FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hinkeldei, Amanda Kathryn
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Singh, Ananda Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2792
Resumo: A gestão democrática pode ser considerada uma política recente e em processo de implementação, visto que há um movimento nas instituições públicas em prol de viabilizar a estrutura formal estabelecida em lei e também em promover novos processos democráticos. Neste sentido, este trabalho buscou analisar os meios de comunicação utilizados por um Centro de Educação Infantil de Curitiba-PR, de forma a aprofundar a discussão sobre os impactos dos mesmos sobre o processo de gestão da instituição analisada. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, cuja estratégia de pesquisa consistiu no estudo de caso. Os dados foram coletados a partir de observações não participante e de entrevistas, sendo analisados pela técnica da análise de conteúdo. Foi possível observar a existência de ferramentas de comunicação que podem ser melhoradas e de outras que podem, ainda, ser desenvolvidas, de forma a aproximar a gestão da instituição de ensino da gestão democrática e participativa, a partir da ampliação do acesso e disseminação de informações a todos.
id UNIVATES-2_e486c95479e3e0f880d0ac6d7fca8cb4
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.51:article/2792
network_acronym_str UNIVATES-2
network_name_str Revista Estudo & Debate
repository_id_str
spelling FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PRGestão democráticagestão participativaferramentas de comunicaçãocentro de educação infantil.A gestão democrática pode ser considerada uma política recente e em processo de implementação, visto que há um movimento nas instituições públicas em prol de viabilizar a estrutura formal estabelecida em lei e também em promover novos processos democráticos. Neste sentido, este trabalho buscou analisar os meios de comunicação utilizados por um Centro de Educação Infantil de Curitiba-PR, de forma a aprofundar a discussão sobre os impactos dos mesmos sobre o processo de gestão da instituição analisada. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, cuja estratégia de pesquisa consistiu no estudo de caso. Os dados foram coletados a partir de observações não participante e de entrevistas, sendo analisados pela técnica da análise de conteúdo. Foi possível observar a existência de ferramentas de comunicação que podem ser melhoradas e de outras que podem, ainda, ser desenvolvidas, de forma a aproximar a gestão da instituição de ensino da gestão democrática e participativa, a partir da ampliação do acesso e disseminação de informações a todos.Editora Univates2021-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/279210.22410/issn.1983-036X.v28i2a2021.2792Revista Estudo & Debate; v. 28 n. 2 (2021)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v28i2a2021reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2792/1834Copyright (c) 2021 Amanda Kathryn Hinkeldei, Ananda Silva Singhhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHinkeldei, Amanda KathrynSingh, Ananda Silva2024-04-22T20:49:45Zoai:ojs.192.168.0.51:article/2792Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:49:45Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false
dc.title.none.fl_str_mv FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR
title FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR
spellingShingle FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR
Hinkeldei, Amanda Kathryn
Gestão democrática
gestão participativa
ferramentas de comunicação
centro de educação infantil.
title_short FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR
title_full FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR
title_fullStr FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR
title_full_unstemmed FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR
title_sort FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR
author Hinkeldei, Amanda Kathryn
author_facet Hinkeldei, Amanda Kathryn
Singh, Ananda Silva
author_role author
author2 Singh, Ananda Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hinkeldei, Amanda Kathryn
Singh, Ananda Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
gestão participativa
ferramentas de comunicação
centro de educação infantil.
topic Gestão democrática
gestão participativa
ferramentas de comunicação
centro de educação infantil.
description A gestão democrática pode ser considerada uma política recente e em processo de implementação, visto que há um movimento nas instituições públicas em prol de viabilizar a estrutura formal estabelecida em lei e também em promover novos processos democráticos. Neste sentido, este trabalho buscou analisar os meios de comunicação utilizados por um Centro de Educação Infantil de Curitiba-PR, de forma a aprofundar a discussão sobre os impactos dos mesmos sobre o processo de gestão da instituição analisada. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, cuja estratégia de pesquisa consistiu no estudo de caso. Os dados foram coletados a partir de observações não participante e de entrevistas, sendo analisados pela técnica da análise de conteúdo. Foi possível observar a existência de ferramentas de comunicação que podem ser melhoradas e de outras que podem, ainda, ser desenvolvidas, de forma a aproximar a gestão da instituição de ensino da gestão democrática e participativa, a partir da ampliação do acesso e disseminação de informações a todos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2792
10.22410/issn.1983-036X.v28i2a2021.2792
url https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2792
identifier_str_mv 10.22410/issn.1983-036X.v28i2a2021.2792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2792/1834
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Amanda Kathryn Hinkeldei, Ananda Silva Singh
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Amanda Kathryn Hinkeldei, Ananda Silva Singh
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudo & Debate; v. 28 n. 2 (2021)
1983-036X
10.22410/issn.1983-036X.v28i2a2021
reponame:Revista Estudo & Debate
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Revista Estudo & Debate
collection Revista Estudo & Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv ||afeil@univates.br
_version_ 1809730684402532352