Estudantes negras universitárias e a herança cultural escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grifos (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3666 |
Resumo: | Este trabalho aborda três experiências vividas por estudantes negras cotistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), as quais foram relatadas por meio de entrevistas. O referencial teórico aporta-se nos conceitos desenvolvidos pelo sociólogo Pierre Bourdieu, principalmente quanto aos diferentes tipos de capitais abordados pelo autor – econômico, cultural, social, simbólico, linguístico, escolar, etc. –, para a análise das trajetórias de vida escolar e universitária das entrevistadas. Destaca-se, das trajetórias de vida das estudantes, especialmente, suas heranças cultural, escolar e familiar e como elas mobilizaram essas heranças em seu favor. No campo universitário, todavia, o racismo, a discriminação de gênero e as “diferenças” se interseccionam (Kimberlé Crenshaw) para a reprodução social (Pierre Bourdieu). A isso, opõem-se as ações afirmativas, que vêm tentando romper com a lógica da reprodução social, criando as condições para novas relações no campo universitário e enriquecendo as práticas sociais nesses ambientes pela inclusão das diferenças sociais, culturais e étnicas. |
id |
UNOCHAPO-2_8962d7bd5abff342f6b015b8f522020a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3666 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-2 |
network_name_str |
Grifos (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudantes negras universitárias e a herança cultural escolarReciclagem. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Benefícios socioeconômicos e ambientais.Este trabalho aborda três experiências vividas por estudantes negras cotistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), as quais foram relatadas por meio de entrevistas. O referencial teórico aporta-se nos conceitos desenvolvidos pelo sociólogo Pierre Bourdieu, principalmente quanto aos diferentes tipos de capitais abordados pelo autor – econômico, cultural, social, simbólico, linguístico, escolar, etc. –, para a análise das trajetórias de vida escolar e universitária das entrevistadas. Destaca-se, das trajetórias de vida das estudantes, especialmente, suas heranças cultural, escolar e familiar e como elas mobilizaram essas heranças em seu favor. No campo universitário, todavia, o racismo, a discriminação de gênero e as “diferenças” se interseccionam (Kimberlé Crenshaw) para a reprodução social (Pierre Bourdieu). A isso, opõem-se as ações afirmativas, que vêm tentando romper com a lógica da reprodução social, criando as condições para novas relações no campo universitário e enriquecendo as práticas sociais nesses ambientes pela inclusão das diferenças sociais, culturais e étnicas.Unochapecó2017-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/366610.22295/grifos.v25i41.3666Revista Grifos; v. 25 n. 41 (2016): DOSSIÊ RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO; 191-2182175-015710.22295/grifos.v25i41reponame:Grifos (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3666/2091Copyright (c) 2017 Revista Grifosinfo:eu-repo/semantics/openAccessDentz, Schirlei Russi VonValle, Ione Ribeiro2017-03-24T06:19:33Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3666Revistahttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/indexPUBhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/oaij.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||2175-01571414-0268opendoar:2017-03-24T06:19:33Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudantes negras universitárias e a herança cultural escolar |
title |
Estudantes negras universitárias e a herança cultural escolar |
spellingShingle |
Estudantes negras universitárias e a herança cultural escolar Dentz, Schirlei Russi Von Reciclagem. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Benefícios socioeconômicos e ambientais. |
title_short |
Estudantes negras universitárias e a herança cultural escolar |
title_full |
Estudantes negras universitárias e a herança cultural escolar |
title_fullStr |
Estudantes negras universitárias e a herança cultural escolar |
title_full_unstemmed |
Estudantes negras universitárias e a herança cultural escolar |
title_sort |
Estudantes negras universitárias e a herança cultural escolar |
author |
Dentz, Schirlei Russi Von |
author_facet |
Dentz, Schirlei Russi Von Valle, Ione Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Valle, Ione Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dentz, Schirlei Russi Von Valle, Ione Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reciclagem. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Benefícios socioeconômicos e ambientais. |
topic |
Reciclagem. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Benefícios socioeconômicos e ambientais. |
description |
Este trabalho aborda três experiências vividas por estudantes negras cotistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), as quais foram relatadas por meio de entrevistas. O referencial teórico aporta-se nos conceitos desenvolvidos pelo sociólogo Pierre Bourdieu, principalmente quanto aos diferentes tipos de capitais abordados pelo autor – econômico, cultural, social, simbólico, linguístico, escolar, etc. –, para a análise das trajetórias de vida escolar e universitária das entrevistadas. Destaca-se, das trajetórias de vida das estudantes, especialmente, suas heranças cultural, escolar e familiar e como elas mobilizaram essas heranças em seu favor. No campo universitário, todavia, o racismo, a discriminação de gênero e as “diferenças” se interseccionam (Kimberlé Crenshaw) para a reprodução social (Pierre Bourdieu). A isso, opõem-se as ações afirmativas, que vêm tentando romper com a lógica da reprodução social, criando as condições para novas relações no campo universitário e enriquecendo as práticas sociais nesses ambientes pela inclusão das diferenças sociais, culturais e étnicas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3666 10.22295/grifos.v25i41.3666 |
url |
http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3666 |
identifier_str_mv |
10.22295/grifos.v25i41.3666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3666/2091 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Grifos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Grifos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Grifos; v. 25 n. 41 (2016): DOSSIÊ RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO; 191-218 2175-0157 10.22295/grifos.v25i41 reponame:Grifos (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Grifos (Chapecó. Online) |
collection |
Grifos (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
j.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br|| |
_version_ |
1797067367343194112 |