OS AROMAS DA MODA: INVESTIGANDO O USO DO MARKETING SENSORIAL OLFATIVO NO VAREJO DE VESTUÁRIO DE BELO HORIZONTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudo & Debate |
Texto Completo: | https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/611 |
Resumo: | Estudos indicam que o aroma da loja tem efeito positivo sobre o comportamento do consumidor. O marketing sensorial olfativo foi investigado neste trabalho com o intuito de entender como os gestores veem e utilizam as técnicas de aromatização do ambiente em suas lojas. Para isso, foram realizadas 12 entrevistas com gestores de diferentes lojas do varejo de moda de Belo Horizonte. Os resultados indicam pouco conhecimento por parte dos gestores locais sobre essas técnicas. Além disso, pode-se perceber uma diferença clara entre lojas de franquias renomadas e lojas locais, no que tange à forma como as técnicas começam a ser utilizadas, como os aromas são adquiridos e como é feito o planejamento. |
id |
UNIVATES-2_d01feea146c6e88f9ab365d9d6cc77b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.51:article/611 |
network_acronym_str |
UNIVATES-2 |
network_name_str |
Revista Estudo & Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
OS AROMAS DA MODA: INVESTIGANDO O USO DO MARKETING SENSORIAL OLFATIVO NO VAREJO DE VESTUÁRIO DE BELO HORIZONTEMarketing sensorial olfativo. Planejamento do ambiente. Atmosfera da loja. Varejo de moda.Estudos indicam que o aroma da loja tem efeito positivo sobre o comportamento do consumidor. O marketing sensorial olfativo foi investigado neste trabalho com o intuito de entender como os gestores veem e utilizam as técnicas de aromatização do ambiente em suas lojas. Para isso, foram realizadas 12 entrevistas com gestores de diferentes lojas do varejo de moda de Belo Horizonte. Os resultados indicam pouco conhecimento por parte dos gestores locais sobre essas técnicas. Além disso, pode-se perceber uma diferença clara entre lojas de franquias renomadas e lojas locais, no que tange à forma como as técnicas começam a ser utilizadas, como os aromas são adquiridos e como é feito o planejamento.Editora Univates2014-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/611Revista Estudo & Debate; v. 21 n. 1 (2014)1983-036Xreponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/611/601Copyright (c) 2014 Felipe Athayde Pena Ribeiro, Marlusa de Sevilha Gosling, Gisele de Araujo Pereira, Marcelo Aureliano Monteiro de Andradehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Felipe Athayde PenaGosling, Marlusa de SevilhaPereira, Gisele de AraujoAndrade, Marcelo Aureliano Monteiro de2024-04-22T20:49:18Zoai:ojs.192.168.0.51:article/611Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:49:18Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS AROMAS DA MODA: INVESTIGANDO O USO DO MARKETING SENSORIAL OLFATIVO NO VAREJO DE VESTUÁRIO DE BELO HORIZONTE |
title |
OS AROMAS DA MODA: INVESTIGANDO O USO DO MARKETING SENSORIAL OLFATIVO NO VAREJO DE VESTUÁRIO DE BELO HORIZONTE |
spellingShingle |
OS AROMAS DA MODA: INVESTIGANDO O USO DO MARKETING SENSORIAL OLFATIVO NO VAREJO DE VESTUÁRIO DE BELO HORIZONTE Ribeiro, Felipe Athayde Pena Marketing sensorial olfativo. Planejamento do ambiente. Atmosfera da loja. Varejo de moda. |
title_short |
OS AROMAS DA MODA: INVESTIGANDO O USO DO MARKETING SENSORIAL OLFATIVO NO VAREJO DE VESTUÁRIO DE BELO HORIZONTE |
title_full |
OS AROMAS DA MODA: INVESTIGANDO O USO DO MARKETING SENSORIAL OLFATIVO NO VAREJO DE VESTUÁRIO DE BELO HORIZONTE |
title_fullStr |
OS AROMAS DA MODA: INVESTIGANDO O USO DO MARKETING SENSORIAL OLFATIVO NO VAREJO DE VESTUÁRIO DE BELO HORIZONTE |
title_full_unstemmed |
OS AROMAS DA MODA: INVESTIGANDO O USO DO MARKETING SENSORIAL OLFATIVO NO VAREJO DE VESTUÁRIO DE BELO HORIZONTE |
title_sort |
OS AROMAS DA MODA: INVESTIGANDO O USO DO MARKETING SENSORIAL OLFATIVO NO VAREJO DE VESTUÁRIO DE BELO HORIZONTE |
author |
Ribeiro, Felipe Athayde Pena |
author_facet |
Ribeiro, Felipe Athayde Pena Gosling, Marlusa de Sevilha Pereira, Gisele de Araujo Andrade, Marcelo Aureliano Monteiro de |
author_role |
author |
author2 |
Gosling, Marlusa de Sevilha Pereira, Gisele de Araujo Andrade, Marcelo Aureliano Monteiro de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Felipe Athayde Pena Gosling, Marlusa de Sevilha Pereira, Gisele de Araujo Andrade, Marcelo Aureliano Monteiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing sensorial olfativo. Planejamento do ambiente. Atmosfera da loja. Varejo de moda. |
topic |
Marketing sensorial olfativo. Planejamento do ambiente. Atmosfera da loja. Varejo de moda. |
description |
Estudos indicam que o aroma da loja tem efeito positivo sobre o comportamento do consumidor. O marketing sensorial olfativo foi investigado neste trabalho com o intuito de entender como os gestores veem e utilizam as técnicas de aromatização do ambiente em suas lojas. Para isso, foram realizadas 12 entrevistas com gestores de diferentes lojas do varejo de moda de Belo Horizonte. Os resultados indicam pouco conhecimento por parte dos gestores locais sobre essas técnicas. Além disso, pode-se perceber uma diferença clara entre lojas de franquias renomadas e lojas locais, no que tange à forma como as técnicas começam a ser utilizadas, como os aromas são adquiridos e como é feito o planejamento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/611 |
url |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/611/601 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate; v. 21 n. 1 (2014) 1983-036X reponame:Revista Estudo & Debate instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Revista Estudo & Debate |
collection |
Revista Estudo & Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||afeil@univates.br |
_version_ |
1809730683003731968 |