ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudo & Debate |
Texto Completo: | https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/542 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar as vantagens e desvantagens do sistema de franchising percebidas pelo franqueador da cidade de Passo Fundo-RS. A partir da delimitação do objetivo do estudo, torna-se relevante compreender três elementos fundamentais: a franquia empresarial, especificidades da figura do franqueador e do franqueado. Dada as especificidades dessa relação de negócio e a importância socioeconômica do sistema de franquias, o procedimento metodológico adotado reveste-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, do tipo estudo de caso realizada com a escolha intencional de quatro aos franqueados das marcas Cacau Show, Xôks, Fisk e Wizard, todas estas empresas localizadas na cidade de Passo Fundo-RS. Como resultados significativos do estudo, pôde-se notar que o franchising se constitui em uma forma eficiente de se comercializar produtos, mercadorias e serviços, possibilitando ao franqueador a ampliação de seu negócio, por meio de redes de distribuição, e proporcionando ao franqueado uma forma mais célere e segura de constituir um negócio próprio. |
id |
UNIVATES-2_f00fe8a5908912e48f53c14c893478a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.51:article/542 |
network_acronym_str |
UNIVATES-2 |
network_name_str |
Revista Estudo & Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADORO presente trabalho tem como objetivo analisar as vantagens e desvantagens do sistema de franchising percebidas pelo franqueador da cidade de Passo Fundo-RS. A partir da delimitação do objetivo do estudo, torna-se relevante compreender três elementos fundamentais: a franquia empresarial, especificidades da figura do franqueador e do franqueado. Dada as especificidades dessa relação de negócio e a importância socioeconômica do sistema de franquias, o procedimento metodológico adotado reveste-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, do tipo estudo de caso realizada com a escolha intencional de quatro aos franqueados das marcas Cacau Show, Xôks, Fisk e Wizard, todas estas empresas localizadas na cidade de Passo Fundo-RS. Como resultados significativos do estudo, pôde-se notar que o franchising se constitui em uma forma eficiente de se comercializar produtos, mercadorias e serviços, possibilitando ao franqueador a ampliação de seu negócio, por meio de redes de distribuição, e proporcionando ao franqueado uma forma mais célere e segura de constituir um negócio próprio.Editora Univates2011-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/542Revista Estudo & Debate; v. 17 n. 2 (2010)1983-036Xreponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/542/534Copyright (c) 2010 Ana Claudia Machado Padilha, Lessandra Scherer Severo, Fabiana Giusti de Mello, Paloma de Mattos, Thaisy Sluszzhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPadilha, Ana Claudia MachadoSevero, Lessandra SchererMello, Fabiana Giusti deMattos, Paloma deSluszz, Thaisy2024-04-22T20:49:53Zoai:ojs.192.168.0.51:article/542Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:49:53Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR |
title |
ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR |
spellingShingle |
ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR Padilha, Ana Claudia Machado |
title_short |
ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR |
title_full |
ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR |
title_fullStr |
ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR |
title_sort |
ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR |
author |
Padilha, Ana Claudia Machado |
author_facet |
Padilha, Ana Claudia Machado Severo, Lessandra Scherer Mello, Fabiana Giusti de Mattos, Paloma de Sluszz, Thaisy |
author_role |
author |
author2 |
Severo, Lessandra Scherer Mello, Fabiana Giusti de Mattos, Paloma de Sluszz, Thaisy |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Padilha, Ana Claudia Machado Severo, Lessandra Scherer Mello, Fabiana Giusti de Mattos, Paloma de Sluszz, Thaisy |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar as vantagens e desvantagens do sistema de franchising percebidas pelo franqueador da cidade de Passo Fundo-RS. A partir da delimitação do objetivo do estudo, torna-se relevante compreender três elementos fundamentais: a franquia empresarial, especificidades da figura do franqueador e do franqueado. Dada as especificidades dessa relação de negócio e a importância socioeconômica do sistema de franquias, o procedimento metodológico adotado reveste-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, do tipo estudo de caso realizada com a escolha intencional de quatro aos franqueados das marcas Cacau Show, Xôks, Fisk e Wizard, todas estas empresas localizadas na cidade de Passo Fundo-RS. Como resultados significativos do estudo, pôde-se notar que o franchising se constitui em uma forma eficiente de se comercializar produtos, mercadorias e serviços, possibilitando ao franqueador a ampliação de seu negócio, por meio de redes de distribuição, e proporcionando ao franqueado uma forma mais célere e segura de constituir um negócio próprio. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/542 |
url |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/542/534 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate; v. 17 n. 2 (2010) 1983-036X reponame:Revista Estudo & Debate instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Revista Estudo & Debate |
collection |
Revista Estudo & Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||afeil@univates.br |
_version_ |
1809730682927185920 |