OS AROMAS DA MODA: INVESTIGANDO O USO DO MARKETING SENSORIAL OLFATIVO NO VAREJO DE VESTUÁRIO DE BELO HORIZONTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Felipe Athayde Pena
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gosling, Marlusa de Sevilha, Pereira, Gisele de Araujo, Andrade, Marcelo Aureliano Monteiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/611
Resumo: Estudos indicam que o aroma da loja tem efeito positivo sobre o comportamento do consumidor. O marketing sensorial olfativo foi investigado neste trabalho com o intuito de entender como os gestores veem e utilizam as técnicas de aromatização do ambiente em suas lojas. Para isso, foram realizadas 12 entrevistas com gestores de diferentes lojas do varejo de moda de Belo Horizonte. Os resultados indicam pouco conhecimento por parte dos gestores locais sobre essas técnicas. Além disso, pode-se perceber uma diferença clara entre lojas de franquias renomadas e lojas locais, no que tange à forma como as técnicas começam a ser utilizadas, como os aromas são adquiridos e como é feito o planejamento.
id UNIVATES-2_d01feea146c6e88f9ab365d9d6cc77b1
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.51:article/611
network_acronym_str UNIVATES-2
network_name_str Revista Estudo & Debate
repository_id_str
spelling OS AROMAS DA MODA: INVESTIGANDO O USO DO MARKETING SENSORIAL OLFATIVO NO VAREJO DE VESTUÁRIO DE BELO HORIZONTEMarketing sensorial olfativo. Planejamento do ambiente. Atmosfera da loja. Varejo de moda.Estudos indicam que o aroma da loja tem efeito positivo sobre o comportamento do consumidor. O marketing sensorial olfativo foi investigado neste trabalho com o intuito de entender como os gestores veem e utilizam as técnicas de aromatização do ambiente em suas lojas. Para isso, foram realizadas 12 entrevistas com gestores de diferentes lojas do varejo de moda de Belo Horizonte. Os resultados indicam pouco conhecimento por parte dos gestores locais sobre essas técnicas. Além disso, pode-se perceber uma diferença clara entre lojas de franquias renomadas e lojas locais, no que tange à forma como as técnicas começam a ser utilizadas, como os aromas são adquiridos e como é feito o planejamento.Editora Univates2014-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/611Revista Estudo & Debate; v. 21 n. 1 (2014)1983-036Xreponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/611/601Copyright (c) 2014 Felipe Athayde Pena Ribeiro, Marlusa de Sevilha Gosling, Gisele de Araujo Pereira, Marcelo Aureliano Monteiro de Andradehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Felipe Athayde PenaGosling, Marlusa de SevilhaPereira, Gisele de AraujoAndrade, Marcelo Aureliano Monteiro de2024-04-22T20:49:18Zoai:ojs.192.168.0.51:article/611Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:49:18Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false
dc.title.none.fl_str_mv OS AROMAS DA MODA: INVESTIGANDO O USO DO MARKETING SENSORIAL OLFATIVO NO VAREJO DE VESTUÁRIO DE BELO HORIZONTE
title OS AROMAS DA MODA: INVESTIGANDO O USO DO MARKETING SENSORIAL OLFATIVO NO VAREJO DE VESTUÁRIO DE BELO HORIZONTE
spellingShingle OS AROMAS DA MODA: INVESTIGANDO O USO DO MARKETING SENSORIAL OLFATIVO NO VAREJO DE VESTUÁRIO DE BELO HORIZONTE
Ribeiro, Felipe Athayde Pena
Marketing sensorial olfativo. Planejamento do ambiente. Atmosfera da loja. Varejo de moda.
title_short OS AROMAS DA MODA: INVESTIGANDO O USO DO MARKETING SENSORIAL OLFATIVO NO VAREJO DE VESTUÁRIO DE BELO HORIZONTE
title_full OS AROMAS DA MODA: INVESTIGANDO O USO DO MARKETING SENSORIAL OLFATIVO NO VAREJO DE VESTUÁRIO DE BELO HORIZONTE
title_fullStr OS AROMAS DA MODA: INVESTIGANDO O USO DO MARKETING SENSORIAL OLFATIVO NO VAREJO DE VESTUÁRIO DE BELO HORIZONTE
title_full_unstemmed OS AROMAS DA MODA: INVESTIGANDO O USO DO MARKETING SENSORIAL OLFATIVO NO VAREJO DE VESTUÁRIO DE BELO HORIZONTE
title_sort OS AROMAS DA MODA: INVESTIGANDO O USO DO MARKETING SENSORIAL OLFATIVO NO VAREJO DE VESTUÁRIO DE BELO HORIZONTE
author Ribeiro, Felipe Athayde Pena
author_facet Ribeiro, Felipe Athayde Pena
Gosling, Marlusa de Sevilha
Pereira, Gisele de Araujo
Andrade, Marcelo Aureliano Monteiro de
author_role author
author2 Gosling, Marlusa de Sevilha
Pereira, Gisele de Araujo
Andrade, Marcelo Aureliano Monteiro de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Felipe Athayde Pena
Gosling, Marlusa de Sevilha
Pereira, Gisele de Araujo
Andrade, Marcelo Aureliano Monteiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing sensorial olfativo. Planejamento do ambiente. Atmosfera da loja. Varejo de moda.
topic Marketing sensorial olfativo. Planejamento do ambiente. Atmosfera da loja. Varejo de moda.
description Estudos indicam que o aroma da loja tem efeito positivo sobre o comportamento do consumidor. O marketing sensorial olfativo foi investigado neste trabalho com o intuito de entender como os gestores veem e utilizam as técnicas de aromatização do ambiente em suas lojas. Para isso, foram realizadas 12 entrevistas com gestores de diferentes lojas do varejo de moda de Belo Horizonte. Os resultados indicam pouco conhecimento por parte dos gestores locais sobre essas técnicas. Além disso, pode-se perceber uma diferença clara entre lojas de franquias renomadas e lojas locais, no que tange à forma como as técnicas começam a ser utilizadas, como os aromas são adquiridos e como é feito o planejamento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/611
url https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/611/601
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudo & Debate; v. 21 n. 1 (2014)
1983-036X
reponame:Revista Estudo & Debate
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Revista Estudo & Debate
collection Revista Estudo & Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv ||afeil@univates.br
_version_ 1809730683003731968