Endomarketing na Unoesc de Videira: uma proposta para integrar estratégias de marketing ao Desenvolvimento Humano (DH)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Cristiane Bonato
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: ZENARO, MARCELO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2082
Resumo: O endomarketing é mais do que um termo novo na gestão das organizações, é uma forma de integrar a área de Recursos Humanos e a área de Marketing, com a intenção maior de difusão dos valores, objetivos, visão e da missão da empresa entre os seus colaboradores, por meio de programas e atividades concretas e efetivas com e por intermédio das pessoas (MARTINS, 2004). Em razão disso, buscou-se realizar um estudo dentro da Unoesc de Videira, levantando as características culturais e de relacionamento para possível implantação de um programa de endomarketing que integrasse a política de gestão de pessoas, como um diferencial na seleção e retenção de clientes internos, e, por consequência, conseguir que a força de trabalho do Campus se considere satisfeita e realize espontaneamente o marketing institucional. O trabalho teve caráter exploratório, sendo um estudo documental baseado nos aspectos conceituais sobre este novo termo endomarketing e em pesquisas secundárias de clima organizacional e planejamento estratégico já aplicados no Campus. Os resultados são significativos, pois demonstram a necessidade dessa integração da área de Recursos Humanos e Marketing possibilitando uma maior vantagem competitiva e espelhando maior profissionalismo entre os colaboradores. A integração do endomarketing como atividade à área de Desenvolvimento Humano proporcionará alternativas motivacionais e de produtividade inegavelmente. Palavras-chave: Endomarketing. Recursos Humanos. Estratégia.
id UNOESC-5_702cb806025a13f9ad1eff74d6e66b4b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2082
network_acronym_str UNOESC-5
network_name_str Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
repository_id_str
spelling Endomarketing na Unoesc de Videira: uma proposta para integrar estratégias de marketing ao Desenvolvimento Humano (DH)O endomarketing é mais do que um termo novo na gestão das organizações, é uma forma de integrar a área de Recursos Humanos e a área de Marketing, com a intenção maior de difusão dos valores, objetivos, visão e da missão da empresa entre os seus colaboradores, por meio de programas e atividades concretas e efetivas com e por intermédio das pessoas (MARTINS, 2004). Em razão disso, buscou-se realizar um estudo dentro da Unoesc de Videira, levantando as características culturais e de relacionamento para possível implantação de um programa de endomarketing que integrasse a política de gestão de pessoas, como um diferencial na seleção e retenção de clientes internos, e, por consequência, conseguir que a força de trabalho do Campus se considere satisfeita e realize espontaneamente o marketing institucional. O trabalho teve caráter exploratório, sendo um estudo documental baseado nos aspectos conceituais sobre este novo termo endomarketing e em pesquisas secundárias de clima organizacional e planejamento estratégico já aplicados no Campus. Os resultados são significativos, pois demonstram a necessidade dessa integração da área de Recursos Humanos e Marketing possibilitando uma maior vantagem competitiva e espelhando maior profissionalismo entre os colaboradores. A integração do endomarketing como atividade à área de Desenvolvimento Humano proporcionará alternativas motivacionais e de produtividade inegavelmente. Palavras-chave: Endomarketing. Recursos Humanos. Estratégia.Universidade do Oeste de Santa Catarina2012-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2082Unoesc & Ciência - ACSA; v. 3 n. 2 (2012): Unoesc & Ciência - ACSA; 233-2442178-34462178-5872reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2082/pdfMorais, Cristiane BonatoZENARO, MARCELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-11-26T16:53:56Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2082Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/oaidebora.pereira@unoesc.edu.br2178-34462178-3446opendoar:2012-11-26T16:53:56Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Endomarketing na Unoesc de Videira: uma proposta para integrar estratégias de marketing ao Desenvolvimento Humano (DH)
title Endomarketing na Unoesc de Videira: uma proposta para integrar estratégias de marketing ao Desenvolvimento Humano (DH)
spellingShingle Endomarketing na Unoesc de Videira: uma proposta para integrar estratégias de marketing ao Desenvolvimento Humano (DH)
Morais, Cristiane Bonato
title_short Endomarketing na Unoesc de Videira: uma proposta para integrar estratégias de marketing ao Desenvolvimento Humano (DH)
title_full Endomarketing na Unoesc de Videira: uma proposta para integrar estratégias de marketing ao Desenvolvimento Humano (DH)
title_fullStr Endomarketing na Unoesc de Videira: uma proposta para integrar estratégias de marketing ao Desenvolvimento Humano (DH)
title_full_unstemmed Endomarketing na Unoesc de Videira: uma proposta para integrar estratégias de marketing ao Desenvolvimento Humano (DH)
title_sort Endomarketing na Unoesc de Videira: uma proposta para integrar estratégias de marketing ao Desenvolvimento Humano (DH)
author Morais, Cristiane Bonato
author_facet Morais, Cristiane Bonato
ZENARO, MARCELO
author_role author
author2 ZENARO, MARCELO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Cristiane Bonato
ZENARO, MARCELO
description O endomarketing é mais do que um termo novo na gestão das organizações, é uma forma de integrar a área de Recursos Humanos e a área de Marketing, com a intenção maior de difusão dos valores, objetivos, visão e da missão da empresa entre os seus colaboradores, por meio de programas e atividades concretas e efetivas com e por intermédio das pessoas (MARTINS, 2004). Em razão disso, buscou-se realizar um estudo dentro da Unoesc de Videira, levantando as características culturais e de relacionamento para possível implantação de um programa de endomarketing que integrasse a política de gestão de pessoas, como um diferencial na seleção e retenção de clientes internos, e, por consequência, conseguir que a força de trabalho do Campus se considere satisfeita e realize espontaneamente o marketing institucional. O trabalho teve caráter exploratório, sendo um estudo documental baseado nos aspectos conceituais sobre este novo termo endomarketing e em pesquisas secundárias de clima organizacional e planejamento estratégico já aplicados no Campus. Os resultados são significativos, pois demonstram a necessidade dessa integração da área de Recursos Humanos e Marketing possibilitando uma maior vantagem competitiva e espelhando maior profissionalismo entre os colaboradores. A integração do endomarketing como atividade à área de Desenvolvimento Humano proporcionará alternativas motivacionais e de produtividade inegavelmente. Palavras-chave: Endomarketing. Recursos Humanos. Estratégia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2082
url https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2082/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Unoesc & Ciência - ACSA; v. 3 n. 2 (2012): Unoesc & Ciência - ACSA; 233-244
2178-3446
2178-5872
reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
collection Unoesc & Ciência. ACSA (Online)
repository.name.fl_str_mv Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1809218514710429696