O ensino médio politécnico: a (in) segurança em operar com a proposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schvingel Klein Bühring, Cláudia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Giongo, Ieda Maria, Vier Munhoz, Angélica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4971
Resumo: Este artigo tem o intuito de compreender aspectos relativos à emergência da Proposta do Ensino Médio Politécnico para as Escolas Estaduais do Rio Grande do Sul. O material empírico da pesquisa foi gerado por meio de entrevistas semiestruturadas e envolveu três docentes que atuavam em cargos administrativos e técnica de grupo focal e nove de uma escola de Ensino Médio, do interior do Vale do Taquari/RS. Também constituíram materiais de investigação o estudo dos documentos da Proposta e pesquisa em dois jornais de circulação e do diário de campo da pesquisadora. O estudo permitiu a emergência da unidade de análise que se configurava em torno da (in) segurança de operar com a Proposta. Os aportes teóricos que sustentaram a investigação são relativos a algumas ferramentas foucautianas, em especial, enunciação e discurso. As enunciações acerca da Proposta em relação à (in) segurança geravam, entre os professores, dúvidas, medo e resistência em operar com a pesquisa. 
id UNOCHAPO-1_827c83b7aacc9e8e415ffe8414587cf1
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4971
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling O ensino médio politécnico: a (in) segurança em operar com a propostaBusiness to Business. Outsourcing. Relacionamento interorganizacional.Este artigo tem o intuito de compreender aspectos relativos à emergência da Proposta do Ensino Médio Politécnico para as Escolas Estaduais do Rio Grande do Sul. O material empírico da pesquisa foi gerado por meio de entrevistas semiestruturadas e envolveu três docentes que atuavam em cargos administrativos e técnica de grupo focal e nove de uma escola de Ensino Médio, do interior do Vale do Taquari/RS. Também constituíram materiais de investigação o estudo dos documentos da Proposta e pesquisa em dois jornais de circulação e do diário de campo da pesquisadora. O estudo permitiu a emergência da unidade de análise que se configurava em torno da (in) segurança de operar com a Proposta. Os aportes teóricos que sustentaram a investigação são relativos a algumas ferramentas foucautianas, em especial, enunciação e discurso. As enunciações acerca da Proposta em relação à (in) segurança geravam, entre os professores, dúvidas, medo e resistência em operar com a pesquisa. Unochapecó2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/497110.22196/rp.v22i0.4971Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-16Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-161984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4971/2924Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchvingel Klein Bühring, CláudiaGiongo, Ieda MariaVier Munhoz, Angélica2020-05-20T18:29:29Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4971Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-05-20T18:29:29Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino médio politécnico: a (in) segurança em operar com a proposta
title O ensino médio politécnico: a (in) segurança em operar com a proposta
spellingShingle O ensino médio politécnico: a (in) segurança em operar com a proposta
Schvingel Klein Bühring, Cláudia
Business to Business. Outsourcing. Relacionamento interorganizacional.
title_short O ensino médio politécnico: a (in) segurança em operar com a proposta
title_full O ensino médio politécnico: a (in) segurança em operar com a proposta
title_fullStr O ensino médio politécnico: a (in) segurança em operar com a proposta
title_full_unstemmed O ensino médio politécnico: a (in) segurança em operar com a proposta
title_sort O ensino médio politécnico: a (in) segurança em operar com a proposta
author Schvingel Klein Bühring, Cláudia
author_facet Schvingel Klein Bühring, Cláudia
Giongo, Ieda Maria
Vier Munhoz, Angélica
author_role author
author2 Giongo, Ieda Maria
Vier Munhoz, Angélica
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schvingel Klein Bühring, Cláudia
Giongo, Ieda Maria
Vier Munhoz, Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Business to Business. Outsourcing. Relacionamento interorganizacional.
topic Business to Business. Outsourcing. Relacionamento interorganizacional.
description Este artigo tem o intuito de compreender aspectos relativos à emergência da Proposta do Ensino Médio Politécnico para as Escolas Estaduais do Rio Grande do Sul. O material empírico da pesquisa foi gerado por meio de entrevistas semiestruturadas e envolveu três docentes que atuavam em cargos administrativos e técnica de grupo focal e nove de uma escola de Ensino Médio, do interior do Vale do Taquari/RS. Também constituíram materiais de investigação o estudo dos documentos da Proposta e pesquisa em dois jornais de circulação e do diário de campo da pesquisadora. O estudo permitiu a emergência da unidade de análise que se configurava em torno da (in) segurança de operar com a Proposta. Os aportes teóricos que sustentaram a investigação são relativos a algumas ferramentas foucautianas, em especial, enunciação e discurso. As enunciações acerca da Proposta em relação à (in) segurança geravam, entre os professores, dúvidas, medo e resistência em operar com a pesquisa. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4971
10.22196/rp.v22i0.4971
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4971
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.4971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4971/2924
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-16
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-16
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1754571041435287552