ESTUDO DA ESTABILIDADE DE TALUDES RODOVIÁRIOS DA BR-393
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1106 |
Resumo: | A geotecnia tem sido essencial para o avanço da expansão territorial, acessos rodoviários e ferroviários, portos e estruturas profundas como túneis e exploração de minérios. Sua influência e análise tem apresentado bons resultados no aprimoramento de obras mais seguras. O desenvolvimento de estudos e métodos em estabilidade permitem avaliar a resistência de taludes, culminando em uma melhor solução às rupturas causadas pelos fatores da natureza (chuvas orográficas, ciclônicas e convectivas). O avanço tecnológico e a implantação de ferramentas digitais, como o SLOPE/W da GEO-SLOPE, potencializaram os métodos de análise de estabilidade de taludes e os tornou rápidos e eficientes. Com isto, identificado o fator de segurança, com o apoio do software, referente a um talude rodoviário na BR-393, pôde-se determinar o fator de segurança associado e indicar o tipo de contenção que melhor se adaptasse, com rapidez e eficácia, minimizando os riscos de taludes rodoviários. |
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ESTUDO DA ESTABILIDADE DE TALUDES RODOVIÁRIOS DA BR-393Estabilidade. Talude. Ruptura. Análise. SegurançaEstabelidade de Taludes Rodoviários da BR-393A geotecnia tem sido essencial para o avanço da expansão territorial, acessos rodoviários e ferroviários, portos e estruturas profundas como túneis e exploração de minérios. Sua influência e análise tem apresentado bons resultados no aprimoramento de obras mais seguras. O desenvolvimento de estudos e métodos em estabilidade permitem avaliar a resistência de taludes, culminando em uma melhor solução às rupturas causadas pelos fatores da natureza (chuvas orográficas, ciclônicas e convectivas). O avanço tecnológico e a implantação de ferramentas digitais, como o SLOPE/W da GEO-SLOPE, potencializaram os métodos de análise de estabilidade de taludes e os tornou rápidos e eficientes. Com isto, identificado o fator de segurança, com o apoio do software, referente a um talude rodoviário na BR-393, pôde-se determinar o fator de segurança associado e indicar o tipo de contenção que melhor se adaptasse, com rapidez e eficácia, minimizando os riscos de taludes rodoviários.IBICT2017-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de Caso.application/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/110610.18066/revistaunivap.v22i40.1106Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 505Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 5052237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1106/900Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro de Lima, José BranhamVicente, Isabelle de Meloda Silva, Júlio César2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1106Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
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