GÊNERO E SEXUALIDADE EM POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS: ENTRELACES COM A EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guizzo, Bianca Salazar
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Felipe, Jane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/7546
Resumo: Resumo: A partir das contribuições dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais, os propósitos principais deste trabalho são: 1) apresentar algumas políticas públicas que mencionam as questões de gênero e sexualidade; 2) discutir aspectos que têm dificultado a inserção dessas questões nas escolas. Os resultados apontaram que tem havido um incremento de documentos que dão visibilidade às questões de gênero e sexualidade. Porém, alguns deles não chegam a ser postos em prática, em virtude da resistência de setores conservadores. Apesar disso, tem ocorrido um esforço para contemplar tais questões no currículo, embora ainda sejam apontadas algumas dificuldades que se vinculam à falta de formação docente e à resistência das famílias em permitir o trabalho com tais temáticas.Palavras-chave: Políticas Públicas. Gênero. Sexualidade. Educação.GENDER AND SEXUALITY IN CONTEMPORARY POLICIES: INTERLINKS WITH EDUCATIONAbstract: Based on the contributions of Gender Studies and Cultural Studies, the main purposes of this work are: 1) to present some public policies that mention gender and sexuality issues; 2) to discuss aspects that have hindered the inclusion of these issues in schools. The results showed that there has been an increase of documents that make gender and sexuality visible. However, some of them fail to be implemented, due to resistance of conservative groups. Nevertheless, there has been an effort to contemplate these issues in the curriculum, in spite of difficulties linked to the lack of teacher training as well as to family resistance to pedagogical work with such issues.Keywords: Public Policies. Gender. Sexuality. Education.GÉNERO Y SEXUALIDAD EN LAS POLÍTICAS CONTEMPORÁNEAS: ARTICULACIONES CON EL CAMPO DE LA EDUCACIÓNResumen: A partir de las contribuciones de los Estudios de Género y de los Estudios Culturales, los principales objetivos de este trabajo son: 1) presentar algunas políticas públicas que mencionan las cuestiones de género y la sexualidad; 2 ) examinar las cuestiones que han impedido la inclusión de estos temas en las escuelas . Los resultados mostraron que ha habido un aumento de documentos que dan visibilidad a las cuestiones de género y sexualidad. Pero algunos de ellos no llegan a ser usados y trabajados en las escuelas, debido a la resistencia de los sectores conservadores. Ha habido un esfuerzo por contemplar estas cuestiones en los planes de estudios.  Sin embargo se identifican algunas dificultades que están vinculados a la falta de formación del profesorado y la resistencia de las familias para permitir el trabajo con las cuestiones de género y sexualidad. Palabras clave: Políticas Públicas. Género. Sexualidad. Educación.
id UNOESC-3_9f1c167a0e60240cede9360f3523ae46
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/7546
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling GÊNERO E SEXUALIDADE EM POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS: ENTRELACES COM A EDUCAÇÃOResumo: A partir das contribuições dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais, os propósitos principais deste trabalho são: 1) apresentar algumas políticas públicas que mencionam as questões de gênero e sexualidade; 2) discutir aspectos que têm dificultado a inserção dessas questões nas escolas. Os resultados apontaram que tem havido um incremento de documentos que dão visibilidade às questões de gênero e sexualidade. Porém, alguns deles não chegam a ser postos em prática, em virtude da resistência de setores conservadores. Apesar disso, tem ocorrido um esforço para contemplar tais questões no currículo, embora ainda sejam apontadas algumas dificuldades que se vinculam à falta de formação docente e à resistência das famílias em permitir o trabalho com tais temáticas.Palavras-chave: Políticas Públicas. Gênero. Sexualidade. Educação.GENDER AND SEXUALITY IN CONTEMPORARY POLICIES: INTERLINKS WITH EDUCATIONAbstract: Based on the contributions of Gender Studies and Cultural Studies, the main purposes of this work are: 1) to present some public policies that mention gender and sexuality issues; 2) to discuss aspects that have hindered the inclusion of these issues in schools. The results showed that there has been an increase of documents that make gender and sexuality visible. However, some of them fail to be implemented, due to resistance of conservative groups. Nevertheless, there has been an effort to contemplate these issues in the curriculum, in spite of difficulties linked to the lack of teacher training as well as to family resistance to pedagogical work with such issues.Keywords: Public Policies. Gender. Sexuality. Education.GÉNERO Y SEXUALIDAD EN LAS POLÍTICAS CONTEMPORÁNEAS: ARTICULACIONES CON EL CAMPO DE LA EDUCACIÓNResumen: A partir de las contribuciones de los Estudios de Género y de los Estudios Culturales, los principales objetivos de este trabajo son: 1) presentar algunas políticas públicas que mencionan las cuestiones de género y la sexualidad; 2 ) examinar las cuestiones que han impedido la inclusión de estos temas en las escuelas . Los resultados mostraron que ha habido un aumento de documentos que dan visibilidad a las cuestiones de género y sexualidad. Pero algunos de ellos no llegan a ser usados y trabajados en las escuelas, debido a la resistencia de los sectores conservadores. Ha habido un esfuerzo por contemplar estas cuestiones en los planes de estudios.  