ANÁLISE DAS EXPERIMENTAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS EM UM ESTÁGIO EXTRAMUROS: : PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM SALAS DE ESPERA EM FOCO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/569 |
Resumo: | Cenários práticos ofertados por estágios supervisionados são abordagens inesgotáveis para a formação dos futuros profissionais de saúde. Frente a esse contexto, emergiu o objetivo desta pesquisa, analisar os possíveis impactos trazidos pelo “Estágio de Clínica Integrada em Atenção Primária” junto à qualidade do processo formativo de acadêmicos do curso de Odontologia. Para tal, qualitativamente, o estudo se delineou na compreensão dos dispositivos político-pedagógicos atrelados às experimentações de atividades de educação em saúde vivenciadas em “Salas de espera” das clínicas odontológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Didaticamente, sob a lógica do planejamento estratégico, as ações programadas pelos estagiários seguiram três períodos: Teorizando/“o pensar” (T), Praticando/“o fazer” (P) e Criticando/“o refletir” (C). Do percurso analítico, três inferências se destacaram: 1. A efetividade do planejamento estratégico (Teorizar-Praticar-Criticar/TPC) em interface com a qualidade das ações de educação em saúde; 2. O reconhecimento das salas de espera como território fértil para o desenvolvimento de atividades promotoras de saúde; 3. A importância de se compartilhar os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios. De tudo, pode-se afirmar que os estágios supervisionados extrapolam qualquer grau de importância, na verdade, vivenciá-los é fundamental para se prover uma formação acadêmica contextualizada e, principalmente, humanizada. |
id |
UNIVASF-1_bf6cab319b3e911803990019832934c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/569 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DAS EXPERIMENTAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS EM UM ESTÁGIO EXTRAMUROS: : PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM SALAS DE ESPERA EM FOCOEducação SuperiorEducação em OdontologiaEstágio clínicoEducação em saúdePlanejamento estratégicoCenários práticos ofertados por estágios supervisionados são abordagens inesgotáveis para a formação dos futuros profissionais de saúde. Frente a esse contexto, emergiu o objetivo desta pesquisa, analisar os possíveis impactos trazidos pelo “Estágio de Clínica Integrada em Atenção Primária” junto à qualidade do processo formativo de acadêmicos do curso de Odontologia. Para tal, qualitativamente, o estudo se delineou na compreensão dos dispositivos político-pedagógicos atrelados às experimentações de atividades de educação em saúde vivenciadas em “Salas de espera” das clínicas odontológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Didaticamente, sob a lógica do planejamento estratégico, as ações programadas pelos estagiários seguiram três períodos: Teorizando/“o pensar” (T), Praticando/“o fazer” (P) e Criticando/“o refletir” (C). Do percurso analítico, três inferências se destacaram: 1. A efetividade do planejamento estratégico (Teorizar-Praticar-Criticar/TPC) em interface com a qualidade das ações de educação em saúde; 2. O reconhecimento das salas de espera como território fértil para o desenvolvimento de atividades promotoras de saúde; 3. A importância de se compartilhar os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios. De tudo, pode-se afirmar que os estágios supervisionados extrapolam qualquer grau de importância, na verdade, vivenciá-los é fundamental para se prover uma formação acadêmica contextualizada e, principalmente, humanizada.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/569Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 259-2792177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/569/776Almeida, Luiz Eduardo dePereira, Marília NalonCarmo, Vitória Celeste Fernandes Teixeira doNeto, Beatriz de PedroBonato, Letícia Ladeira Maurício, Nathália Vianelli Andrade, Luís Felipe Eugênio Cabral, Luiz Felipe Victor SoeiroFerreira, Luiz MiguelUberaba, Maria Clara Martins info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-12T18:02:29Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/569Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-05-12T18:02:29Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DAS EXPERIMENTAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS EM UM ESTÁGIO EXTRAMUROS: : PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM SALAS DE ESPERA EM FOCO |
