AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/956 |
Resumo: | O presente estudo objetivou verificar a importância da Abordagem Temática nas aulas da Educação de Jovens e Adultos.na disciplina de Língua Portuguesa com alunos do primeiro ano da etapa do Ensino Médio. Este foi realizado através da aplicação de um módulo didático em uma Escola Estadual pertencente a região de Santana do Livramento – RS. O tema trabalhado foi “Vivências nas Redes Sociais”. A metodologia e organização do módulo didático foi constituído através dos Três Momentos Pedagógicos. Este trabalho, também, visa demonstrar um ensino crítico, não baseado apenas em conceitos. Como resultados obtidos, pode-se concluir que, o trabalho com a Abordagem Temática, desperta nos educandos uma visão critica da sua realidade, e ainda, o uso da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos leva o aluno a tornar-se sujeito ativo na sua aprendizagem. |
id |
UNIVASF-1_4cf6c392867ebda7b337097d1304c274 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/956 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSAbordagem TemáticaEducação de Jovens e AdultosPedagogiaO presente estudo objetivou verificar a importância da Abordagem Temática nas aulas da Educação de Jovens e Adultos.na disciplina de Língua Portuguesa com alunos do primeiro ano da etapa do Ensino Médio. Este foi realizado através da aplicação de um módulo didático em uma Escola Estadual pertencente a região de Santana do Livramento – RS. O tema trabalhado foi “Vivências nas Redes Sociais”. A metodologia e organização do módulo didático foi constituído através dos Três Momentos Pedagógicos. Este trabalho, também, visa demonstrar um ensino crítico, não baseado apenas em conceitos. Como resultados obtidos, pode-se concluir que, o trabalho com a Abordagem Temática, desperta nos educandos uma visão critica da sua realidade, e ainda, o uso da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos leva o aluno a tornar-se sujeito ativo na sua aprendizagem.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/956Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 382-3962177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/956/803Centa, FernandaKrüger, Kelen Much, LianeLeal, Priscilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-12T18:04:02Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/956Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-05-12T18:04:02Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title |
AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
spellingShingle |
AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Centa, Fernanda Abordagem Temática Educação de Jovens e Adultos Pedagogia |
title_short |
AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full |
AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_fullStr |
AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full_unstemmed |
AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_sort |
AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
author |
Centa, Fernanda |
author_facet |
Centa, Fernanda Krüger, Kelen Much, Liane Leal, Priscila |
author_role |
author |
author2 |
Krüger, Kelen Much, Liane Leal, Priscila |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Centa, Fernanda Krüger, Kelen Much, Liane Leal, Priscila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem Temática Educação de Jovens e Adultos Pedagogia |
topic |
Abordagem Temática Educação de Jovens e Adultos Pedagogia |
description |
O presente estudo objetivou verificar a importância da Abordagem Temática nas aulas da Educação de Jovens e Adultos.na disciplina de Língua Portuguesa com alunos do primeiro ano da etapa do Ensino Médio. Este foi realizado através da aplicação de um módulo didático em uma Escola Estadual pertencente a região de Santana do Livramento – RS. O tema trabalhado foi “Vivências nas Redes Sociais”. A metodologia e organização do módulo didático foi constituído através dos Três Momentos Pedagógicos. Este trabalho, também, visa demonstrar um ensino crítico, não baseado apenas em conceitos. Como resultados obtidos, pode-se concluir que, o trabalho com a Abordagem Temática, desperta nos educandos uma visão critica da sua realidade, e ainda, o uso da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos leva o aluno a tornar-se sujeito ativo na sua aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/956 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/956/803 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 382-396 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488530657280 |