O conhecimento produzido pelos Programas de Pós-graduação em Administração nas universidades pernambucanas: análise da produção acadêmica à luz do profissionalismo de Eliot Freidson

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiana Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/10594
Resumo: Neste trabalho teve-se como objetivo analisar o conhecimento produzido pelos programas de pós-graduação stricto sensu em Administração de instituições pernambucanas. Recorreu-se às contribuições de Eliot Freidson (1986, 1996, 1998, 2001) como lente teórica para nortear a pesquisa, uma vez que, para esse autor, o acesso exclusivo ao mercado de trabalho e o reconhecimento de determinada profissão podem ser conseguidos por meio da combinação entre conhecimento formal e credenciamento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados foram obtidos mediante pesquisa bibliográfica e documental, sendo tratados por meio da análise de conteúdo temática proposta por Bardin (2009). Constatou-se que a produção acadêmica dos programas de pós-graduação analisados contempla estudos sobre o conhecimento construído e socializado na graduação em Administração nos cursos presencial e a distância. Entretanto, não foram identificadas pesquisas sobre a atuação dos Conselhos Estadual e Federal em Administração, bem como sobre a intervenção do Estado na profissão. Os dados coletados e os fatores essenciais ao profissionalismo apresentados por Freidson evidenciaram que o conhecimento especializado adquirido nas instituições de ensino pode constituir elemento de inclusão ou exclusão, mas também de hierarquização e diferenciação profissional na atuação dos administradores.Palavras-chave: Sociologia das profissões. Contribuições de Eliot Freidson. Produção acadêmica sobre Administração. Abstract This study aimed to analyze the knowledge produced by business Administration postgraduate programs of institutions from the State of Pernambuco. It was based on the contributions of Eliot Freidson (1986, 1996, 1998, 2001) as a theoretical lens to guide the research, since, for this author, the exclusive access to the labor market and the recognition of a particular profession can be achieved through a combination of formal knowledge and accreditation. It consists of a qualitative study, whose data was obtained by bibliographic and documentary research, being treated by the thematic content analysis proposed by Bardin (2009). It was found that the academic production of the analyzed postgraduate programs contemplates studies on the knowledge built and socialized in classroom and distance courses in business Administration. However, no research involving the performance of State and Federal Councils in Business Administration were identified, as well as the State intervention in the profession. The data collected and the factors essential to professionalism presented by Freidson evidenced that the specialized knowledge acquired in educational institutions can constitute an element of inclusion or exclusion, but also of hierarchization and professional differentiation in the actions of the Administrators.Keywords: Sociology of professions. Contributions of Eliot Freidson. Academic production on business Administration.
id UNOESC-4_ecad2d035f12c44426f584331ba721ae
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/10594
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling O conhecimento produzido pelos Programas de Pós-graduação em Administração nas universidades pernambucanas: análise da produção acadêmica à luz do profissionalismo de Eliot FreidsonNeste trabalho teve-se como objetivo analisar o conhecimento produzido pelos programas de pós-graduação stricto sensu em Administração de instituições pernambucanas. Recorreu-se às contribuições de Eliot Freidson (1986, 1996, 1998, 2001) como lente teórica para nortear a pesquisa, uma vez que, para esse autor, o acesso exclusivo ao mercado de trabalho e o reconhecimento de determinada profissão podem ser conseguidos por meio da combinação entre conhecimento formal e credenciamento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados foram obtidos mediante pesquisa bibliográfica e documental, sendo tratados por meio da análise de conteúdo temática proposta por Bardin (2009). Constatou-se que a produção acadêmica dos programas de pós-graduação analisados contempla estudos sobre o conhecimento construído e socializado na graduação em Administração nos cursos presencial e a distância. Entretanto, não foram identificadas pesquisas sobre a atuação dos Conselhos Estadual e Federal em Administração, bem como sobre a intervenção do Estado na profissão. Os dados coletados e os fatores essenciais ao profissionalismo apresentados por Freidson evidenciaram que o conhecimento especializado adquirido nas instituições de ensino pode constituir elemento de inclusão ou exclusão, mas também de hierarquização e diferenciação profissional na atuação dos administradores.Palavras-chave: Sociologia das profissões. Contribuições de Eliot Freidson. Produção acadêmica sobre Administração. Abstract This study aimed to analyze the knowledge produced by business Administration postgraduate programs of institutions from the State of Pernambuco. It was based on the contributions of Eliot Freidson (1986, 1996, 1998, 2001) as a theoretical lens to guide the research, since, for this author, the exclusive access to the labor market and the recognition of a particular profession can be achieved through a combination of formal knowledge and accreditation. It consists of a qualitative study, whose data was obtained by bibliographic and documentary research, being treated by the thematic content analysis proposed by Bardin (2009). It was found that the academic production of the analyzed postgraduate programs contemplates studies on the knowledge built and socialized in classroom and distance courses in business Administration. However, no research involving the performance of State and Federal Councils in Business Administration were identified, as well as the State intervention in the profession. The data collected and the factors essential to professionalism presented by Freidson evidenced that the specialized