Endomarketing na Unoesc de Videira: uma proposta para integrar estratégias de marketing ao Desenvolvimento Humano (DH)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2082 |
Resumo: | O endomarketing é mais do que um termo novo na gestão das organizações, é uma forma de integrar a área de Recursos Humanos e a área de Marketing, com a intenção maior de difusão dos valores, objetivos, visão e da missão da empresa entre os seus colaboradores, por meio de programas e atividades concretas e efetivas com e por intermédio das pessoas (MARTINS, 2004). Em razão disso, buscou-se realizar um estudo dentro da Unoesc de Videira, levantando as características culturais e de relacionamento para possível implantação de um programa de endomarketing que integrasse a política de gestão de pessoas, como um diferencial na seleção e retenção de clientes internos, e, por consequência, conseguir que a força de trabalho do Campus se considere satisfeita e realize espontaneamente o marketing institucional. O trabalho teve caráter exploratório, sendo um estudo documental baseado nos aspectos conceituais sobre este novo termo endomarketing e em pesquisas secundárias de clima organizacional e planejamento estratégico já aplicados no Campus. Os resultados são significativos, pois demonstram a necessidade dessa integração da área de Recursos Humanos e Marketing possibilitando uma maior vantagem competitiva e espelhando maior profissionalismo entre os colaboradores. A integração do endomarketing como atividade à área de Desenvolvimento Humano proporcionará alternativas motivacionais e de produtividade inegavelmente. Palavras-chave: Endomarketing. Recursos Humanos. Estratégia. |
id |
UNOESC-5_702cb806025a13f9ad1eff74d6e66b4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2082 |
network_acronym_str |
UNOESC-5 |
network_name_str |
Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Endomarketing na Unoesc de Videira: uma proposta para integrar estratégias de marketing ao Desenvolvimento Humano (DH)O endomarketing é mais do que um termo novo na gestão das organizações, é uma forma de integrar a área de Recursos Humanos e a área de Marketing, com a intenção maior de difusão dos valores, objetivos, visão e da missão da empresa entre os seus colaboradores, por meio de programas e atividades concretas e efetivas com e por intermédio das pessoas (MARTINS, 2004). Em razão disso, buscou-se realizar um estudo dentro da Unoesc de Videira, levantando as características culturais e de relacionamento para possível implantação de um programa de endomarketing que integrasse a política de gestão de pessoas, como um diferencial na seleção e retenção de clientes internos, e, por consequência, conseguir que a força de trabalho do Campus se considere satisfeita e realize espontaneamente o marketing institucional. O trabalho teve caráter exploratório, sendo um estudo documental baseado nos aspectos conceituais sobre este novo termo endomarketing e em pesquisas secundárias de clima organizacional e planejamento estratégico já aplicados no Campus. Os resultados são significativos, pois demonstram a necessidade dessa integração da área de Recursos Humanos e Marketing possibilitando uma maior vantagem competitiva e espelhando maior profissionalismo entre os colaboradores. A integração do endomarketing como atividade à área de Desenvolvimento Humano proporcionará alternativas motivacionais e de produtividade inegavelmente. Palavras-chave: Endomarketing. Recursos Humanos. Estratégia.Universidade do Oeste de Santa Catarina2012-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2082Unoesc & Ciência - ACSA; v. 3 n. 2 (2012): Unoesc & Ciência - ACSA; 233-2442178-34462178-5872reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2082/pdfMorais, Cristiane BonatoZENARO, MARCELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-11-26T16:53:56Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2082Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/oaidebora.pereira@unoesc.edu.br2178-34462178-3446opendoar:2012-11-26T16:53:56Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Endomarketing na Unoesc de Videira: uma proposta para integrar estratégias de marketing ao Desenvolvimento Humano (DH) |
title |
Endomarketing na Unoesc de Videira: uma proposta para integrar estratégias de marketing ao Desenvolvimento Humano (DH) |
spellingShingle |
Endomarketing na Unoesc de Videira: uma proposta para integrar estratégias de marketing ao Desenvolvimento Humano (DH) Morais, Cristiane Bonato |
title_short |
Endomarketing na Unoesc de Videira: uma proposta para integrar estratégias de marketing ao Desenvolvimento Humano (DH) |
title_full |
Endomarketing na Unoesc de Videira: uma proposta para integrar estratégias de marketing ao Desenvolvimento Humano (DH) |
title_fullStr |
Endomarketing na Unoesc de Videira: uma proposta para integrar estratégias de marketing ao Desenvolvimento Humano (DH) |
title_full_unstemmed |
Endomarketing na Unoesc de Videira: uma proposta para integrar estratégias de marketing ao Desenvolvimento Humano (DH) |
title_sort |
Endomarketing na Unoesc de Videira: uma proposta para integrar estratégias de marketing ao Desenvolvimento Humano (DH) |
author |
Morais, Cristiane Bonato |
author_facet |
Morais, Cristiane Bonato ZENARO, MARCELO |
author_role |
author |
author2 |
ZENARO, MARCELO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Cristiane Bonato ZENARO, MARCELO |
description |
O endomarketing é mais do que um termo novo na gestão das organizações, é uma forma de integrar a área de Recursos Humanos e a área de Marketing, com a intenção maior de difusão dos valores, objetivos, visão e da missão da empresa entre os seus colaboradores, por meio de programas e atividades concretas e efetivas com e por intermédio das pessoas (MARTINS, 2004). Em razão disso, buscou-se realizar um estudo dentro da Unoesc de Videira, levantando as características culturais e de relacionamento para possível implantação de um programa de endomarketing que integrasse a política de gestão de pessoas, como um diferencial na seleção e retenção de clientes internos, e, por consequência, conseguir que a força de trabalho do Campus se considere satisfeita e realize espontaneamente o marketing institucional. O trabalho teve caráter exploratório, sendo um estudo documental baseado nos aspectos conceituais sobre este novo termo endomarketing e em pesquisas secundárias de clima organizacional e planejamento estratégico já aplicados no Campus. Os resultados são significativos, pois demonstram a necessidade dessa integração da área de Recursos Humanos e Marketing possibilitando uma maior vantagem competitiva e espelhando maior profissionalismo entre os colaboradores. A integração do endomarketing como atividade à área de Desenvolvimento Humano proporcionará alternativas motivacionais e de produtividade inegavelmente. Palavras-chave: Endomarketing. Recursos Humanos. Estratégia. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2082 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/2082/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Unoesc & Ciência - ACSA; v. 3 n. 2 (2012): Unoesc & Ciência - ACSA; 233-244 2178-3446 2178-5872 reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
collection |
Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1809218514710429696 |