Aprendizagem Baseada em Problema: relato de experiência em uma disciplina do curso de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Jandiracira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Univasf
Texto Completo: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1149
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência cujo método adotado baseia se na aplicação da ferramenta - Aprendizagem Baseada em Problemas ou Problem-Based Learning (PBL), como estratégia de ensino-aprendizagem na disciplina Inserção do Jovem negro no mercado de trabalho, ofertada no curso Técnico de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social, com a finalidade de contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos. A pesquisa se classifica como estudo exploratório e reflexivo. O público do projeto, alvo da intervenção, foram jovens negros e pardos de 19 a 30 anos. Os conteúdos foram apresentados, através de aulas expositivas e dialogadas, textos e vídeos disponibilizados pela docente para leitura e debate em sala de aula. Como principais resultados obtidos, a experiência proporcionou ao estudante ser colocado no centro do processo de aprendizagem, fomentando o desenvolvimento de competências indispensáveis para atender as exigências atuais do mercado de trabalho.
id UNIVASF-2_e743952dd0ce5d26f0b03ed31b07ef79
oai_identifier_str oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1149
network_acronym_str UNIVASF-2
network_name_str Repositório Institucional da Univasf
repository_id_str
spelling Aprendizagem Baseada em Problema: relato de experiência em uma disciplina do curso de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Socialmetodologias ativas; aprendizagem baseada em problemas; relato de experiênciaO objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência cujo método adotado baseia se na aplicação da ferramenta - Aprendizagem Baseada em Problemas ou Problem-Based Learning (PBL), como estratégia de ensino-aprendizagem na disciplina Inserção do Jovem negro no mercado de trabalho, ofertada no curso Técnico de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social, com a finalidade de contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos. A pesquisa se classifica como estudo exploratório e reflexivo. O público do projeto, alvo da intervenção, foram jovens negros e pardos de 19 a 30 anos. Os conteúdos foram apresentados, através de aulas expositivas e dialogadas, textos e vídeos disponibilizados pela docente para leitura e debate em sala de aula. Como principais resultados obtidos, a experiência proporcionou ao estudante ser colocado no centro do processo de aprendizagem, fomentando o desenvolvimento de competências indispensáveis para atender as exigências atuais do mercado de trabalho.Universidade Federal do Vale do São FranciscoBrasilUNIVASFMartins, MarianaNascimento, Jandiracira2024-02-08T22:07:14Z2024-02-08T22:07:14Z2023-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1149porAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASF2024-07-18T18:00:07Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1149Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T18:00:07Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Problema: relato de experiência em uma disciplina do curso de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social
title Aprendizagem Baseada em Problema: relato de experiência em uma disciplina do curso de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social
spellingShingle Aprendizagem Baseada em Problema: relato de experiência em uma disciplina do curso de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social
Nascimento, Jandiracira
metodologias ativas; aprendizagem baseada em problemas; relato de experiência
title_short Aprendizagem Baseada em Problema: relato de experiência em uma disciplina do curso de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social
title_full Aprendizagem Baseada em Problema: relato de experiência em uma disciplina do curso de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social
title_fullStr Aprendizagem Baseada em Problema: relato de experiência em uma disciplina do curso de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social
title_full_unstemmed Aprendizagem Baseada em Problema: relato de experiência em uma disciplina do curso de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social
title_sort Aprendizagem Baseada em Problema: relato de experiência em uma disciplina do curso de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social
author Nascimento, Jandiracira
author_facet Nascimento, Jandiracira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Mariana
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Jandiracira
dc.subject.por.fl_str_mv metodologias ativas; aprendizagem baseada em problemas; relato de experiência
topic metodologias ativas; aprendizagem baseada em problemas; relato de experiência
description O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência cujo método adotado baseia se na aplicação da ferramenta - Aprendizagem Baseada em Problemas ou Problem-Based Learning (PBL), como estratégia de ensino-aprendizagem na disciplina Inserção do Jovem negro no mercado de trabalho, ofertada no curso Técnico de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social, com a finalidade de contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos. A pesquisa se classifica como estudo exploratório e reflexivo. O público do projeto, alvo da intervenção, foram jovens negros e pardos de 19 a 30 anos. Os conteúdos foram apresentados, através de aulas expositivas e dialogadas, textos e vídeos disponibilizados pela docente para leitura e debate em sala de aula. Como principais resultados obtidos, a experiência proporcionou ao estudante ser colocado no centro do processo de aprendizagem, fomentando o desenvolvimento de competências indispensáveis para atender as exigências atuais do mercado de trabalho.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20
2024-02-08T22:07:14Z
2024-02-08T22:07:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1149
url https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco
Brasil
UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco
Brasil
UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Univasf
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Repositório Institucional da Univasf
collection Repositório Institucional da Univasf
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@univasf.edu.br
_version_ 1805392448048857088