knowledge acquired in educational institutions can constitute an element of inclusion or exclusion, but also of hierarchization and professional differentiation in the actions of the Administrators.Keywords: Sociology of professions. Contributions of Eliot Freidson. Academic production on business Administration.Universidade do Oeste de Santa Catarina2017-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1059410.18593/race.v16i1.10594RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 16 No. 1 (2017): RACE jan./abr. 2017; 147-174RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 16 n. 1 (2017): RACE jan./abr. 2017; 147-1742179-49361678-648310.18593/race.v16i1reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/10594/pdfCopyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabiana Ferreira2019-09-09T20:16:41Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/10594Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-09-09T20:16:41RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento produzido pelos Programas de Pós-graduação em Administração nas universidades pernambucanas: análise da produção acadêmica à luz do profissionalismo de Eliot Freidson
title O conhecimento produzido pelos Programas de Pós-graduação em Administração nas universidades pernambucanas: análise da produção acadêmica à luz do profissionalismo de Eliot Freidson
spellingShingle O conhecimento produzido pelos Programas de Pós-graduação em Administração nas universidades pernambucanas: análise da produção acadêmica à luz do profissionalismo de Eliot Freidson
Silva, Fabiana Ferreira
title_short O conhecimento produzido pelos Programas de Pós-graduação em Administração nas universidades pernambucanas: análise da produção acadêmica à luz do profissionalismo de Eliot Freidson
title_full O conhecimento produzido pelos Programas de Pós-graduação em Administração nas universidades pernambucanas: análise da produção acadêmica à luz do profissionalismo de Eliot Freidson
title_fullStr O conhecimento produzido pelos Programas de Pós-graduação em Administração nas universidades pernambucanas: análise da produção acadêmica à luz do profissionalismo de Eliot Freidson
title_full_unstemmed O conhecimento produzido pelos Programas de Pós-graduação em Administração nas universidades pernambucanas: análise da produção acadêmica à luz do profissionalismo de Eliot Freidson
title_sort O conhecimento produzido pelos Programas de Pós-graduação em Administração nas universidades pernambucanas: análise da produção acadêmica à luz do profissionalismo de Eliot Freidson
author Silva, Fabiana Ferreira
author_facet Silva, Fabiana Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabiana Ferreira
description Neste trabalho teve-se como objetivo analisar o conhecimento produzido pelos programas de pós-graduação stricto sensu em Administração de instituições pernambucanas. Recorreu-se às contribuições de Eliot Freidson (1986, 1996, 1998, 2001) como lente teórica para nortear a pesquisa, uma vez que, para esse autor, o acesso exclusivo ao mercado de trabalho e o reconhecimento de determinada profissão podem ser conseguidos por meio da combinação entre conhecimento formal e credenciamento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados foram obtidos mediante pesquisa bibliográfica e documental, sendo tratados por meio da análise de conteúdo temática proposta por Bardin (2009). Constatou-se que a produção acadêmica dos programas de pós-graduação analisados contempla estudos sobre o conhecimento construído e socializado na graduação em Administração nos cursos presencial e a distância. Entretanto, não foram identificadas pesquisas sobre a atuação dos Conselhos Estadual e Federal em Administração, bem como sobre a intervenção do Estado na profissão. Os dados coletados e os fatores essenciais ao profissionalismo apresentados por Freidson evidenciaram que o conhecimento especializado adquirido nas instituições de ensino pode constituir elemento de inclusão ou exclusão, mas também de hierarquização e diferenciação profissional na atuação dos administradores.Palavras-chave: Sociologia das profissões. Contribuições de Eliot Freidson. Produção acadêmica sobre Administração. Abstract This study aimed to analyze the knowledge produced by business Administration postgraduate programs of institutions from the State of Pernambuco. It was based on the contributions of Eliot Freidson (1986, 1996, 1998, 2001) as a theoretical lens to guide the research, since, for this author, the exclusive access to the labor market and the recognition of a particular profession can be achieved through a combination of formal knowledge and accreditation. It consists of a qualitative study, whose data was obtained by bibliographic and documentary research, being treated by the thematic content analysis proposed by Bardin (2009). It was found that the academic production of the analyzed postgraduate programs contemplates studies on the knowledge built and socialized in classroom and distance courses in business Administration. However, no research involving the performance of State and Federal Councils in Business Administration were identified, as well as the State intervention in the profession. The data collected and the factors essential to professionalism presented by Freidson evidenced that the specialized knowledge acquired in educational institutions can constitute an element of inclusion or exclusion, but also of hierarchization and professional differentiation in the actions of the Administrators.Keywords: Sociology of professions. Contributions of Eliot Freidson. Academic production on business Administration.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/10594
10.18593/race.v16i1.10594
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/10594
identifier_str_mv 10.18593/race.v16i1.10594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/10594/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 16 No. 1 (2017): RACE jan./abr. 2017; 147-174
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 16 n. 1 (2017): RACE jan./abr. 2017; 147-174
2179-4936
1678-6483
10.18593/race.v16i1
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1800220426724442112