CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anderson
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Sousa, Raimunda Francisca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/846
Resumo: Esta pesquisa discute a respeito da concepção que alunos do Ensino Fundamental têm sobre pontuação. Justifica-se este estudo pela escassez de trabalhos que explorem a temática. Como embasamento teórico, nos ancoramos nas contribuições da Análise Dialógica do Discurso, elegendo o conceito de enunciado concreto como categoria de análise. Da perspectiva metodológica, foi apresentada uma pergunta de pesquisa aos alunos de um 3º ano de uma escola pública paulista. Em nossas considerações, a visão que os educandos possuem a respeito desse conteúdo no primeiro contato de alfabetização é intrinsecamente ligado aquilo que os professores comentam por meio de atividades didáticas.
id UNIVAP-1_898b946c77ed9f204555d2dd4417d432
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/846
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAISSinais de pontuaçãoConcepçõesAnálise dialógica do discursoSinais de PontuaçãoEsta pesquisa discute a respeito da concepção que alunos do Ensino Fundamental têm sobre pontuação. Justifica-se este estudo pela escassez de trabalhos que explorem a temática. Como embasamento teórico, nos ancoramos nas contribuições da Análise Dialógica do Discurso, elegendo o conceito de enunciado concreto como categoria de análise. Da perspectiva metodológica, foi apresentada uma pergunta de pesquisa aos alunos de um 3º ano de uma escola pública paulista. Em nossas considerações, a visão que os educandos possuem a respeito desse conteúdo no primeiro contato de alfabetização é intrinsecamente ligado aquilo que os professores comentam por meio de atividades didáticas.IBICT2017-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/84610.18066/revistaunivap.v22i40.846Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 350Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 3502237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/846/725Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andersonde Sousa, Raimunda Francisca2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/846Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
title CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
spellingShingle CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
Silva, Anderson
Sinais de pontuação
Concepções
Análise dialógica do discurso
Sinais de Pontuação
title_short CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
title_full CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
title_fullStr CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
title_sort CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
author Silva, Anderson
author_facet Silva, Anderson
de Sousa, Raimunda Francisca
author_role author
author2 de Sousa, Raimunda Francisca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anderson
de Sousa, Raimunda Francisca
dc.subject.por.fl_str_mv Sinais de pontuação
Concepções
Análise dialógica do discurso
Sinais de Pontuação
topic Sinais de pontuação
Concepções
Análise dialógica do discurso
Sinais de Pontuação
description Esta pesquisa discute a respeito da concepção que alunos do Ensino Fundamental têm sobre pontuação. Justifica-se este estudo pela escassez de trabalhos que explorem a temática. Como embasamento teórico, nos ancoramos nas contribuições da Análise Dialógica do Discurso, elegendo o conceito de enunciado concreto como categoria de análise. Da perspectiva metodológica, foi apresentada uma pergunta de pesquisa aos alunos de um 3º ano de uma escola pública paulista. Em nossas considerações, a visão que os educandos possuem a respeito desse conteúdo no primeiro contato de alfabetização é intrinsecamente ligado aquilo que os professores comentam por meio de atividades didáticas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/846
10.18066/revistaunivap.v22i40.846
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/846
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/846/725
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 350
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 350
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042287096627200