LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO SOBRE O DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO EM FRAIBURGO, SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo, Eder
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bonatto De Morais, Cristiane, Torcatto Zanella, Luiz Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/6834
Resumo: Atualmente, o rápido avanço da tecnologia e as praticidades que esta nos oferece, além do seu consumo imoderado acabam gerando um grande volume de lixo eletrônico, com materiais prejudiciais à saúde das espécies, ocasionando também a degradação do meio ambiente. Com o presente trabalho se buscou identificar a forma com que é realizado o descarte do lixo eletrônico na Cidade de Fraiburgo, SC, bem como se os conceitos de Logística Reversa podem ser utilizados para o descarte correto desses resíduos e os benefícios organizacionais gerados com essa prática. Foram levantados os motivos da geração do lixo eletrônico; igualmente, procurou-se descrever como as organizações podem minimizar os impactos dos produtos de pós-venda e pós-consumo no meio ambiente, e foi examinado de que forma a Logística Reversa pode contribuir como ferramenta para a destinação final do lixo eletrônico. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa descritiva com procedimentos técnicos de levantamento; os dados foram coletados por meio de questionários, depois quantificados e demonstrados por meio de tabelas e gráficos. Percebeu-se que ainda não existe qualquer programa para coleta e destino correto do lixo eletrônico no Município de Fraiburgo, SC. Igualmente, constatou-se como motivos da geração do lixo eletrônico: a crescente busca por status e a despreocupação com o destino dos equipamentos que ficam obsoletos. Também se concluiu que empresas do Município desconhecem os conceitos de Logística Reversa e igualmente a iniciativa da Lei n. 12.305, de 02 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.Palavras-chave: Tecnologia. Lixo eletrônico. Descarte correto. Logística Reversa.
id UNOESC-5_60a55a576654bc0ae2b66bcd5965a78c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6834
network_acronym_str UNOESC-5
network_name_str Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
repository_id_str
spelling LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO SOBRE O DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO EM FRAIBURGO, SCAtualmente, o rápido avanço da tecnologia e as praticidades que esta nos oferece, além do seu consumo imoderado acabam gerando um grande volume de lixo eletrônico, com materiais prejudiciais à saúde das espécies, ocasionando também a degradação do meio ambiente. Com o presente trabalho se buscou identificar a forma com que é realizado o descarte do lixo eletrônico na Cidade de Fraiburgo, SC, bem como se os conceitos de Logística Reversa podem ser utilizados para o descarte correto desses resíduos e os benefícios organizacionais gerados com essa prática. Foram levantados os motivos da geração do lixo eletrônico; igualmente, procurou-se descrever como as organizações podem minimizar os impactos dos produtos de pós-venda e pós-consumo no meio ambiente, e foi examinado de que forma a Logística Reversa pode contribuir como ferramenta para a destinação final do lixo eletrônico. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa descritiva com procedimentos técnicos de levantamento; os dados foram coletados por meio de questionários, depois quantificados e demonstrados por meio de tabelas e gráficos. Percebeu-se que ainda não existe qualquer programa para coleta e destino correto do lixo eletrônico no Município de Fraiburgo, SC. Igualmente, constatou-se como motivos da geração do lixo eletrônico: a crescente busca por status e a despreocupação com o destino dos equipamentos que ficam obsoletos. Também se concluiu que empresas do Município desconhecem os conceitos de Logística Reversa e igualmente a iniciativa da Lei n. 12.305, de 02 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.Palavras-chave: Tecnologia. Lixo eletrônico. Descarte correto. Logística Reversa.Universidade do Oeste de Santa Catarina2016-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/6834Unoesc & Ciência - ACSA; v. 7 n. 1 (2016): Unoesc & Ciência - ACSA; 85-922178-34462178-5872reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/6834/pdfCopyright (c) 2016 Cristiane Bonatto De Morais, Luiz Felipe Torcatto Zanella, Eder Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRicardo, EderBonatto De Morais, CristianeTorcatto Zanella, Luiz Felipe2016-06-06T19:50:45Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6834Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/oaidebora.pereira@unoesc.edu.br2178-34462178-3446opendoar:2016-06-06T19:50:45Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO SOBRE O DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO EM FRAIBURGO, SC
title LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO SOBRE O DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO EM FRAIBURGO, SC
spellingShingle LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO SOBRE O DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO EM FRAIBURGO, SC
Ricardo, Eder
title_short LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO SOBRE O DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO EM FRAIBURGO, SC
title_full LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO SOBRE O DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO EM FRAIBURGO, SC
title_fullStr LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO SOBRE O DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO EM FRAIBURGO, SC
title_full_unstemmed LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO SOBRE O DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO EM FRAIBURGO, SC
title_sort LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO SOBRE O DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO EM FRAIBURGO, SC
author Ricardo, Eder
author_facet Ricardo, Eder
Bonatto De Morais, Cristiane
Torcatto Zanella, Luiz Felipe
author_role author
author2 Bonatto De Morais, Cristiane
Torcatto Zanella, Luiz Felipe
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo, Eder
Bonatto De Morais, Cristiane
Torcatto Zanella, Luiz Felipe
description Atualmente, o rápido avanço da tecnologia e as praticidades que esta nos oferece, além do seu consumo imoderado acabam gerando um grande volume de lixo eletrônico, com materiais prejudiciais à saúde das espécies, ocasionando também a degradação do meio ambiente. Com o presente trabalho se buscou identificar a forma com que é realizado o descarte do lixo eletrônico na Cidade de Fraiburgo, SC, bem como se os conceitos de Logística Reversa podem ser utilizados para o descarte correto desses resíduos e os benefícios organizacionais gerados com essa prática. Foram levantados os motivos da geração do lixo eletrônico; igualmente, procurou-se descrever como as organizações podem minimizar os impactos dos produtos de pós-venda e pós-consumo no meio ambiente, e foi examinado de que forma a Logística Reversa pode contribuir como ferramenta para a destinação final do lixo eletrônico. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa descritiva com procedimentos técnicos de levantamento; os dados foram coletados por meio de questionários, depois quantificados e demonstrados por meio de tabelas e gráficos. Percebeu-se que ainda não existe qualquer programa para coleta e destino correto do lixo eletrônico no Município de Fraiburgo, SC. Igualmente, constatou-se como motivos da geração do lixo eletrônico: a crescente busca por status e a despreocupação com o destino dos equipamentos que ficam obsoletos. Também se concluiu que empresas do Município desconhecem os conceitos de Logística Reversa e igualmente a iniciativa da Lei n. 12.305, de 02 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.Palavras-chave: Tecnologia. Lixo eletrônico. Descarte correto. Logística Reversa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/6834
url https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/6834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/6834/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cristiane Bonatto De Morais, Luiz Felipe Torcatto Zanella, Eder Ricardo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cristiane Bonatto De Morais, Luiz Felipe Torcatto Zanella, Eder Ricardo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Unoesc & Ciência - ACSA; v. 7 n. 1 (2016): Unoesc & Ciência - ACSA; 85-92
2178-3446
2178-5872
reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
collection Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
repository.name.fl_str_mv Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1809218515074285568