DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE MIGRAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosinski, Gabrielle
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Araujo Michielin, Carolina, Militz Wypyczynski Martins , Rosa Elisabete, Fraga, Amábili
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1186
Resumo: Nosso objetivo com este trabalho é apresentar uma proposta pedagógica com a temática dos refugiados e migrações no ensino de geografia por meio da história de Mersene[1], com uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos anos iniciais, quando a criança vivencia o seu primeiro contato com a escola, cabe a esta mediar o seu processo de alfabetização. Todavia, muitas vezes esse processo fica limitado ao controle de técnicas de escrita e leitura, mas a alfabetização vai muito além desta tarefa. É nessa fase que se aprende a ter uma leitura do mundo e seus elementos, bem como compreender seu papel na sociedade. Dentro das muitas possibilidades didáticas encontramos a literatura infantil, que é um pilar onde as crianças despertam para o mundo imaginário e da fantasia.   [1] Personagem principal do livro “A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa”.
id UNIVASF-1_6302aa433dd1ed3be952fa178f52f21e
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1186
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE MIGRAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL RefugiadosLiteratura infantilmigraçãoEnsino da geografiaNosso objetivo com este trabalho é apresentar uma proposta pedagógica com a temática dos refugiados e migrações no ensino de geografia por meio da história de Mersene[1], com uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos anos iniciais, quando a criança vivencia o seu primeiro contato com a escola, cabe a esta mediar o seu processo de alfabetização. Todavia, muitas vezes esse processo fica limitado ao controle de técnicas de escrita e leitura, mas a alfabetização vai muito além desta tarefa. É nessa fase que se aprende a ter uma leitura do mundo e seus elementos, bem como compreender seu papel na sociedade. Dentro das muitas possibilidades didáticas encontramos a literatura infantil, que é um pilar onde as crianças despertam para o mundo imaginário e da fantasia.   [1] Personagem principal do livro “A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa”.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1186Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 25 (2021): Edição Regular e Dossiê – Educação, Saúde e Direitos Humanos / Dossiê - O campo da História da Educacão No Brasil; 84-1002177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1186/1075Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosinski, GabrielleAraujo Michielin, Carolina Militz Wypyczynski Martins , Rosa Elisabete Fraga, Amábili 2021-11-24T14:10:31Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1186Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2021-11-24T14:10:31Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE MIGRAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL
title DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE MIGRAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL
spellingShingle DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE MIGRAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL
Rosinski, Gabrielle
Refugiados
Literatura infantil
migração
Ensino da geografia
title_short DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE MIGRAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL
title_full DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE MIGRAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL
title_fullStr DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE MIGRAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL
title_full_unstemmed DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE MIGRAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL
title_sort DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE MIGRAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL
author Rosinski, Gabrielle
author_facet Rosinski, Gabrielle
Araujo Michielin, Carolina
Militz Wypyczynski Martins , Rosa Elisabete
Fraga, Amábili
author_role author
author2 Araujo Michielin, Carolina
Militz Wypyczynski Martins , Rosa Elisabete
Fraga, Amábili
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosinski, Gabrielle
Araujo Michielin, Carolina
Militz Wypyczynski Martins , Rosa Elisabete
Fraga, Amábili
dc.subject.por.fl_str_mv Refugiados
Literatura infantil
migração
Ensino da geografia
topic Refugiados
Literatura infantil
migração
Ensino da geografia
description Nosso objetivo com este trabalho é apresentar uma proposta pedagógica com a temática dos refugiados e migrações no ensino de geografia por meio da história de Mersene[1], com uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos anos iniciais, quando a criança vivencia o seu primeiro contato com a escola, cabe a esta mediar o seu processo de alfabetização. Todavia, muitas vezes esse processo fica limitado ao controle de técnicas de escrita e leitura, mas a alfabetização vai muito além desta tarefa. É nessa fase que se aprende a ter uma leitura do mundo e seus elementos, bem como compreender seu papel na sociedade. Dentro das muitas possibilidades didáticas encontramos a literatura infantil, que é um pilar onde as crianças despertam para o mundo imaginário e da fantasia.   [1] Personagem principal do livro “A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa”.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1186
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1186/1075
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 25 (2021): Edição Regular e Dossiê – Educação, Saúde e Direitos Humanos / Dossiê - O campo da História da Educacão No Brasil; 84-100
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489035022336