodológica, foi apresentada uma pergunta de pesquisa aos alunos de um 3º ano de uma escola pública paulista. Em nossas considerações, a visão que os educandos possuem a respeito desse conteúdo no primeiro contato de alfabetização é intrinsecamente ligado aquilo que os professores comentam por meio de atividades didáticas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/846 10.18066/revistaunivap.v22i40.846 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/846 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/846/725 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 350 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 350 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042287096627200 |