A MERITOCRACIA NAS ORIENTAÇÕES INTERNACIONAIS: CONVERGÊNCIAS E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Franciele Soares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fiorese, Gilmar, Comar, Sueli Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4626
Resumo: O objetivo do artigo é debater a meritocracia a partir das orientações dos organismos internacionais, buscando analisar a materialização desta categoria no contexto da educação escolar brasileira. Sinalizamos, primeiramente, o contexto de emergência do discurso meritocrático e suas categorias convergentes, que legam a educação a lógica do mercado. Num segundo momento, dando destaque ao papel do Movimento Todos pela Educação-TPE, debatemos a escola como lócus de efetivação da meritocracia. Como metodologia optamos pelo estudo bibliográfico referente ao assunto. Como resultado, espera-se a necessidade da compreensão da escola como um terreno de luta na perspectiva da construção de uma educação contra-hegemônica num momento de profundas injustiças sociais, falência moral e ética e porque não dizer, a dizimação do que mais importa no campo educacional: a formação humana na sua plenitude.
id UNOCHAPO-1_15b6017a9a7313dab788f3fb437090dc
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4626
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling A MERITOCRACIA NAS ORIENTAÇÕES INTERNACIONAIS: CONVERGÊNCIAS E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRATecnologias na Educação. PROUCA. Construcionismo. Formação de Professores.O objetivo do artigo é debater a meritocracia a partir das orientações dos organismos internacionais, buscando analisar a materialização desta categoria no contexto da educação escolar brasileira. Sinalizamos, primeiramente, o contexto de emergência do discurso meritocrático e suas categorias convergentes, que legam a educação a lógica do mercado. Num segundo momento, dando destaque ao papel do Movimento Todos pela Educação-TPE, debatemos a escola como lócus de efetivação da meritocracia. Como metodologia optamos pelo estudo bibliográfico referente ao assunto. Como resultado, espera-se a necessidade da compreensão da escola como um terreno de luta na perspectiva da construção de uma educação contra-hegemônica num momento de profundas injustiças sociais, falência moral e ética e porque não dizer, a dizimação do que mais importa no campo educacional: a formação humana na sua plenitude.Unochapecó2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/462610.22196/rp.v22i0.4626Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-17Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-171984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4626/3000Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Franciele SoaresFiorese, GilmarComar, Sueli Ribeiro2020-05-20T18:53:58Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4626Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-05-20T18:53:58Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv A MERITOCRACIA NAS ORIENTAÇÕES INTERNACIONAIS: CONVERGÊNCIAS E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title A MERITOCRACIA NAS ORIENTAÇÕES INTERNACIONAIS: CONVERGÊNCIAS E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
spellingShingle A MERITOCRACIA NAS ORIENTAÇÕES INTERNACIONAIS: CONVERGÊNCIAS E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
dos Santos, Franciele Soares
Tecnologias na Educação. PROUCA. Construcionismo. Formação de Professores.
title_short A MERITOCRACIA NAS ORIENTAÇÕES INTERNACIONAIS: CONVERGÊNCIAS E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_full A MERITOCRACIA NAS ORIENTAÇÕES INTERNACIONAIS: CONVERGÊNCIAS E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_fullStr A MERITOCRACIA NAS ORIENTAÇÕES INTERNACIONAIS: CONVERGÊNCIAS E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_full_unstemmed A MERITOCRACIA NAS ORIENTAÇÕES INTERNACIONAIS: CONVERGÊNCIAS E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_sort A MERITOCRACIA NAS ORIENTAÇÕES INTERNACIONAIS: CONVERGÊNCIAS E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
author dos Santos, Franciele Soares
author_facet dos Santos, Franciele Soares
Fiorese, Gilmar
Comar, Sueli Ribeiro
author_role author
author2 Fiorese, Gilmar
Comar, Sueli Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Franciele Soares
Fiorese, Gilmar
Comar, Sueli Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias na Educação. PROUCA. Construcionismo. Formação de Professores.
topic Tecnologias na Educação. PROUCA. Construcionismo. Formação de Professores.
description O objetivo do artigo é debater a meritocracia a partir das orientações dos organismos internacionais, buscando analisar a materialização desta categoria no contexto da educação escolar brasileira. Sinalizamos, primeiramente, o contexto de emergência do discurso meritocrático e suas categorias convergentes, que legam a educação a lógica do mercado. Num segundo momento, dando destaque ao papel do Movimento Todos pela Educação-TPE, debatemos a escola como lócus de efetivação da meritocracia. Como metodologia optamos pelo estudo bibliográfico referente ao assunto. Como resultado, espera-se a necessidade da compreensão da escola como um terreno de luta na perspectiva da construção de uma educação contra-hegemônica num momento de profundas injustiças sociais, falência moral e ética e porque não dizer, a dizimação do que mais importa no campo educacional: a formação humana na sua plenitude.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4626
10.22196/rp.v22i0.4626
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4626
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.4626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4626/3000
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-17
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-17
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995489021952