Aprendizagem Baseada em Problema: relato de experiência em uma disciplina do curso de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Univasf |
Texto Completo: | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1149 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência cujo método adotado baseia se na aplicação da ferramenta - Aprendizagem Baseada em Problemas ou Problem-Based Learning (PBL), como estratégia de ensino-aprendizagem na disciplina Inserção do Jovem negro no mercado de trabalho, ofertada no curso Técnico de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social, com a finalidade de contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos. A pesquisa se classifica como estudo exploratório e reflexivo. O público do projeto, alvo da intervenção, foram jovens negros e pardos de 19 a 30 anos. Os conteúdos foram apresentados, através de aulas expositivas e dialogadas, textos e vídeos disponibilizados pela docente para leitura e debate em sala de aula. Como principais resultados obtidos, a experiência proporcionou ao estudante ser colocado no centro do processo de aprendizagem, fomentando o desenvolvimento de competências indispensáveis para atender as exigências atuais do mercado de trabalho. |
id |
UNIVASF-2_e743952dd0ce5d26f0b03ed31b07ef79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1149 |
network_acronym_str |
UNIVASF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Univasf |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem Baseada em Problema: relato de experiência em uma disciplina do curso de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Socialmetodologias ativas; aprendizagem baseada em problemas; relato de experiênciaO objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência cujo método adotado baseia se na aplicação da ferramenta - Aprendizagem Baseada em Problemas ou Problem-Based Learning (PBL), como estratégia de ensino-aprendizagem na disciplina Inserção do Jovem negro no mercado de trabalho, ofertada no curso Técnico de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social, com a finalidade de contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos. A pesquisa se classifica como estudo exploratório e reflexivo. O público do projeto, alvo da intervenção, foram jovens negros e pardos de 19 a 30 anos. Os conteúdos foram apresentados, através de aulas expositivas e dialogadas, textos e vídeos disponibilizados pela docente para leitura e debate em sala de aula. Como principais resultados obtidos, a experiência proporcionou ao estudante ser colocado no centro do processo de aprendizagem, fomentando o desenvolvimento de competências indispensáveis para atender as exigências atuais do mercado de trabalho.Universidade Federal do Vale do São FranciscoBrasilUNIVASFMartins, MarianaNascimento, Jandiracira2024-02-08T22:07:14Z2024-02-08T22:07:14Z2023-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1149porAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASF2024-07-18T18:00:07Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1149Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T18:00:07Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem Baseada em Problema: relato de experiência em uma disciplina do curso de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social |
title |
Aprendizagem Baseada em Problema: relato de experiência em uma disciplina do curso de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social |
spellingShingle |
Aprendizagem Baseada em Problema: relato de experiência em uma disciplina do curso de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social Nascimento, Jandiracira metodologias ativas; aprendizagem baseada em problemas; relato de experiência |
title_short |
Aprendizagem Baseada em Problema: relato de experiência em uma disciplina do curso de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social |
title_full |
Aprendizagem Baseada em Problema: relato de experiência em uma disciplina do curso de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social |
title_fullStr |
Aprendizagem Baseada em Problema: relato de experiência em uma disciplina do curso de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem Baseada em Problema: relato de experiência em uma disciplina do curso de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social |
title_sort |
Aprendizagem Baseada em Problema: relato de experiência em uma disciplina do curso de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social |
author |
Nascimento, Jandiracira |
author_facet |
Nascimento, Jandiracira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Mariana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Jandiracira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metodologias ativas; aprendizagem baseada em problemas; relato de experiência |
topic |
metodologias ativas; aprendizagem baseada em problemas; relato de experiência |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência cujo método adotado baseia se na aplicação da ferramenta - Aprendizagem Baseada em Problemas ou Problem-Based Learning (PBL), como estratégia de ensino-aprendizagem na disciplina Inserção do Jovem negro no mercado de trabalho, ofertada no curso Técnico de Empreendedorismo de um Projeto de Responsabilidade Social, com a finalidade de contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos. A pesquisa se classifica como estudo exploratório e reflexivo. O público do projeto, alvo da intervenção, foram jovens negros e pardos de 19 a 30 anos. Os conteúdos foram apresentados, através de aulas expositivas e dialogadas, textos e vídeos disponibilizados pela docente para leitura e debate em sala de aula. Como principais resultados obtidos, a experiência proporcionou ao estudante ser colocado no centro do processo de aprendizagem, fomentando o desenvolvimento de competências indispensáveis para atender as exigências atuais do mercado de trabalho. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-20 2024-02-08T22:07:14Z 2024-02-08T22:07:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1149 |
url |
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco Brasil UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco Brasil UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Univasf instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Univasf |
collection |
Repositório Institucional da Univasf |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@univasf.edu.br |
_version_ |
1805392448048857088 |