A educação indígena e uma leitura semiótica das práticas culturais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2922 |
Resumo: | O Continente Americano é um Continente Absconditus, ou seja, o nome mais encobre que revela e, a América Latina Caribenha, em especial, é um “cadinho” de onde emergem as mais complexas etnias indígenas, aliás, estas não podem ser compreendidas sem a presença da cultura europeia, sem a cultura africana e sem as demais culturas. Portanto, o Continente Latino Americano é o exemplo máximo de culturas velozes que se intercruzam e se transculturalizam-se. A Literatura, portanto, tem sido a forma de apreensão desta forma mentis deste Continente. José María Arguedas, em sua obra, de 1958, Os Rios Profundos, partindo do exemplo do Peru, aproxima a cultura quéchua e a cultura oficial em um intercruzamento semiótico que implica todas as linguagens dos sentidos – linguagens não verbais – e a linguagem verbal. Assim, por meio da obra do peruano Arguedas, pretende-se formular uma leitura semiótica das práticas culturais e pedagógicas no âmbito da Educação Indígena e construir, mais que um paradigma, um sintagma, no sentido de operar a apreensão e compreensão dinâmica – semioticamente falando – destes rios profundos que nutrem e dão a fundura deste Continente Absconditus e, esteticamente falando, o Continente, por excelência, Barroco. |
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