VAREJO DE MODA EM CUIABÁ: ESTUDO DO MODELO DE NEGÓCIO DE EMPRESAS DO RAMO E A ADERÊNCIA ÀS EXPECTATIVAS DE MERCADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudo & Debate |
Texto Completo: | https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1683 |
Resumo: | O presente artigo busca através de conceitos do planejamento de negócio explanar a importância da utilização da modelagem no desenho e organização das ações essenciais da empresa, focando o mercado de moda de Cuiabá. Na etapa inicial realizou-se a partir da técnica de estudos de casos múltiplos a definição do modelo de três empresas representativas do setor de varejo de moda em Cuiabá organizando o modelo de negócio de cada uma, utilizando-se da ferramenta Canvas, para alcançar o desenho prático e funcional de toda a organização e sua atuação no mercado. A segunda fase abarcou um levantamento com o público consumidor de moda do mercado da região compatível com o definido pelas empresas entrevistadas, para detectar a aderência ao modelo de negócio das mesmas. Os resultados alcançados foram a visibilidade de pontos de oferta pelas empresas que são considerados importantes pelo público, mas que ainda necessitam de melhoria, principalmente em relação à qualidade de produtos, de atendimento e compatibilidade desses com a precificação que é oferecida pelo mercado regional. |
id |
UNIVATES-2_ada1a0ec31f9ab4222dccf4b3ea2ffdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.51:article/1683 |
network_acronym_str |
UNIVATES-2 |
network_name_str |
Revista Estudo & Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
VAREJO DE MODA EM CUIABÁ: ESTUDO DO MODELO DE NEGÓCIO DE EMPRESAS DO RAMO E A ADERÊNCIA ÀS EXPECTATIVAS DE MERCADOModelagem de negócios. Mercado de moda. Estudo de mercado.O presente artigo busca através de conceitos do planejamento de negócio explanar a importância da utilização da modelagem no desenho e organização das ações essenciais da empresa, focando o mercado de moda de Cuiabá. Na etapa inicial realizou-se a partir da técnica de estudos de casos múltiplos a definição do modelo de três empresas representativas do setor de varejo de moda em Cuiabá organizando o modelo de negócio de cada uma, utilizando-se da ferramenta Canvas, para alcançar o desenho prático e funcional de toda a organização e sua atuação no mercado. A segunda fase abarcou um levantamento com o público consumidor de moda do mercado da região compatível com o definido pelas empresas entrevistadas, para detectar a aderência ao modelo de negócio das mesmas. Os resultados alcançados foram a visibilidade de pontos de oferta pelas empresas que são considerados importantes pelo público, mas que ainda necessitam de melhoria, principalmente em relação à qualidade de produtos, de atendimento e compatibilidade desses com a precificação que é oferecida pelo mercado regional.Editora Univates2018-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/168310.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1683Revista Estudo & Debate; v. 25 n. 2 (2018)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1683/1379Copyright (c) 2018 Isadora Ananda dos Santos Astrissi, Diogo Barbosa Leite, Silvana Santos da Cruzhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Astrissi, Isadora AnandaBarbosa Leite, DiogoSantos da Cruz, Silvana2024-04-22T20:50:22Zoai:ojs.192.168.0.51:article/1683Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:50:22Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VAREJO DE MODA EM CUIABÁ: ESTUDO DO MODELO DE NEGÓCIO DE EMPRESAS DO RAMO E A ADERÊNCIA ÀS EXPECTATIVAS DE MERCADO |
title |
VAREJO DE MODA EM CUIABÁ: ESTUDO DO MODELO DE NEGÓCIO DE EMPRESAS DO RAMO E A ADERÊNCIA ÀS EXPECTATIVAS DE MERCADO |
spellingShingle |
VAREJO DE MODA EM CUIABÁ: ESTUDO DO MODELO DE NEGÓCIO DE EMPRESAS DO RAMO E A ADERÊNCIA ÀS EXPECTATIVAS DE MERCADO dos Santos Astrissi, Isadora Ananda Modelagem de negócios. Mercado de moda. Estudo de mercado. |
title_short |
VAREJO DE MODA EM CUIABÁ: ESTUDO DO MODELO DE NEGÓCIO DE EMPRESAS DO RAMO E A ADERÊNCIA ÀS EXPECTATIVAS DE MERCADO |
title_full |
VAREJO DE MODA EM CUIABÁ: ESTUDO DO MODELO DE NEGÓCIO DE EMPRESAS DO RAMO E A ADERÊNCIA ÀS EXPECTATIVAS DE MERCADO |
title_fullStr |
VAREJO DE MODA EM CUIABÁ: ESTUDO DO MODELO DE NEGÓCIO DE EMPRESAS DO RAMO E A ADERÊNCIA ÀS EXPECTATIVAS DE MERCADO |
title_full_unstemmed |
VAREJO DE MODA EM CUIABÁ: ESTUDO DO MODELO DE NEGÓCIO DE EMPRESAS DO RAMO E A ADERÊNCIA ÀS EXPECTATIVAS DE MERCADO |
title_sort |
VAREJO DE MODA EM CUIABÁ: ESTUDO DO MODELO DE NEGÓCIO DE EMPRESAS DO RAMO E A ADERÊNCIA ÀS EXPECTATIVAS DE MERCADO |
author |
dos Santos Astrissi, Isadora Ananda |
author_facet |
dos Santos Astrissi, Isadora Ananda Barbosa Leite, Diogo Santos da Cruz, Silvana |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa Leite, Diogo Santos da Cruz, Silvana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Astrissi, Isadora Ananda Barbosa Leite, Diogo Santos da Cruz, Silvana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem de negócios. Mercado de moda. Estudo de mercado. |
topic |
Modelagem de negócios. Mercado de moda. Estudo de mercado. |
description |
O presente artigo busca através de conceitos do planejamento de negócio explanar a importância da utilização da modelagem no desenho e organização das ações essenciais da empresa, focando o mercado de moda de Cuiabá. Na etapa inicial realizou-se a partir da técnica de estudos de casos múltiplos a definição do modelo de três empresas representativas do setor de varejo de moda em Cuiabá organizando o modelo de negócio de cada uma, utilizando-se da ferramenta Canvas, para alcançar o desenho prático e funcional de toda a organização e sua atuação no mercado. A segunda fase abarcou um levantamento com o público consumidor de moda do mercado da região compatível com o definido pelas empresas entrevistadas, para detectar a aderência ao modelo de negócio das mesmas. Os resultados alcançados foram a visibilidade de pontos de oferta pelas empresas que são considerados importantes pelo público, mas que ainda necessitam de melhoria, principalmente em relação à qualidade de produtos, de atendimento e compatibilidade desses com a precificação que é oferecida pelo mercado regional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1683 10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1683 |
url |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1683 |
identifier_str_mv |
10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1683/1379 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Isadora Ananda dos Santos Astrissi, Diogo Barbosa Leite, Silvana Santos da Cruz https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Isadora Ananda dos Santos Astrissi, Diogo Barbosa Leite, Silvana Santos da Cruz https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate; v. 25 n. 2 (2018) 1983-036X 10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018 reponame:Revista Estudo & Debate instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Revista Estudo & Debate |
collection |
Revista Estudo & Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||afeil@univates.br |
_version_ |
1809730683877195776 |