O conhecimento produzido pelos Programas de Pós-graduação em Administração nas universidades pernambucanas: análise da produção acadêmica à luz do profissionalismo de Eliot Freidson
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/10594 |
Resumo: | Neste trabalho teve-se como objetivo analisar o conhecimento produzido pelos programas de pós-graduação stricto sensu em Administração de instituições pernambucanas. Recorreu-se às contribuições de Eliot Freidson (1986, 1996, 1998, 2001) como lente teórica para nortear a pesquisa, uma vez que, para esse autor, o acesso exclusivo ao mercado de trabalho e o reconhecimento de determinada profissão podem ser conseguidos por meio da combinação entre conhecimento formal e credenciamento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados foram obtidos mediante pesquisa bibliográfica e documental, sendo tratados por meio da análise de conteúdo temática proposta por Bardin (2009). Constatou-se que a produção acadêmica dos programas de pós-graduação analisados contempla estudos sobre o conhecimento construído e socializado na graduação em Administração nos cursos presencial e a distância. Entretanto, não foram identificadas pesquisas sobre a atuação dos Conselhos Estadual e Federal em Administração, bem como sobre a intervenção do Estado na profissão. Os dados coletados e os fatores essenciais ao profissionalismo apresentados por Freidson evidenciaram que o conhecimento especializado adquirido nas instituições de ensino pode constituir elemento de inclusão ou exclusão, mas também de hierarquização e diferenciação profissional na atuação dos administradores.Palavras-chave: Sociologia das profissões. Contribuições de Eliot Freidson. Produção acadêmica sobre Administração. Abstract This study aimed to analyze the knowledge produced by business Administration postgraduate programs of institutions from the State of Pernambuco. It was based on the contributions of Eliot Freidson (1986, 1996, 1998, 2001) as a theoretical lens to guide the research, since, for this author, the exclusive access to the labor market and the recognition of a particular profession can be achieved through a combination of formal knowledge and accreditation. It consists of a qualitative study, whose data was obtained by bibliographic and documentary research, being treated by the thematic content analysis proposed by Bardin (2009). It was found that the academic production of the analyzed postgraduate programs contemplates studies on the knowledge built and socialized in classroom and distance courses in business Administration. However, no research involving the performance of State and Federal Councils in Business Administration were identified, as well as the State intervention in the profession. The data collected and the factors essential to professionalism presented by Freidson evidenced that the specialized knowledge acquired in educational institutions can constitute an element of inclusion or exclusion, but also of hierarchization and professional differentiation in the actions of the Administrators.Keywords: Sociology of professions. Contributions of Eliot Freidson. Academic production on business Administration. |
id |
UNOESC-4_ecad2d035f12c44426f584331ba721ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/10594 |
network_acronym_str |
UNOESC-4 |
network_name_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O conhecimento produzido pelos Programas de Pós-graduação em Administração nas universidades pernambucanas: análise da produção acadêmica à luz do profissionalismo de Eliot FreidsonNeste trabalho teve-se como objetivo analisar o conhecimento produzido pelos programas de pós-graduação stricto sensu em Administração de instituições pernambucanas. Recorreu-se às contribuições de Eliot Freidson (1986, 1996, 1998, 2001) como lente teórica para nortear a pesquisa, uma vez que, para esse autor, o acesso exclusivo ao mercado de trabalho e o reconhecimento de determinada profissão podem ser conseguidos por meio da combinação entre conhecimento formal e credenciamento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados foram obtidos mediante pesquisa bibliográfica e documental, sendo tratados por meio da análise de conteúdo temática proposta por Bardin (2009). Constatou-se que a produção acadêmica dos programas de pós-graduação analisados contempla estudos sobre o conhecimento construído e socializado na graduação em Administração nos cursos presencial e a distância. Entretanto, não foram identificadas pesquisas sobre a atuação dos Conselhos Estadual e Federal em Administração, bem como sobre a intervenção do Estado na profissão. Os dados coletados e os fatores essenciais ao profissionalismo apresentados por Freidson evidenciaram que o conhecimento especializado adquirido nas instituições de ensino pode constituir elemento de inclusão ou exclusão, mas também de hierarquização e diferenciação profissional na atuação dos administradores.Palavras-chave: Sociologia das profissões. Contribuições de Eliot Freidson. Produção acadêmica sobre Administração. Abstract This study aimed to analyze the knowledge produced by business Administration postgraduate programs of institutions from the State of Pernambuco. It was based on the contributions of Eliot Freidson (1986, 1996, 1998, 2001) as a theoretical lens to guide the research, since, for this author, the exclusive access to the labor market and the recognition of a particular profession can be achieved through a combination of formal knowledge and accreditation. It consists of a qualitative study, whose data was obtained by bibliographic and documentary research, being treated by the thematic content analysis proposed by Bardin (2009). It was found that the academic production of the analyzed postgraduate programs contemplates studies on the knowledge built and socialized in classroom and distance courses in business Administration. However, no research involving the performance of State and Federal Councils in Business Administration were identified, as well as the State intervention in the profession. The data collected and the factors essential to professionalism presented by Freidson evidenced that the specialized knowledge acquired in educational institutions can constitute an