Sin embargo se identifican algunas dificultades que están vinculados a la falta de formación del profesorado y la resistencia de las familias para permitir el trabajo con las cuestiones de género y sexualidad. Palabras clave: Políticas Públicas. Género. Sexualidad. Educación.Universidade do Oeste de Santa Catarina2016-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/754610.18593/r.v41i1.7546Roteiro; Vol. 41 No. 2 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 2, MAIO./AGO. 2016; 475-490Roteiro; Vol. 41 Núm. 2 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 2, MAIO./AGO. 2016; 475-490Roteiro; Vol. 41 No. 2 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 2, MAIO./AGO. 2016; 475-490Roteiro; v. 41 n. 2 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 2, MAIO./AGO. 2016; 475-490Roteiro; Vol. 41 N.º 2 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 2, MAIO./AGO. 2016; 475-4902177-60590104-431110.18593/r.v41i2reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/7546/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/7546/13744Copyright (c) 2016 Roteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuizzo, Bianca SalazarFelipe, Jane2019-11-19T20:15:18Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/7546Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-19T20:15:18Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO E SEXUALIDADE EM POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS: ENTRELACES COM A EDUCAÇÃO
title GÊNERO E SEXUALIDADE EM POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS: ENTRELACES COM A EDUCAÇÃO
spellingShingle GÊNERO E SEXUALIDADE EM POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS: ENTRELACES COM A EDUCAÇÃO
Guizzo, Bianca Salazar
title_short GÊNERO E SEXUALIDADE EM POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS: ENTRELACES COM A EDUCAÇÃO
title_full GÊNERO E SEXUALIDADE EM POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS: ENTRELACES COM A EDUCAÇÃO
title_fullStr GÊNERO E SEXUALIDADE EM POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS: ENTRELACES COM A EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed GÊNERO E SEXUALIDADE EM POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS: ENTRELACES COM A EDUCAÇÃO
title_sort GÊNERO E SEXUALIDADE EM POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS: ENTRELACES COM A EDUCAÇÃO
author Guizzo, Bianca Salazar
author_facet Guizzo, Bianca Salazar
Felipe, Jane
author_role author
author2 Felipe, Jane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guizzo, Bianca Salazar
Felipe, Jane
description Resumo: A partir das contribuições dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais, os propósitos principais deste trabalho são: 1) apresentar algumas políticas públicas que mencionam as questões de gênero e sexualidade; 2) discutir aspectos que têm dificultado a inserção dessas questões nas escolas. Os resultados apontaram que tem havido um incremento de documentos que dão visibilidade às questões de gênero e sexualidade. Porém, alguns deles não chegam a ser postos em prática, em virtude da resistência de setores conservadores. Apesar disso, tem ocorrido um esforço para contemplar tais questões no currículo, embora ainda sejam apontadas algumas dificuldades que se vinculam à falta de formação docente e à resistência das famílias em permitir o trabalho com tais temáticas.Palavras-chave: Políticas Públicas. Gênero. Sexualidade. Educação.GENDER AND SEXUALITY IN CONTEMPORARY POLICIES: INTERLINKS WITH EDUCATIONAbstract: Based on the contributions of Gender Studies and Cultural Studies, the main purposes of this work are: 1) to present some public policies that mention gender and sexuality issues; 2) to discuss aspects that have hindered the inclusion of these issues in schools. The results showed that there has been an increase of documents that make gender and sexuality visible. However, some of them fail to be implemented, due to resistance of conservative groups. Nevertheless, there has been an effort to contemplate these issues in the curriculum, in spite of difficulties linked to the lack of teacher training as well as to family resistance to pedagogical work with such issues.Keywords: Public Policies. Gender. Sexuality. Education.GÉNERO Y SEXUALIDAD EN LAS POLÍTICAS CONTEMPORÁNEAS: ARTICULACIONES CON EL CAMPO DE LA EDUCACIÓNResumen: A partir de las contribuciones de los Estudios de Género y de los Estudios Culturales, los principales objetivos de este trabajo son: 1) presentar algunas políticas públicas que mencionan las cuestiones de género y la sexualidad; 2 ) examinar las cuestiones que han impedido la inclusión de estos temas en las escuelas . Los resultados mostraron que ha habido un aumento de documentos que dan visibilidad a las cuestiones de género y sexualidad. Pero algunos de ellos no llegan a ser usados y trabajados en las escuelas, debido a la resistencia de los sectores conservadores. Ha habido un esfuerzo por contemplar estas cuestiones en los planes de estudios.  Sin embargo se identifican algunas dificultades que están vinculados a la falta de formación del profesorado y la resistencia de las familias para permitir el trabajo con las cuestiones de género y sexualidad. Palabras clave: Políticas Públicas. Género. Sexualidad. Educación.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/7546
10.18593/r.v41i1.7546
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/7546
identifier_str_mv 10.18593/r.v41i1.7546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/7546/pdf
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/7546/13744
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Roteiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Roteiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 41 No. 2 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 2, MAIO./AGO. 2016; 475-490
Roteiro; Vol. 41 Núm. 2 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 2, MAIO./AGO. 2016; 475-490
Roteiro; Vol. 41 No. 2 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 2, MAIO./AGO. 2016; 475-490
Roteiro; v. 41 n. 2 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 2, MAIO./AGO. 2016; 475-490
Roteiro; Vol. 41 N.º 2 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 2, MAIO./AGO. 2016; 475-490
2177-6059
0104-4311
10.18593/r.v41i2
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529702993920