Avaliações motoras para indivíduos de 0 a 12 anos portadores da síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabrielle Correa dos [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144020
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869935.pdf
Resumo: A síndrome de Down é uma alteração genética que afeta o indivíduo biopsicossocialmente. Os portadores dessa síndrome apresentam deficiência intelectual, são hipotônicos e também têm maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças. As crianças com síndrome de Down se desenvolvem com mais lentidão em relação às outras crianças da mesma idade, especialmente em termos motores. Esse atraso motor é gerado pela hipotonia muscular generalizada e frouxidão ligamentar, que causam a falta de coordenação dos movimentos, a perda do equilíbrio, entre outros fatores. Tendo em vista melhorias não só no aspecto motor, mas cognitivo e social, a estimulação precoce é necessária. Dessa forma, as intervenções motoras devem ser realizadas para que os déficits apresentados sejam tratados adequadamente e de maneira específica. Considerando que a avaliação em indivíduos com síndrome de Down é um aspecto relevante para a programação da intervenção, o presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica e tem como objetivo identificar na literatura científica avaliações motoras eficientes e programas de intervenção que têm propiciado uma melhoria significativa no desenvolvimento motor de indivíduos com a síndrome de Down
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