A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima ALves, Missiene
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva Lima, Maria da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7276
Resumo: Este artigo apresenta alguns desafios envolvendo a participação da família na gestão democrática escolar, no contexto família-escola. Ele é oriundo de uma pesquisa qualitativa, que teve por instrumento a entrevista semiestruturada aplicada aos familiares, professores e gestores de uma escola pública no município de Camaragibe-PE. Os dados analisados tiveram como esteio a técnica de análise de conteúdo, apontando para descompassos e desafios nessa relação: Por um lado, embora a família reconheça a importância da escola na vida dos alunos, ainda alega falta de tempo ou desconhecimento de seu papel na gestão democrática, no tocante à participação nas instâncias deliberativas escolares. Por outro, um discurso enraizado de gestores/docentes que apontam desinteresse da família em acompanhar as decisões, não se colocando de maneira mais proativa no sentido de atraí-los para o contexto escolar. Acreditamos que ao evidenciarmos tais dinâmicas, podemos contribuir para ampliar o debate em torno da temática, de forma que a escola possa se tornar verdadeiramente democrática.
id UNOCHAPO-1_1a5c52e9f96d8e33f65d914fc83d1347
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7276
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: desafios e perspectivas Família-escolaDesafiosGestão democráticaEste artigo apresenta alguns desafios envolvendo a participação da família na gestão democrática escolar, no contexto família-escola. Ele é oriundo de uma pesquisa qualitativa, que teve por instrumento a entrevista semiestruturada aplicada aos familiares, professores e gestores de uma escola pública no município de Camaragibe-PE. Os dados analisados tiveram como esteio a técnica de análise de conteúdo, apontando para descompassos e desafios nessa relação: Por um lado, embora a família reconheça a importância da escola na vida dos alunos, ainda alega falta de tempo ou desconhecimento de seu papel na gestão democrática, no tocante à participação nas instâncias deliberativas escolares. Por outro, um discurso enraizado de gestores/docentes que apontam desinteresse da família em acompanhar as decisões, não se colocando de maneira mais proativa no sentido de atraí-los para o contexto escolar. Acreditamos que ao evidenciarmos tais dinâmicas, podemos contribuir para ampliar o debate em torno da temática, de forma que a escola possa se tornar verdadeiramente democrática.Unochapecó2023-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/727610.22196/rp.v25i1.7276Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-22Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-221984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7276/3925Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima ALves, MissieneSilva Lima, Maria da Conceição2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7276Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: desafios e perspectivas
title A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: desafios e perspectivas
spellingShingle A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: desafios e perspectivas
Lima ALves, Missiene
Família-escola
Desafios
Gestão democrática
title_short A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: desafios e perspectivas
title_full A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: desafios e perspectivas
title_fullStr A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: desafios e perspectivas
title_full_unstemmed A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: desafios e perspectivas
title_sort A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: desafios e perspectivas
author Lima ALves, Missiene
author_facet Lima ALves, Missiene
Silva Lima, Maria da Conceição
author_role author
author2 Silva Lima, Maria da Conceição
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima ALves, Missiene
Silva Lima, Maria da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Família-escola
Desafios
Gestão democrática
topic Família-escola
Desafios
Gestão democrática
description Este artigo apresenta alguns desafios envolvendo a participação da família na gestão democrática escolar, no contexto família-escola. Ele é oriundo de uma pesquisa qualitativa, que teve por instrumento a entrevista semiestruturada aplicada aos familiares, professores e gestores de uma escola pública no município de Camaragibe-PE. Os dados analisados tiveram como esteio a técnica de análise de conteúdo, apontando para descompassos e desafios nessa relação: Por um lado, embora a família reconheça a importância da escola na vida dos alunos, ainda alega falta de tempo ou desconhecimento de seu papel na gestão democrática, no tocante à participação nas instâncias deliberativas escolares. Por outro, um discurso enraizado de gestores/docentes que apontam desinteresse da família em acompanhar as decisões, não se colocando de maneira mais proativa no sentido de atraí-los para o contexto escolar. Acreditamos que ao evidenciarmos tais dinâmicas, podemos contribuir para ampliar o debate em torno da temática, de forma que a escola possa se tornar verdadeiramente democrática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7276
10.22196/rp.v25i1.7276
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7276
identifier_str_mv 10.22196/rp.v25i1.7276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7276/3925
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-22
Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-22
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991582027776