Dificuldades no desenvolvimento cognitivo frente aos testes Piagetianos em crianças do município de Maceió (AL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Lívia Fernanda
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Coelho Junior, Leconte de Lisle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/323
Resumo: O desenvolvimento cognitivo de uma criança na faixa etária de 7 a 11 anos apresenta, como uma de suas características, a descentração conforme a psicologia genética indica. Neste artigo, apresentam-se alguns dados de uma pesquisa experimental relacionada com testes piagetianos. A coleta de dados baseou-se em testes de massa de modelar e quantidades líquidas. A amostra utilizada foi composta por 34 alunos, tanto de escolas públicas (N= 22) quanto de particulares (N= 12) do município de Maceió (AL), cuja faixa etária variou entre 7 e 9 anos de idade. A análise dos dados firma-se na psicologia do desenvolvimento cognitivo de orientação piagetiana, pela qual se buscou a confirmação das hipóteses sobre a descentração ser um processo de ampliação do conhecimento a partir de experiências psicossociais anteriores. Concluiu-se que, após a observação dos testes aplicados, o resultado não foi comprovado de acordo com o que a teoria cognitiva de Jean Piaget afirma, isto é, o reconhecimento da conservação de quantidades em massas de modelar e de substâncias líquidas, nesta faixa etária, não foi observado na amostra testada. Apesar disto, o resultado desta pesquisa não deve ser generalizado para outras amostras, haja vista as suas intrínsecas particularidades.
id UNIVASF-1_744d968361330d25fc32b6fef4a3b8f7
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/323
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling Dificuldades no desenvolvimento cognitivo frente aos testes Piagetianos em crianças do município de Maceió (AL)Desenvolvimento cognitivocriançadescentraçãoO desenvolvimento cognitivo de uma criança na faixa etária de 7 a 11 anos apresenta, como uma de suas características, a descentração conforme a psicologia genética indica. Neste artigo, apresentam-se alguns dados de uma pesquisa experimental relacionada com testes piagetianos. A coleta de dados baseou-se em testes de massa de modelar e quantidades líquidas. A amostra utilizada foi composta por 34 alunos, tanto de escolas públicas (N= 22) quanto de particulares (N= 12) do município de Maceió (AL), cuja faixa etária variou entre 7 e 9 anos de idade. A análise dos dados firma-se na psicologia do desenvolvimento cognitivo de orientação piagetiana, pela qual se buscou a confirmação das hipóteses sobre a descentração ser um processo de ampliação do conhecimento a partir de experiências psicossociais anteriores. Concluiu-se que, após a observação dos testes aplicados, o resultado não foi comprovado de acordo com o que a teoria cognitiva de Jean Piaget afirma, isto é, o reconhecimento da conservação de quantidades em massas de modelar e de substâncias líquidas, nesta faixa etária, não foi observado na amostra testada. Apesar disto, o resultado desta pesquisa não deve ser generalizado para outras amostras, haja vista as suas intrínsecas particularidades.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2012-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/323Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 3 (2012)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/323/205Vieira, Lívia FernandaCoelho Junior, Leconte de Lisleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:45:58Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/323Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:45:58Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades no desenvolvimento cognitivo frente aos testes Piagetianos em crianças do município de Maceió (AL)
title Dificuldades no desenvolvimento cognitivo frente aos testes Piagetianos em crianças do município de Maceió (AL)
spellingShingle Dificuldades no desenvolvimento cognitivo frente aos testes Piagetianos em crianças do município de Maceió (AL)
Vieira, Lívia Fernanda
Desenvolvimento cognitivo
criança
descentração
title_short Dificuldades no desenvolvimento cognitivo frente aos testes Piagetianos em crianças do município de Maceió (AL)
title_full Dificuldades no desenvolvimento cognitivo frente aos testes Piagetianos em crianças do município de Maceió (AL)
title_fullStr Dificuldades no desenvolvimento cognitivo frente aos testes Piagetianos em crianças do município de Maceió (AL)
title_full_unstemmed Dificuldades no desenvolvimento cognitivo frente aos testes Piagetianos em crianças do município de Maceió (AL)
title_sort Dificuldades no desenvolvimento cognitivo frente aos testes Piagetianos em crianças do município de Maceió (AL)
author Vieira, Lívia Fernanda
author_facet Vieira, Lívia Fernanda
Coelho Junior, Leconte de Lisle
author_role author
author2 Coelho Junior, Leconte de Lisle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Lívia Fernanda
Coelho Junior, Leconte de Lisle
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo
criança
descentração
topic Desenvolvimento cognitivo
criança
descentração
description O desenvolvimento cognitivo de uma criança na faixa etária de 7 a 11 anos apresenta, como uma de suas características, a descentração conforme a psicologia genética indica. Neste artigo, apresentam-se alguns dados de uma pesquisa experimental relacionada com testes piagetianos. A coleta de dados baseou-se em testes de massa de modelar e quantidades líquidas. A amostra utilizada foi composta por 34 alunos, tanto de escolas públicas (N= 22) quanto de particulares (N= 12) do município de Maceió (AL), cuja faixa etária variou entre 7 e 9 anos de idade. A análise dos dados firma-se na psicologia do desenvolvimento cognitivo de orientação piagetiana, pela qual se buscou a confirmação das hipóteses sobre a descentração ser um processo de ampliação do conhecimento a partir de experiências psicossociais anteriores. Concluiu-se que, após a observação dos testes aplicados, o resultado não foi comprovado de acordo com o que a teoria cognitiva de Jean Piaget afirma, isto é, o reconhecimento da conservação de quantidades em massas de modelar e de substâncias líquidas, nesta faixa etária, não foi observado na amostra testada. Apesar disto, o resultado desta pesquisa não deve ser generalizado para outras amostras, haja vista as suas intrínsecas particularidades.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/323
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/323/205
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 3 (2012)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1787715170358788096