element of inclusion or exclusion, but also of hierarchization and professional differentiation in the actions of the Administrators.Keywords: Sociology of professions. Contributions of Eliot Freidson. Academic production on business Administration.Universidade do Oeste de Santa Catarina2017-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1059410.18593/race.v16i1.10594RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 16 No. 1 (2017): RACE jan./abr. 2017; 147-174RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 16 n. 1 (2017): RACE jan./abr. 2017; 147-1742179-49361678-648310.18593/race.v16i1reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/10594/pdfCopyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabiana Ferreira2019-09-09T20:16:41Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/10594Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-09-09T20:16:41RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conhecimento produzido pelos Programas de Pós-graduação em Administração nas universidades pernambucanas: análise da produção acadêmica à luz do profissionalismo de Eliot Freidson |
title |
O conhecimento produzido pelos Programas de Pós-graduação em Administração nas universidades pernambucanas: análise da produção acadêmica à luz do profissionalismo de Eliot Freidson |
spellingShingle |
O conhecimento produzido pelos Programas de Pós-graduação em Administração nas universidades pernambucanas: análise da produção acadêmica à luz do profissionalismo de Eliot Freidson Silva, Fabiana Ferreira |
title_short |
O conhecimento produzido pelos Programas de Pós-graduação em Administração nas universidades pernambucanas: análise da produção acadêmica à luz do profissionalismo de Eliot Freidson |
title_full |
O conhecimento produzido pelos Programas de Pós-graduação em Administração nas universidades pernambucanas: análise da produção acadêmica à luz do profissionalismo de Eliot Freidson |
title_fullStr |
O conhecimento produzido pelos Programas de Pós-graduação em Administração nas universidades pernambucanas: análise da produção acadêmica à luz do profissionalismo de Eliot Freidson |
title_full_unstemmed |
O conhecimento produzido pelos Programas de Pós-graduação em Administração nas universidades pernambucanas: análise da produção acadêmica à luz do profissionalismo de Eliot Freidson |
title_sort |
O conhecimento produzido pelos Programas de Pós-graduação em Administração nas universidades pernambucanas: análise da produção acadêmica à luz do profissionalismo de Eliot Freidson |
author |
Silva, Fabiana Ferreira |
author_facet |
Silva, Fabiana Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fabiana Ferreira |
description |
Neste trabalho teve-se como objetivo analisar o conhecimento produzido pelos programas de pós-graduação stricto sensu em Administração de instituições pernambucanas. Recorreu-se às contribuições de Eliot Freidson (1986, 1996, 1998, 2001) como lente teórica para nortear a pesquisa, uma vez que, para esse autor, o acesso exclusivo ao mercado de trabalho e o reconhecimento de determinada profissão podem ser conseguidos por meio da combinação entre conhecimento formal e credenciamento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados foram obtidos mediante pesquisa bibliográfica e documental, sendo tratados por meio da análise de conteúdo temática proposta por Bardin (2009). Constatou-se que a produção acadêmica dos programas de pós-graduação analisados contempla estudos sobre o conhecimento construído e socializado na graduação em Administração nos cursos presencial e a distância. Entretanto, não foram identificadas pesquisas sobre a atuação dos Conselhos Estadual e Federal em Administração, bem como sobre a intervenção do Estado na profissão. Os dados coletados e os fatores essenciais ao profissionalismo apresentados por Freidson evidenciaram que o conhecimento especializado adquirido nas instituições de ensino pode constituir elemento de inclusão ou exclusão, mas também de hierarquização e diferenciação profissional na atuação dos administradores.Palavras-chave: Sociologia das profissões. Contribuições de Eliot Freidson. Produção acadêmica sobre Administração. Abstract This study aimed to analyze the knowledge produced by business Administration postgraduate programs of institutions from the State of Pernambuco. It was based on the contributions of Eliot Freidson (1986, 1996, 1998, 2001) as a theoretical lens to guide the research, since, for this author, the exclusive access to the labor market and the recognition of a particular profession can be achieved through a combination of formal knowledge and accreditation. It consists of a qualitative study, whose data was obtained by bibliographic and documentary research, being treated by the thematic content analysis proposed by Bardin (2009). It was found that the academic production of the analyzed postgraduate programs contemplates studies on the knowledge built and socialized in classroom and distance courses in business Administration. However, no research involving the performance of State and Federal Councils in Business Administration were identified, as well as the State intervention in the profession. The data collected and the factors essential to professionalism presented by Freidson evidenced that the specialized knowledge acquired in educational institutions can constitute an element of inclusion or exclusion, but also of hierarchization and professional differentiation in the actions of the Administrators.Keywords: Sociology of professions. Contributions of Eliot Freidson. Academic production on business Administration. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/10594 10.18593/race.v16i1.10594 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/10594 |
identifier_str_mv |
10.18593/race.v16i1.10594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/10594/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 16 No. 1 (2017): RACE jan./abr. 2017; 147-174 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 16 n. 1 (2017): RACE jan./abr. 2017; 147-174 2179-4936 1678-6483 10.18593/race.v16i1 reponame:RACE (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
collection |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220426724442112 |