OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO DA SOCIEDADE MODERNA BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Wilma Almeida da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gradela, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/8
Resumo: Na fronteira dos tempos modernos, a Educação dos professores deve ser inspecionada, atualizada para ganhar ritmo e não se distanciar da sucessão de mudanças provocadas pela globalização. Gerenciar conflitos, superar barreiras provocadas pelas evoluções sociais – que dificultam o ensino-aprendizagem –  são uns dos desafios. Para superá-los, o professor necessita de subsídios para fazer a diferença nesse espaço, onde os avanços tecnológicos e as influências da mídia transformam comportamentos e determinam que os velhos paradigmas que permeiam a inter-relação entre a Geração X (professor) e a Geração Alfa (aluno) sejam reavaliados. Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo principal analisar a prática docente, fazendo assim uma reflexão acerca da mesma, tendo a consciência de que a educação dada na escola precisa estar preocupada com a formação do cidadão, e que para isso deve ser reformulada constatemente afim de que caminhe junto com a modernidade. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico. Ao final, pode-se concluir que o professor é peça fundamental na formação de consciências críticas e participativas, no entanto é necessária a busca por constantes atualizações, visto que a modernidade oferece muitos atrativos que podem, facilmente, se não forem utilizados em benefício da educação, tirar o foco da aprendizagem.
id UNIVASF-1_35374515a03cc11eaabf49e4c369a9ee
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/8
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO DA SOCIEDADE MODERNA BRASILEIRADesafioProfessorModernidadeAprendizagemNa fronteira dos tempos modernos, a Educação dos professores deve ser inspecionada, atualizada para ganhar ritmo e não se distanciar da sucessão de mudanças provocadas pela globalização. Gerenciar conflitos, superar barreiras provocadas pelas evoluções sociais – que dificultam o ensino-aprendizagem –  são uns dos desafios. Para superá-los, o professor necessita de subsídios para fazer a diferença nesse espaço, onde os avanços tecnológicos e as influências da mídia transformam comportamentos e determinam que os velhos paradigmas que permeiam a inter-relação entre a Geração X (professor) e a Geração Alfa (aluno) sejam reavaliados. Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo principal analisar a prática docente, fazendo assim uma reflexão acerca da mesma, tendo a consciência de que a educação dada na escola precisa estar preocupada com a formação do cidadão, e que para isso deve ser reformulada constatemente afim de que caminhe junto com a modernidade. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico. Ao final, pode-se concluir que o professor é peça fundamental na formação de consciências críticas e participativas, no entanto é necessária a busca por constantes atualizações, visto que a modernidade oferece muitos atrativos que podem, facilmente, se não forem utilizados em benefício da educação, tirar o foco da aprendizagem.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/8Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 13 (2017)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/8/5Alencar, Wilma Almeida da SilvaGradela, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:14:58Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/8Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:14:58Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO DA SOCIEDADE MODERNA BRASILEIRA
title OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO DA SOCIEDADE MODERNA BRASILEIRA
spellingShingle OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO DA SOCIEDADE MODERNA BRASILEIRA
Alencar, Wilma Almeida da Silva
Desafio
Professor
Modernidade
Aprendizagem
title_short OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO DA SOCIEDADE MODERNA BRASILEIRA
title_full OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO DA SOCIEDADE MODERNA BRASILEIRA
title_fullStr OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO DA SOCIEDADE MODERNA BRASILEIRA
title_full_unstemmed OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO DA SOCIEDADE MODERNA BRASILEIRA
title_sort OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO DA SOCIEDADE MODERNA BRASILEIRA
author Alencar, Wilma Almeida da Silva
author_facet Alencar, Wilma Almeida da Silva
Gradela, Adriana
author_role author
author2 Gradela, Adriana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Wilma Almeida da Silva
Gradela, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Desafio
Professor
Modernidade
Aprendizagem
topic Desafio
Professor
Modernidade
Aprendizagem
description Na fronteira dos tempos modernos, a Educação dos professores deve ser inspecionada, atualizada para ganhar ritmo e não se distanciar da sucessão de mudanças provocadas pela globalização. Gerenciar conflitos, superar barreiras provocadas pelas evoluções sociais – que dificultam o ensino-aprendizagem –  são uns dos desafios. Para superá-los, o professor necessita de subsídios para fazer a diferença nesse espaço, onde os avanços tecnológicos e as influências da mídia transformam comportamentos e determinam que os velhos paradigmas que permeiam a inter-relação entre a Geração X (professor) e a Geração Alfa (aluno) sejam reavaliados. Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo principal analisar a prática docente, fazendo assim uma reflexão acerca da mesma, tendo a consciência de que a educação dada na escola precisa estar preocupada com a formação do cidadão, e que para isso deve ser reformulada constatemente afim de que caminhe junto com a modernidade. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico. Ao final, pode-se concluir que o professor é peça fundamental na formação de consciências críticas e participativas, no entanto é necessária a busca por constantes atualizações, visto que a modernidade oferece muitos atrativos que podem, facilmente, se não forem utilizados em benefício da educação, tirar o foco da aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/8
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/8/5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 13 (2017)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220487477886976