Sobre nossa responsabilidade social na educação de crianças para uma cultura de paz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4202 |
Resumo: | Hoje vivemos o paradoxo de ter um conhecimento teórico avançado sobre a infância, enquanto assistimos com horror a incapacidade da nossa f•,eração de lidar com as populações infantis e juvenis. Refletir sobre tais questões e pensar sobre a nossa responsabilidade social na construção da paz são meus objetivos nesta fala. Faço a reflexão a partir de três ângulos. Primeiro, trago o que chamo de "o tamanho do nosso problema", destacando a educação infantil, denominação que no Brasil designa à educação da criança de O a 6 anos, ou educação da primeira infância. Em seguida, pergunto: como podemos construir uma cultura de paz em tempos de violência banalizada? No terceiro, aponto a necessária atuação do Estado e da sociedade nesta construção, nesses violentos tempos em que vivemos. |
id |
UNOCHAPO-1_fc2acff0cc6b3877e86e92320295756d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4202 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre nossa responsabilidade social na educação de crianças para uma cultura de pazAutismoEscolarizaçãoInclusão escolarTempos de escolaHoje vivemos o paradoxo de ter um conhecimento teórico avançado sobre a infância, enquanto assistimos com horror a incapacidade da nossa f•,eração de lidar com as populações infantis e juvenis. Refletir sobre tais questões e pensar sobre a nossa responsabilidade social na construção da paz são meus objetivos nesta fala. Faço a reflexão a partir de três ângulos. Primeiro, trago o que chamo de "o tamanho do nosso problema", destacando a educação infantil, denominação que no Brasil designa à educação da criança de O a 6 anos, ou educação da primeira infância. Em seguida, pergunto: como podemos construir uma cultura de paz em tempos de violência banalizada? No terceiro, aponto a necessária atuação do Estado e da sociedade nesta construção, nesses violentos tempos em que vivemos.Unochapecó2018-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/420210.22196/rp.v6i13.4202Revista Pedagógica; Vol. 6 Núm. 13: Jul. / Dez. 2004; 143-162Revista Pedagógica; v. 6 n. 13: Jul. / Dez. 2004; 143-1621984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4202/2382Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessKramer, Sonia2018-02-11T20:18:20Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4202Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-11T20:18:20Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre nossa responsabilidade social na educação de crianças para uma cultura de paz |
title |
Sobre nossa responsabilidade social na educação de crianças para uma cultura de paz |
spellingShingle |
Sobre nossa responsabilidade social na educação de crianças para uma cultura de paz Kramer, Sonia Autismo Escolarização Inclusão escolar Tempos de escola |
title_short |
Sobre nossa responsabilidade social na educação de crianças para uma cultura de paz |
title_full |
Sobre nossa responsabilidade social na educação de crianças para uma cultura de paz |
title_fullStr |
Sobre nossa responsabilidade social na educação de crianças para uma cultura de paz |
title_full_unstemmed |
Sobre nossa responsabilidade social na educação de crianças para uma cultura de paz |
title_sort |
Sobre nossa responsabilidade social na educação de crianças para uma cultura de paz |
author |
Kramer, Sonia |
author_facet |
Kramer, Sonia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kramer, Sonia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Escolarização Inclusão escolar Tempos de escola |
topic |
Autismo Escolarização Inclusão escolar Tempos de escola |
description |
Hoje vivemos o paradoxo de ter um conhecimento teórico avançado sobre a infância, enquanto assistimos com horror a incapacidade da nossa f•,eração de lidar com as populações infantis e juvenis. Refletir sobre tais questões e pensar sobre a nossa responsabilidade social na construção da paz são meus objetivos nesta fala. Faço a reflexão a partir de três ângulos. Primeiro, trago o que chamo de "o tamanho do nosso problema", destacando a educação infantil, denominação que no Brasil designa à educação da criança de O a 6 anos, ou educação da primeira infância. Em seguida, pergunto: como podemos construir uma cultura de paz em tempos de violência banalizada? No terceiro, aponto a necessária atuação do Estado e da sociedade nesta construção, nesses violentos tempos em que vivemos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4202 10.22196/rp.v6i13.4202 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4202 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v6i13.4202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4202/2382 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 6 Núm. 13: Jul. / Dez. 2004; 143-162 Revista Pedagógica; v. 6 n. 13: Jul. / Dez. 2004; 143-162 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994798010368 |