PROPOSTA LÚDICA PARA ENSINO DO CONTEÚDO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS QUE AFETAM O HOMEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domiciano Santos, Marcos Vinícios
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Marcolino, Liliam Martins, Morais, Flávia Villaça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/888
Resumo: Os materiais lúdicos, incluindo jogos, são ferramentas importantes para construção do processo de ensino-aprendizagem, pois essa interação cativa o aluno, criando assim laços cognitivos e afetivos. O aprender-brincando é um método valioso e muito estudado, pois de uma maneira mais atraente o aluno tem capacidade de unir o brincar, com o fixar dos conceitos “científicos” abordados. Como os Parâmetros Curriculares Nacionais mencionam, é de extrema importância que a escola passe conceitos relacionados à saúde, pois o aluno tem a capacidade de ser o agente disseminador desse conhecimento para sua comunidade. Nesse contexto, o prezado trabalho tem por finalidade criar um material lúdico (jogo), que auxilia o professor no conteúdo, sobre as doenças infecciosas e parasitárias que afetam o homem. Assim o jogo de tabuleiro foi criado, com base em jogos conhecidos e de fácil manipulação, considerando a literatura sobre jogos didáticos e material específico das doenças. Podemos então concluir que o tema das doenças infecciosas e parasitárias, é de grande relevância para o aluno, e pode ser aprendido através da brincadeira entre colegas e professor.
id UNIVAP-1_dff3533e8b8cd396a8c29f55c87497cf
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/888
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling PROPOSTA LÚDICA PARA ENSINO DO CONTEÚDO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS QUE AFETAM O HOMEMEnsino-aprendizagemaprender-brincandomaterial lúdicosaúde.jogo didáticoOs materiais lúdicos, incluindo jogos, são ferramentas importantes para construção do processo de ensino-aprendizagem, pois essa interação cativa o aluno, criando assim laços cognitivos e afetivos. O aprender-brincando é um método valioso e muito estudado, pois de uma maneira mais atraente o aluno tem capacidade de unir o brincar, com o fixar dos conceitos “científicos” abordados. Como os Parâmetros Curriculares Nacionais mencionam, é de extrema importância que a escola passe conceitos relacionados à saúde, pois o aluno tem a capacidade de ser o agente disseminador desse conhecimento para sua comunidade. Nesse contexto, o prezado trabalho tem por finalidade criar um material lúdico (jogo), que auxilia o professor no conteúdo, sobre as doenças infecciosas e parasitárias que afetam o homem. Assim o jogo de tabuleiro foi criado, com base em jogos conhecidos e de fácil manipulação, considerando a literatura sobre jogos didáticos e material específico das doenças. Podemos então concluir que o tema das doenças infecciosas e parasitárias, é de grande relevância para o aluno, e pode ser aprendido através da brincadeira entre colegas e professor.IBICT2017-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/88810.18066/revistaunivap.v22i40.888Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 381Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 3812237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/888/761Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomiciano Santos, Marcos ViníciosMarcolino, Liliam MartinsMorais, Flávia Villaça2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/888Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSTA LÚDICA PARA ENSINO DO CONTEÚDO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS QUE AFETAM O HOMEM
title PROPOSTA LÚDICA PARA ENSINO DO CONTEÚDO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS QUE AFETAM O HOMEM
spellingShingle PROPOSTA LÚDICA PARA ENSINO DO CONTEÚDO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS QUE AFETAM O HOMEM
Domiciano Santos, Marcos Vinícios
Ensino-aprendizagem
aprender-brincando
material lúdico
saúde.
jogo didático
title_short PROPOSTA LÚDICA PARA ENSINO DO CONTEÚDO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS QUE AFETAM O HOMEM
title_full PROPOSTA LÚDICA PARA ENSINO DO CONTEÚDO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS QUE AFETAM O HOMEM
title_fullStr PROPOSTA LÚDICA PARA ENSINO DO CONTEÚDO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS QUE AFETAM O HOMEM
title_full_unstemmed PROPOSTA LÚDICA PARA ENSINO DO CONTEÚDO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS QUE AFETAM O HOMEM
title_sort PROPOSTA LÚDICA PARA ENSINO DO CONTEÚDO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS QUE AFETAM O HOMEM
author Domiciano Santos, Marcos Vinícios
author_facet Domiciano Santos, Marcos Vinícios
Marcolino, Liliam Martins
Morais, Flávia Villaça
author_role author
author2 Marcolino, Liliam Martins
Morais, Flávia Villaça
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domiciano Santos, Marcos Vinícios
Marcolino, Liliam Martins
Morais, Flávia Villaça
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
aprender-brincando
material lúdico
saúde.
jogo didático
topic Ensino-aprendizagem
aprender-brincando
material lúdico
saúde.
jogo didático
description Os materiais lúdicos, incluindo jogos, são ferramentas importantes para construção do processo de ensino-aprendizagem, pois essa interação cativa o aluno, criando assim laços cognitivos e afetivos. O aprender-brincando é um método valioso e muito estudado, pois de uma maneira mais atraente o aluno tem capacidade de unir o brincar, com o fixar dos conceitos “científicos” abordados. Como os Parâmetros Curriculares Nacionais mencionam, é de extrema importância que a escola passe conceitos relacionados à saúde, pois o aluno tem a capacidade de ser o agente disseminador desse conhecimento para sua comunidade. Nesse contexto, o prezado trabalho tem por finalidade criar um material lúdico (jogo), que auxilia o professor no conteúdo, sobre as doenças infecciosas e parasitárias que afetam o homem. Assim o jogo de tabuleiro foi criado, com base em jogos conhecidos e de fácil manipulação, considerando a literatura sobre jogos didáticos e material específico das doenças. Podemos então concluir que o tema das doenças infecciosas e parasitárias, é de grande relevância para o aluno, e pode ser aprendido através da brincadeira entre colegas e professor.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/888
10.18066/revistaunivap.v22i40.888
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/888
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/888/761
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 381
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 381
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042287160590336