O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordano, Carlos Vital
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gazoti, Lilian Amatucci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5585
Resumo: O presente artigo objetiva examinar o uso da prática pedagógica Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), apoiada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como componente estimulador do processo de aprendizagem e como desenvolvedora de habilidades e competências nos discentes do ensino profissional. Justifica-se a investigação pela identificação das práticas pedagógicas que darão suporte ao novo panorama da educação no século 21 face às expressivas alterações permitidas pelos cenários tecnológicos sustentadores da chamada sociedade digital, esta exigente em termos de habilidades e competências ligadas à Indústria 4.0. A metodologia adotada consiste no acompanhamento das fases do programa Startup in School (que adota o método ABP), patrocinado pelo Google e realizado pela empresa Ideias de Futuro, em parceria com o Centro Paula Souza, aplicado em escolas técnicas profissionais. Considera-se, ao final, que a prática se adequa às novas exigências de ensino e prepara os participantes para o ambiente da Indústria 4.0.
id UNOCHAPO-1_9bc29a46377d7f297d2b0d558c1b894c
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5585
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALO presente artigo objetiva examinar o uso da prática pedagógica Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), apoiada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como componente estimulador do processo de aprendizagem e como desenvolvedora de habilidades e competências nos discentes do ensino profissional. Justifica-se a investigação pela identificação das práticas pedagógicas que darão suporte ao novo panorama da educação no século 21 face às expressivas alterações permitidas pelos cenários tecnológicos sustentadores da chamada sociedade digital, esta exigente em termos de habilidades e competências ligadas à Indústria 4.0. A metodologia adotada consiste no acompanhamento das fases do programa Startup in School (que adota o método ABP), patrocinado pelo Google e realizado pela empresa Ideias de Futuro, em parceria com o Centro Paula Souza, aplicado em escolas técnicas profissionais. Considera-se, ao final, que a prática se adequa às novas exigências de ensino e prepara os participantes para o ambiente da Indústria 4.0.Unochapecó2021-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa experimental aplicadaapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/558510.22196/rp.v22i0.5585Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021)Revista Pedagógica; v. 23 (2021)1984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5585/3340Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGiordano, Carlos VitalGazoti, Lilian Amatucci2021-02-01T13:26:39Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5585Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-02-01T13:26:39Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
spellingShingle O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Giordano, Carlos Vital
title_short O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_full O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_fullStr O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_full_unstemmed O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_sort O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM O MÉTODO ABP NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
author Giordano, Carlos Vital
author_facet Giordano, Carlos Vital
Gazoti, Lilian Amatucci
author_role author
author2 Gazoti, Lilian Amatucci
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giordano, Carlos Vital
Gazoti, Lilian Amatucci
description O presente artigo objetiva examinar o uso da prática pedagógica Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), apoiada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como componente estimulador do processo de aprendizagem e como desenvolvedora de habilidades e competências nos discentes do ensino profissional. Justifica-se a investigação pela identificação das práticas pedagógicas que darão suporte ao novo panorama da educação no século 21 face às expressivas alterações permitidas pelos cenários tecnológicos sustentadores da chamada sociedade digital, esta exigente em termos de habilidades e competências ligadas à Indústria 4.0. A metodologia adotada consiste no acompanhamento das fases do programa Startup in School (que adota o método ABP), patrocinado pelo Google e realizado pela empresa Ideias de Futuro, em parceria com o Centro Paula Souza, aplicado em escolas técnicas profissionais. Considera-se, ao final, que a prática se adequa às novas exigências de ensino e prepara os participantes para o ambiente da Indústria 4.0.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa experimental aplicada
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5585
10.22196/rp.v22i0.5585
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5585
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.5585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5585/3340
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021)
Revista Pedagógica; v. 23 (2021)
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996042670080