PROPOSTA LÚDICA PARA ENSINO DO CONTEÚDO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS QUE AFETAM O HOMEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/888 |
Resumo: | Os materiais lúdicos, incluindo jogos, são ferramentas importantes para construção do processo de ensino-aprendizagem, pois essa interação cativa o aluno, criando assim laços cognitivos e afetivos. O aprender-brincando é um método valioso e muito estudado, pois de uma maneira mais atraente o aluno tem capacidade de unir o brincar, com o fixar dos conceitos “científicos” abordados. Como os Parâmetros Curriculares Nacionais mencionam, é de extrema importância que a escola passe conceitos relacionados à saúde, pois o aluno tem a capacidade de ser o agente disseminador desse conhecimento para sua comunidade. Nesse contexto, o prezado trabalho tem por finalidade criar um material lúdico (jogo), que auxilia o professor no conteúdo, sobre as doenças infecciosas e parasitárias que afetam o homem. Assim o jogo de tabuleiro foi criado, com base em jogos conhecidos e de fácil manipulação, considerando a literatura sobre jogos didáticos e material específico das doenças. Podemos então concluir que o tema das doenças infecciosas e parasitárias, é de grande relevância para o aluno, e pode ser aprendido através da brincadeira entre colegas e professor. |
id |
UNIVAP-1_dff3533e8b8cd396a8c29f55c87497cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/888 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROPOSTA LÚDICA PARA ENSINO DO CONTEÚDO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS QUE AFETAM O HOMEMEnsino-aprendizagemaprender-brincandomaterial lúdicosaúde.jogo didáticoOs materiais lúdicos, incluindo jogos, são ferramentas importantes para construção do processo de ensino-aprendizagem, pois essa interação cativa o aluno, criando assim laços cognitivos e afetivos. O aprender-brincando é um método valioso e muito estudado, pois de uma maneira mais atraente o aluno tem capacidade de unir o brincar, com o fixar dos conceitos “científicos” abordados. Como os Parâmetros Curriculares Nacionais mencionam, é de extrema importância que a escola passe conceitos relacionados à saúde, pois o aluno tem a capacidade de ser o agente disseminador desse conhecimento para sua comunidade. Nesse contexto, o prezado trabalho tem por finalidade criar um material lúdico (jogo), que auxilia o professor no conteúdo, sobre as doenças infecciosas e parasitárias que afetam o homem. Assim o jogo de tabuleiro foi criado, com base em jogos conhecidos e de fácil manipulação, considerando a literatura sobre jogos didáticos e material específico das doenças. Podemos então concluir que o tema das doenças infecciosas e parasitárias, é de grande relevância para o aluno, e pode ser aprendido através da brincadeira entre colegas e professor.IBICT2017-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/88810.18066/revistaunivap.v22i40.888Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 381Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 3812237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/888/761Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomiciano Santos, Marcos ViníciosMarcolino, Liliam MartinsMorais, Flávia Villaça2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/888Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROPOSTA LÚDICA PARA ENSINO DO CONTEÚDO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS QUE AFETAM O HOMEM |
title |
PROPOSTA LÚDICA PARA ENSINO DO CONTEÚDO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS QUE AFETAM O HOMEM |
spellingShingle |
PROPOSTA LÚDICA PARA ENSINO DO CONTEÚDO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS QUE AFETAM O HOMEM Domiciano Santos, Marcos Vinícios Ensino-aprendizagem aprender-brincando material lúdico saúde. jogo didático |
title_short |
PROPOSTA LÚDICA PARA ENSINO DO CONTEÚDO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS QUE AFETAM O HOMEM |
title_full |
PROPOSTA LÚDICA PARA ENSINO DO CONTEÚDO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS QUE AFETAM O HOMEM |
title_fullStr |
PROPOSTA LÚDICA PARA ENSINO DO CONTEÚDO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS QUE AFETAM O HOMEM |
title_full_unstemmed |
PROPOSTA LÚDICA PARA ENSINO DO CONTEÚDO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS QUE AFETAM O HOMEM |
title_sort |
PROPOSTA LÚDICA PARA ENSINO DO CONTEÚDO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS QUE AFETAM O HOMEM |
author |
Domiciano Santos, Marcos Vinícios |
author_facet |
Domiciano Santos, Marcos Vinícios Marcolino, Liliam Martins Morais, Flávia Villaça |
author_role |
author |
author2 |
Marcolino, Liliam Martins Morais, Flávia Villaça |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domiciano Santos, Marcos Vinícios Marcolino, Liliam Martins Morais, Flávia Villaça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem aprender-brincando material lúdico saúde. jogo didático |
topic |
Ensino-aprendizagem aprender-brincando material lúdico saúde. jogo didático |
description |
Os materiais lúdicos, incluindo jogos, são ferramentas importantes para construção do processo de ensino-aprendizagem, pois essa interação cativa o aluno, criando assim laços cognitivos e afetivos. O aprender-brincando é um método valioso e muito estudado, pois de uma maneira mais atraente o aluno tem capacidade de unir o brincar, com o fixar dos conceitos “científicos” abordados. Como os Parâmetros Curriculares Nacionais mencionam, é de extrema importância que a escola passe conceitos relacionados à saúde, pois o aluno tem a capacidade de ser o agente disseminador desse conhecimento para sua comunidade. Nesse contexto, o prezado trabalho tem por finalidade criar um material lúdico (jogo), que auxilia o professor no conteúdo, sobre as doenças infecciosas e parasitárias que afetam o homem. Assim o jogo de tabuleiro foi criado, com base em jogos conhecidos e de fácil manipulação, considerando a literatura sobre jogos didáticos e material específico das doenças. Podemos então concluir que o tema das doenças infecciosas e parasitárias, é de grande relevância para o aluno, e pode ser aprendido através da brincadeira entre colegas e professor. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/888 10.18066/revistaunivap.v22i40.888 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/888 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/888/761 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 381 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 381 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042287160590336 |