AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Centa, Fernanda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Krüger, Kelen, Much, Liane, Leal, Priscila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/956
Resumo: O presente estudo objetivou verificar a importância da Abordagem Temática nas aulas da Educação de Jovens e Adultos.na disciplina de Língua Portuguesa com alunos do primeiro ano da etapa do Ensino Médio. Este foi realizado através da aplicação de um módulo didático em uma Escola Estadual pertencente a região de Santana do Livramento – RS. O tema trabalhado foi “Vivências nas Redes Sociais”. A metodologia e organização do módulo didático foi constituído através dos Três Momentos Pedagógicos.  Este trabalho, também, visa demonstrar um ensino crítico, não baseado apenas em conceitos. Como resultados obtidos, pode-se concluir que, o trabalho com a Abordagem Temática, desperta nos educandos uma visão critica da sua realidade, e ainda, o uso da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos leva o aluno a tornar-se sujeito ativo na sua aprendizagem.
id UNIVASF-1_4cf6c392867ebda7b337097d1304c274
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/956
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSAbordagem TemáticaEducação de Jovens e AdultosPedagogiaO presente estudo objetivou verificar a importância da Abordagem Temática nas aulas da Educação de Jovens e Adultos.na disciplina de Língua Portuguesa com alunos do primeiro ano da etapa do Ensino Médio. Este foi realizado através da aplicação de um módulo didático em uma Escola Estadual pertencente a região de Santana do Livramento – RS. O tema trabalhado foi “Vivências nas Redes Sociais”. A metodologia e organização do módulo didático foi constituído através dos Três Momentos Pedagógicos.  Este trabalho, também, visa demonstrar um ensino crítico, não baseado apenas em conceitos. Como resultados obtidos, pode-se concluir que, o trabalho com a Abordagem Temática, desperta nos educandos uma visão critica da sua realidade, e ainda, o uso da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos leva o aluno a tornar-se sujeito ativo na sua aprendizagem.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/956Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 382-3962177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/956/803Centa, FernandaKrüger, Kelen Much, LianeLeal, Priscilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-12T18:04:02Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/956Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-05-12T18:04:02Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
spellingShingle AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Centa, Fernanda
Abordagem Temática
Educação de Jovens e Adultos
Pedagogia
title_short AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_fullStr AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full_unstemmed AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_sort AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
author Centa, Fernanda
author_facet Centa, Fernanda
Krüger, Kelen
Much, Liane
Leal, Priscila
author_role author
author2 Krüger, Kelen
Much, Liane
Leal, Priscila
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Centa, Fernanda
Krüger, Kelen
Much, Liane
Leal, Priscila
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem Temática
Educação de Jovens e Adultos
Pedagogia
topic Abordagem Temática
Educação de Jovens e Adultos
Pedagogia
description O presente estudo objetivou verificar a importância da Abordagem Temática nas aulas da Educação de Jovens e Adultos.na disciplina de Língua Portuguesa com alunos do primeiro ano da etapa do Ensino Médio. Este foi realizado através da aplicação de um módulo didático em uma Escola Estadual pertencente a região de Santana do Livramento – RS. O tema trabalhado foi “Vivências nas Redes Sociais”. A metodologia e organização do módulo didático foi constituído através dos Três Momentos Pedagógicos.  Este trabalho, também, visa demonstrar um ensino crítico, não baseado apenas em conceitos. Como resultados obtidos, pode-se concluir que, o trabalho com a Abordagem Temática, desperta nos educandos uma visão critica da sua realidade, e ainda, o uso da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos leva o aluno a tornar-se sujeito ativo na sua aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/956
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/956/803
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 382-396
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220488530657280