O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5585 |
Resumo: | O presente artigo objetiva examinar o uso da prática pedagógica Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), apoiada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como componente estimulador do processo de aprendizagem e como desenvolvedora de habilidades e competências nos discentes do ensino profissional. Justifica-se a investigação pela identificação das práticas pedagógicas que darão suporte ao novo panorama da educação no século 21 face às expressivas alterações permitidas pelos cenários tecnológicos sustentadores da chamada sociedade digital, esta exigente em termos de habilidades e competências ligadas à Indústria 4.0. A metodologia adotada consiste no acompanhamento das fases do programa Startup in School (que adota o método ABP), patrocinado pelo Google e realizado pela empresa Ideias de Futuro, em parceria com o Centro Paula Souza, aplicado em escolas técnicas profissionais. Considera-se, ao final, que a prática se adequa às novas exigências de ensino e prepara os participantes para o ambiente da Indústria 4.0. |
id |
UNOCHAPO-1_9bc29a46377d7f297d2b0d558c1b894c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5585 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALO presente artigo objetiva examinar o uso da prática pedagógica Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), apoiada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como componente estimulador do processo de aprendizagem e como desenvolvedora de habilidades e competências nos discentes do ensino profissional. Justifica-se a investigação pela identificação das práticas pedagógicas que darão suporte ao novo panorama da educação no século 21 face às expressivas alterações permitidas pelos cenários tecnológicos sustentadores da chamada sociedade digital, esta exigente em termos de habilidades e competências ligadas à Indústria 4.0. A metodologia adotada consiste no acompanhamento das fases do programa Startup in School (que adota o método ABP), patrocinado pelo Google e realizado pela empresa Ideias de Futuro, em parceria com o Centro Paula Souza, aplicado em escolas técnicas profissionais. Considera-se, ao final, que a prática se adequa às novas exigências de ensino e prepara os participantes para o ambiente da Indústria 4.0.Unochapecó2021-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa experimental aplicadaapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/558510.22196/rp.v22i0.5585Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021)Revista Pedagógica; v. 23 (2021)1984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5585/3340Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGiordano, Carlos VitalGazoti, Lilian Amatucci2021-02-01T13:26:39Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5585Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-02-01T13:26:39Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title |
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
spellingShingle |
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Giordano, Carlos Vital |
title_short |
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full |
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_fullStr |
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full_unstemmed |
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_sort |
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
author |
Giordano, Carlos Vital |
author_facet |
Giordano, Carlos Vital Gazoti, Lilian Amatucci |
author_role |
author |
author2 |
Gazoti, Lilian Amatucci |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giordano, Carlos Vital Gazoti, Lilian Amatucci |
description |
O presente artigo objetiva examinar o uso da prática pedagógica Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), apoiada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como componente estimulador do processo de aprendizagem e como desenvolvedora de habilidades e competências nos discentes do ensino profissional. Justifica-se a investigação pela identificação das práticas pedagógicas que darão suporte ao novo panorama da educação no século 21 face às expressivas alterações permitidas pelos cenários tecnológicos sustentadores da chamada sociedade digital, esta exigente em termos de habilidades e competências ligadas à Indústria 4.0. A metodologia adotada consiste no acompanhamento das fases do programa Startup in School (que adota o método ABP), patrocinado pelo Google e realizado pela empresa Ideias de Futuro, em parceria com o Centro Paula Souza, aplicado em escolas técnicas profissionais. Considera-se, ao final, que a prática se adequa às novas exigências de ensino e prepara os participantes para o ambiente da Indústria 4.0. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa experimental aplicada |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5585 10.22196/rp.v22i0.5585 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5585 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.5585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5585/3340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021) Revista Pedagógica; v. 23 (2021) 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320996042670080 |