A formação do profissional da educação à luz da pesquisa e da narração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Claudecir dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1224
Resumo: O presente artigo tem a intenção de fazer alguns apontamentos acerca da formação do profissional da educação. Para tanto, procura mostrar a importância da pesquisa na formação desse profissional, partindo de uma reflexão sobre o conceito de narração desenvolvido pelo filósofo alemão Walter Benjamin como o conceito condutor da relação pedagógica entre professor e aluno. A conclusão de Benjamin de que “a experiência da arte de narrar está em vias de extinção” suscita diversas questões; entretanto, considerando-se o fato de que o “narrador retira da experiência o que ele conta: sua própria experiência ou a relatada pelos outros, e incorpora as coisas narradas à experiência dos seus ouvintes”, concluímos também que pensar na formação de professores narradores e pesquisadores significa acreditar não apenas na permanência da arte de narrar. Significa, sobretudo, ter a consciência de que, por meio da pesquisa, a formação dos professores será diferenciada porque poderá ser contínua. Com experiências enriquecedoras oriundas da pesquisa, a prática profissional dos professores pesquisadores-narradores será enriquecida.
id UNOCHAPO-1_31339db8666efcbe8ea14ff733427b29
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1224
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling A formação do profissional da educação à luz da pesquisa e da narraçãoProjeto civilizadorLBANacionalismoO presente artigo tem a intenção de fazer alguns apontamentos acerca da formação do profissional da educação. Para tanto, procura mostrar a importância da pesquisa na formação desse profissional, partindo de uma reflexão sobre o conceito de narração desenvolvido pelo filósofo alemão Walter Benjamin como o conceito condutor da relação pedagógica entre professor e aluno. A conclusão de Benjamin de que “a experiência da arte de narrar está em vias de extinção” suscita diversas questões; entretanto, considerando-se o fato de que o “narrador retira da experiência o que ele conta: sua própria experiência ou a relatada pelos outros, e incorpora as coisas narradas à experiência dos seus ouvintes”, concluímos também que pensar na formação de professores narradores e pesquisadores significa acreditar não apenas na permanência da arte de narrar. Significa, sobretudo, ter a consciência de que, por meio da pesquisa, a formação dos professores será diferenciada porque poderá ser contínua. Com experiências enriquecedoras oriundas da pesquisa, a prática profissional dos professores pesquisadores-narradores será enriquecida.Unochapecó2013-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/122410.22196/rp.v12i25.1224Revista Pedagógica; Vol. 12 Núm. 25: jul./dez. 2010; 257-283Revista Pedagógica; v. 12 n. 25: jul./dez. 2010; 257-2831984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1224/639Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Claudecir dos2016-11-25T16:37:20Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1224Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:37:20Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do profissional da educação à luz da pesquisa e da narração
title A formação do profissional da educação à luz da pesquisa e da narração
spellingShingle A formação do profissional da educação à luz da pesquisa e da narração
Santos, Claudecir dos
Projeto civilizador
LBA
Nacionalismo
title_short A formação do profissional da educação à luz da pesquisa e da narração
title_full A formação do profissional da educação à luz da pesquisa e da narração
title_fullStr A formação do profissional da educação à luz da pesquisa e da narração
title_full_unstemmed A formação do profissional da educação à luz da pesquisa e da narração
title_sort A formação do profissional da educação à luz da pesquisa e da narração
author Santos, Claudecir dos
author_facet Santos, Claudecir dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Claudecir dos
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto civilizador
LBA
Nacionalismo
topic Projeto civilizador
LBA
Nacionalismo
description O presente artigo tem a intenção de fazer alguns apontamentos acerca da formação do profissional da educação. Para tanto, procura mostrar a importância da pesquisa na formação desse profissional, partindo de uma reflexão sobre o conceito de narração desenvolvido pelo filósofo alemão Walter Benjamin como o conceito condutor da relação pedagógica entre professor e aluno. A conclusão de Benjamin de que “a experiência da arte de narrar está em vias de extinção” suscita diversas questões; entretanto, considerando-se o fato de que o “narrador retira da experiência o que ele conta: sua própria experiência ou a relatada pelos outros, e incorpora as coisas narradas à experiência dos seus ouvintes”, concluímos também que pensar na formação de professores narradores e pesquisadores significa acreditar não apenas na permanência da arte de narrar. Significa, sobretudo, ter a consciência de que, por meio da pesquisa, a formação dos professores será diferenciada porque poderá ser contínua. Com experiências enriquecedoras oriundas da pesquisa, a prática profissional dos professores pesquisadores-narradores será enriquecida.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1224
10.22196/rp.v12i25.1224
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1224
identifier_str_mv 10.22196/rp.v12i25.1224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1224/639
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 12 Núm. 25: jul./dez. 2010; 257-283
Revista Pedagógica; v. 12 n. 25: jul./dez. 2010; 257-283
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992114704384