JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO, TRABALHO E CULTURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6140 |
Resumo: | A preocupação deste ensaio é com as juventudes contemporâneas. Nele são analisadas as inserções das juventudes contemporâneas nas esferas da cultura, da escola e do trabalho e tem por finalidade compreender os desafios postos para Educação Profissional e Tecnológica na atualidade. Foi produzido a partir de estudos realizados no componente curricular eletivo Juventude, Trabalho e Escola, oferecido no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica que pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFRS. Desenvolvido numa perspectiva qualitativa, foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica, constituída de livros, artigos de periódicos e com material disponibilizado na Internet, seguindo os tipos de pesquisa descritiva e exploratória. Na sua organização foram definidas as seguintes categorias de análise: constituição do sujeito jovem e as culturas juvenis na contemporaneidade; mundo do trabalho e os espaços das juventudes e escola e formação profissional crítica dos jovens. Os resultados apontam o papel da educação para o presente e o futuro das juventudes, em que as instituições de ensino se apresentam como oportunidades de crítica, de negociação e produção cultural e de reconhecimento das identidades culturais. Um projeto de vida não pode se limitar às escolhas profissionais, porém, a inserção no mundo do trabalho é parte importante da vida dos jovens. É importante escutar os jovens e ajudá-los a enfrentar os obstáculos cotidianos para potencializar seus projetos de futuro, ajudando-os a enfrentar o poder de homogeneização que insiste em reduzi-los a um período de tempo transitório da vida. |
id |
UNOCHAPO-1_acb48f7bb4449b6e249ce6642d7146ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6140 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO, TRABALHO E CULTURAJuventudesMundo do trabalhoEducação Profissional e TecnológicaCulturas juvenisA preocupação deste ensaio é com as juventudes contemporâneas. Nele são analisadas as inserções das juventudes contemporâneas nas esferas da cultura, da escola e do trabalho e tem por finalidade compreender os desafios postos para Educação Profissional e Tecnológica na atualidade. Foi produzido a partir de estudos realizados no componente curricular eletivo Juventude, Trabalho e Escola, oferecido no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica que pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFRS. Desenvolvido numa perspectiva qualitativa, foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica, constituída de livros, artigos de periódicos e com material disponibilizado na Internet, seguindo os tipos de pesquisa descritiva e exploratória. Na sua organização foram definidas as seguintes categorias de análise: constituição do sujeito jovem e as culturas juvenis na contemporaneidade; mundo do trabalho e os espaços das juventudes e escola e formação profissional crítica dos jovens. Os resultados apontam o papel da educação para o presente e o futuro das juventudes, em que as instituições de ensino se apresentam como oportunidades de crítica, de negociação e produção cultural e de reconhecimento das identidades culturais. Um projeto de vida não pode se limitar às escolhas profissionais, porém, a inserção no mundo do trabalho é parte importante da vida dos jovens. É importante escutar os jovens e ajudá-los a enfrentar os obstáculos cotidianos para potencializar seus projetos de futuro, ajudando-os a enfrentar o poder de homogeneização que insiste em reduzi-los a um período de tempo transitório da vida.Unochapecó2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/614010.22196/rp.v22i0.6140Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 01-18Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 01-181984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6140/3457Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessElias Emerim, MarcosScopel Faé, JanaínaVieira, Josimar de Aparecido2021-05-06T11:06:10Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6140Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-05-06T11:06:10Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO, TRABALHO E CULTURA |
title |
JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO, TRABALHO E CULTURA |
spellingShingle |
JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO, TRABALHO E CULTURA Elias Emerim, Marcos Juventudes Mundo do trabalho Educação Profissional e Tecnológica Culturas juvenis |
title_short |
JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO, TRABALHO E CULTURA |
title_full |
JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO, TRABALHO E CULTURA |
title_fullStr |
JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO, TRABALHO E CULTURA |
title_full_unstemmed |
JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO, TRABALHO E CULTURA |
title_sort |
JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO, TRABALHO E CULTURA |
author |
Elias Emerim, Marcos |
author_facet |
Elias Emerim, Marcos Scopel Faé, Janaína Vieira, Josimar de Aparecido |
author_role |
author |
author2 |
Scopel Faé, Janaína Vieira, Josimar de Aparecido |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elias Emerim, Marcos Scopel Faé, Janaína Vieira, Josimar de Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventudes Mundo do trabalho Educação Profissional e Tecnológica Culturas juvenis |
topic |
Juventudes Mundo do trabalho Educação Profissional e Tecnológica Culturas juvenis |
description |
A preocupação deste ensaio é com as juventudes contemporâneas. Nele são analisadas as inserções das juventudes contemporâneas nas esferas da cultura, da escola e do trabalho e tem por finalidade compreender os desafios postos para Educação Profissional e Tecnológica na atualidade. Foi produzido a partir de estudos realizados no componente curricular eletivo Juventude, Trabalho e Escola, oferecido no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica que pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFRS. Desenvolvido numa perspectiva qualitativa, foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica, constituída de livros, artigos de periódicos e com material disponibilizado na Internet, seguindo os tipos de pesquisa descritiva e exploratória. Na sua organização foram definidas as seguintes categorias de análise: constituição do sujeito jovem e as culturas juvenis na contemporaneidade; mundo do trabalho e os espaços das juventudes e escola e formação profissional crítica dos jovens. Os resultados apontam o papel da educação para o presente e o futuro das juventudes, em que as instituições de ensino se apresentam como oportunidades de crítica, de negociação e produção cultural e de reconhecimento das identidades culturais. Um projeto de vida não pode se limitar às escolhas profissionais, porém, a inserção no mundo do trabalho é parte importante da vida dos jovens. É importante escutar os jovens e ajudá-los a enfrentar os obstáculos cotidianos para potencializar seus projetos de futuro, ajudando-os a enfrentar o poder de homogeneização que insiste em reduzi-los a um período de tempo transitório da vida. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6140 10.22196/rp.v22i0.6140 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6140 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.6140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6140/3457 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 01-18 Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 01-18 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320996101390336 |