title |
ANÁLISE DAS EXPERIMENTAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS EM UM ESTÁGIO EXTRAMUROS: : PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM SALAS DE ESPERA EM FOCO |
spellingShingle |
ANÁLISE DAS EXPERIMENTAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS EM UM ESTÁGIO EXTRAMUROS: : PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM SALAS DE ESPERA EM FOCO Almeida, Luiz Eduardo de Educação Superior Educação em Odontologia Estágio clínico Educação em saúde Planejamento estratégico |
title_short |
ANÁLISE DAS EXPERIMENTAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS EM UM ESTÁGIO EXTRAMUROS: : PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM SALAS DE ESPERA EM FOCO |
title_full |
ANÁLISE DAS EXPERIMENTAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS EM UM ESTÁGIO EXTRAMUROS: : PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM SALAS DE ESPERA EM FOCO |
title_fullStr |
ANÁLISE DAS EXPERIMENTAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS EM UM ESTÁGIO EXTRAMUROS: : PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM SALAS DE ESPERA EM FOCO |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DAS EXPERIMENTAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS EM UM ESTÁGIO EXTRAMUROS: : PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM SALAS DE ESPERA EM FOCO |
title_sort |
ANÁLISE DAS EXPERIMENTAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS EM UM ESTÁGIO EXTRAMUROS: : PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM SALAS DE ESPERA EM FOCO |
author |
Almeida, Luiz Eduardo de |
author_facet |
Almeida, Luiz Eduardo de Pereira, Marília Nalon Carmo, Vitória Celeste Fernandes Teixeira do Neto, Beatriz de Pedro Bonato, Letícia Ladeira Maurício, Nathália Vianelli Andrade, Luís Felipe Eugênio Cabral, Luiz Felipe Victor Soeiro Ferreira, Luiz Miguel Uberaba, Maria Clara Martins |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Marília Nalon Carmo, Vitória Celeste Fernandes Teixeira do Neto, Beatriz de Pedro Bonato, Letícia Ladeira Maurício, Nathália Vianelli Andrade, Luís Felipe Eugênio Cabral, Luiz Felipe Victor Soeiro Ferreira, Luiz Miguel Uberaba, Maria Clara Martins |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Luiz Eduardo de Pereira, Marília Nalon Carmo, Vitória Celeste Fernandes Teixeira do Neto, Beatriz de Pedro Bonato, Letícia Ladeira Maurício, Nathália Vianelli Andrade, Luís Felipe Eugênio Cabral, Luiz Felipe Victor Soeiro Ferreira, Luiz Miguel Uberaba, Maria Clara Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Educação em Odontologia Estágio clínico Educação em saúde Planejamento estratégico |
topic |
Educação Superior Educação em Odontologia Estágio clínico Educação em saúde Planejamento estratégico |
description |
Cenários práticos ofertados por estágios supervisionados são abordagens inesgotáveis para a formação dos futuros profissionais de saúde. Frente a esse contexto, emergiu o objetivo desta pesquisa, analisar os possíveis impactos trazidos pelo “Estágio de Clínica Integrada em Atenção Primária” junto à qualidade do processo formativo de acadêmicos do curso de Odontologia. Para tal, qualitativamente, o estudo se delineou na compreensão dos dispositivos político-pedagógicos atrelados às experimentações de atividades de educação em saúde vivenciadas em “Salas de espera” das clínicas odontológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Didaticamente, sob a lógica do planejamento estratégico, as ações programadas pelos estagiários seguiram três períodos: Teorizando/“o pensar” (T), Praticando/“o fazer” (P) e Criticando/“o refletir” (C). Do percurso analítico, três inferências se destacaram: 1. A efetividade do planejamento estratégico (Teorizar-Praticar-Criticar/TPC) em interface com a qualidade das ações de educação em saúde; 2. O reconhecimento das salas de espera como território fértil para o desenvolvimento de atividades promotoras de saúde; 3. A importância de se compartilhar os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios. De tudo, pode-se afirmar que os estágios supervisionados extrapolam qualquer grau de importância, na verdade, vivenciá-los é fundamental para se prover uma formação acadêmica contextualizada e, principalmente, humanizada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/569 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/569/776 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 259-279 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488503394304 |