DISCUTINDO SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR NOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felix de Sousa, Francisco Jucivanio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Guerreiro, Solano da Silva, Almeida, Delano Carneiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2042
Resumo: Este trabalho nos dá a visão de uma experiência de ensino, ocorrida em um curso de extensão institucionalizado na Faculdade Princesa do Oeste-FPO, Crateús-CE, que teve como temática a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), ocorrido remotamente e, desenvolvido por meio do uso das ferramentas do Google G-Suite, bem como por meio do Meet. Este teve por objetivo, o de utilizar estratégias de ensino e, ferramentas virtuais que possibilitassem o desenvolvimento das atividades propostas, para tanto, utilizou-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA, Google Classroom, de forma a possibilitar a participação e a aprendizagem dos envolvidos no curso de extensão acerca das questões referentes à alfabetização, ao letramento, à alfabetização e ao letramento científico. Nesse sentido, para o desenvolvimento das estratégias de ensino, bem como para a realização das atividades de forma síncrona e assíncrona houve o suporte dos mesmos em ferramentas onlines, como: Google Meet; Google Classrrom, bem como o uso de fóruns no AVA; Vídeos do Youtube; Padlet; Google Forms, etc.  Como um dos resultados, foram registrados 20 alunos no curso de extensão proposto acerca da alfabetização e do letramento Científico, destes, 15 participantes finalizaram o curso de forma satisfatória. Percebemos que os alunos não compreendiam o conceito de ACT e sua importância, além disso, perceberam que esses conhecimentos podem ajudá-los em suas profissões, bem como a tomada de consciência dos seus direitos e deveres como cidadãos.
id UNIVASF-1_052c40d054e4782442f578a96c61e1bd
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2042
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling DISCUTINDO SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR NOS SERTÕES DE CRATEÚS-CEAlfabetização Científica e Tecnológica-ACT.Ensino Remoto.Ferramentas Online.Este trabalho nos dá a visão de uma experiência de ensino, ocorrida em um curso de extensão institucionalizado na Faculdade Princesa do Oeste-FPO, Crateús-CE, que teve como temática a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), ocorrido remotamente e, desenvolvido por meio do uso das ferramentas do Google G-Suite, bem como por meio do Meet. Este teve por objetivo, o de utilizar estratégias de ensino e, ferramentas virtuais que possibilitassem o desenvolvimento das atividades propostas, para tanto, utilizou-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA, Google Classroom, de forma a possibilitar a participação e a aprendizagem dos envolvidos no curso de extensão acerca das questões referentes à alfabetização, ao letramento, à alfabetização e ao letramento científico. Nesse sentido, para o desenvolvimento das estratégias de ensino, bem como para a realização das atividades de forma síncrona e assíncrona houve o suporte dos mesmos em ferramentas onlines, como: Google Meet; Google Classrrom, bem como o uso de fóruns no AVA; Vídeos do Youtube; Padlet; Google Forms, etc.  Como um dos resultados, foram registrados 20 alunos no curso de extensão proposto acerca da alfabetização e do letramento Científico, destes, 15 participantes finalizaram o curso de forma satisfatória. Percebemos que os alunos não compreendiam o conceito de ACT e sua importância, além disso, perceberam que esses conhecimentos podem ajudá-los em suas profissões, bem como a tomada de consciência dos seus direitos e deveres como cidadãos.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2042Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 30 (2023): Edição Regular; 274-2912177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2042/1674https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2042/1431Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFelix de Sousa, Francisco JucivanioGuerreiro, Solano da Silva Almeida, Delano Carneiro de2024-01-16T15:02:19Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2042Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-16T15:02:19Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCUTINDO SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR NOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE
title DISCUTINDO SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR NOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE
spellingShingle DISCUTINDO SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR NOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE
Felix de Sousa, Francisco Jucivanio
Alfabetização Científica e Tecnológica-ACT.
Ensino Remoto.
Ferramentas Online.
title_short DISCUTINDO SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR NOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE
title_full DISCUTINDO SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR NOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE
title_fullStr DISCUTINDO SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR NOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE
title_full_unstemmed DISCUTINDO SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR NOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE
title_sort DISCUTINDO SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR NOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE
author Felix de Sousa, Francisco Jucivanio
author_facet Felix de Sousa, Francisco Jucivanio
Guerreiro, Solano da Silva
Almeida, Delano Carneiro de
author_role author
author2 Guerreiro, Solano da Silva
Almeida, Delano Carneiro de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felix de Sousa, Francisco Jucivanio
Guerreiro, Solano da Silva
Almeida, Delano Carneiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização Científica e Tecnológica-ACT.
Ensino Remoto.
Ferramentas Online.
topic Alfabetização Científica e Tecnológica-ACT.
Ensino Remoto.
Ferramentas Online.
description Este trabalho nos dá a visão de uma experiência de ensino, ocorrida em um curso de extensão institucionalizado na Faculdade Princesa do Oeste-FPO, Crateús-CE, que teve como temática a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), ocorrido remotamente e, desenvolvido por meio do uso das ferramentas do Google G-Suite, bem como por meio do Meet. Este teve por objetivo, o de utilizar estratégias de ensino e, ferramentas virtuais que possibilitassem o desenvolvimento das atividades propostas, para tanto, utilizou-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA, Google Classroom, de forma a possibilitar a participação e a aprendizagem dos envolvidos no curso de extensão acerca das questões referentes à alfabetização, ao letramento, à alfabetização e ao letramento científico. Nesse sentido, para o desenvolvimento das estratégias de ensino, bem como para a realização das atividades de forma síncrona e assíncrona houve o suporte dos mesmos em ferramentas onlines, como: Google Meet; Google Classrrom, bem como o uso de fóruns no AVA; Vídeos do Youtube; Padlet; Google Forms, etc.  Como um dos resultados, foram registrados 20 alunos no curso de extensão proposto acerca da alfabetização e do letramento Científico, destes, 15 participantes finalizaram o curso de forma satisfatória. Percebemos que os alunos não compreendiam o conceito de ACT e sua importância, além disso, perceberam que esses conhecimentos podem ajudá-los em suas profissões, bem como a tomada de consciência dos seus direitos e deveres como cidadãos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2042
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2042/1674
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2042/1431
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 30 (2023): Edição Regular; 274-291
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486950453248