DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE MIGRAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1186 |
Resumo: | Nosso objetivo com este trabalho é apresentar uma proposta pedagógica com a temática dos refugiados e migrações no ensino de geografia por meio da história de Mersene[1], com uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos anos iniciais, quando a criança vivencia o seu primeiro contato com a escola, cabe a esta mediar o seu processo de alfabetização. Todavia, muitas vezes esse processo fica limitado ao controle de técnicas de escrita e leitura, mas a alfabetização vai muito além desta tarefa. É nessa fase que se aprende a ter uma leitura do mundo e seus elementos, bem como compreender seu papel na sociedade. Dentro das muitas possibilidades didáticas encontramos a literatura infantil, que é um pilar onde as crianças despertam para o mundo imaginário e da fantasia. [1] Personagem principal do livro “A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa”. |
id |
UNIVASF-1_6302aa433dd1ed3be952fa178f52f21e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1186 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE MIGRAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL RefugiadosLiteratura infantilmigraçãoEnsino da geografiaNosso objetivo com este trabalho é apresentar uma proposta pedagógica com a temática dos refugiados e migrações no ensino de geografia por meio da história de Mersene[1], com uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos anos iniciais, quando a criança vivencia o seu primeiro contato com a escola, cabe a esta mediar o seu processo de alfabetização. Todavia, muitas vezes esse processo fica limitado ao controle de técnicas de escrita e leitura, mas a alfabetização vai muito além desta tarefa. É nessa fase que se aprende a ter uma leitura do mundo e seus elementos, bem como compreender seu papel na sociedade. Dentro das muitas possibilidades didáticas encontramos a literatura infantil, que é um pilar onde as crianças despertam para o mundo imaginário e da fantasia. [1] Personagem principal do livro “A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa”.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1186Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 25 (2021): Edição Regular e Dossiê – Educação, Saúde e Direitos Humanos / Dossiê - O campo da História da Educacão No Brasil; 84-1002177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1186/1075Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosinski, GabrielleAraujo Michielin, Carolina Militz Wypyczynski Martins , Rosa Elisabete Fraga, Amábili 2021-11-24T14:10:31Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1186Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2021-11-24T14:10:31Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE MIGRAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL |
title |
DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE MIGRAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL |
spellingShingle |
DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE MIGRAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL Rosinski, Gabrielle Refugiados Literatura infantil migração Ensino da geografia |
title_short |
DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE MIGRAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL |
title_full |
DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE MIGRAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL |
title_fullStr |
DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE MIGRAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL |
title_full_unstemmed |
DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE MIGRAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL |
title_sort |
DIALOGANDO COM AS CRIANÇAS SOBRE MIGRAÇÕES POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL |
author |
Rosinski, Gabrielle |
author_facet |
Rosinski, Gabrielle Araujo Michielin, Carolina Militz Wypyczynski Martins , Rosa Elisabete Fraga, Amábili |
author_role |
author |
author2 |
Araujo Michielin, Carolina Militz Wypyczynski Martins , Rosa Elisabete Fraga, Amábili |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosinski, Gabrielle Araujo Michielin, Carolina Militz Wypyczynski Martins , Rosa Elisabete Fraga, Amábili |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Refugiados Literatura infantil migração Ensino da geografia |
topic |
Refugiados Literatura infantil migração Ensino da geografia |
description |
Nosso objetivo com este trabalho é apresentar uma proposta pedagógica com a temática dos refugiados e migrações no ensino de geografia por meio da história de Mersene[1], com uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos anos iniciais, quando a criança vivencia o seu primeiro contato com a escola, cabe a esta mediar o seu processo de alfabetização. Todavia, muitas vezes esse processo fica limitado ao controle de técnicas de escrita e leitura, mas a alfabetização vai muito além desta tarefa. É nessa fase que se aprende a ter uma leitura do mundo e seus elementos, bem como compreender seu papel na sociedade. Dentro das muitas possibilidades didáticas encontramos a literatura infantil, que é um pilar onde as crianças despertam para o mundo imaginário e da fantasia. [1] Personagem principal do livro “A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa”. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1186 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1186/1075 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 25 (2021): Edição Regular e Dossiê – Educação, Saúde e Direitos Humanos / Dossiê - O campo da História da Educacão No Brasil; 84-100 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489035022336 |