Avaliações motoras para indivíduos de 0 a 12 anos portadores da síndrome de Down
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/144020 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869935.pdf |
Resumo: | A síndrome de Down é uma alteração genética que afeta o indivíduo biopsicossocialmente. Os portadores dessa síndrome apresentam deficiência intelectual, são hipotônicos e também têm maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças. As crianças com síndrome de Down se desenvolvem com mais lentidão em relação às outras crianças da mesma idade, especialmente em termos motores. Esse atraso motor é gerado pela hipotonia muscular generalizada e frouxidão ligamentar, que causam a falta de coordenação dos movimentos, a perda do equilíbrio, entre outros fatores. Tendo em vista melhorias não só no aspecto motor, mas cognitivo e social, a estimulação precoce é necessária. Dessa forma, as intervenções motoras devem ser realizadas para que os déficits apresentados sejam tratados adequadamente e de maneira específica. Considerando que a avaliação em indivíduos com síndrome de Down é um aspecto relevante para a programação da intervenção, o presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica e tem como objetivo identificar na literatura científica avaliações motoras eficientes e programas de intervenção que têm propiciado uma melhoria significativa no desenvolvimento motor de indivíduos com a síndrome de Down |
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Avaliações motoras para indivíduos de 0 a 12 anos portadores da síndrome de DownCapacidade motoraSíndrome de DownCapacidade motora nas criançasEstimulação físicaPesquisa bibliograficaA síndrome de Down é uma alteração genética que afeta o indivíduo biopsicossocialmente. Os portadores dessa síndrome apresentam deficiência intelectual, são hipotônicos e também têm maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças. As crianças com síndrome de Down se desenvolvem com mais lentidão em relação às outras crianças da mesma idade, especialmente em termos motores. Esse atraso motor é gerado pela hipotonia muscular generalizada e frouxidão ligamentar, que causam a falta de coordenação dos movimentos, a perda do equilíbrio, entre outros fatores. Tendo em vista melhorias não só no aspecto motor, mas cognitivo e social, a estimulação precoce é necessária. Dessa forma, as intervenções motoras devem ser realizadas para que os déficits apresentados sejam tratados adequadamente e de maneira específica. Considerando que a avaliação em indivíduos com síndrome de Down é um aspecto relevante para a programação da intervenção, o presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica e tem como objetivo identificar na literatura científica avaliações motoras eficientes e programas de intervenção que têm propiciado uma melhoria significativa no desenvolvimento motor de indivíduos com a síndrome de DownUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Hiraga, Cynthia Y. [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Gabrielle Correa dos [UNESP]2016-09-27T13:38:59Z2016-09-27T13:38:59Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis34 f.application/pdfSANTOS, Gabrielle Correa dos. Avaliações motoras para indivíduos de 0 a 12 anos portadores da síndrome de Down. 2016. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.http://hdl.handle.net/11449/144020000869935http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-13/000869935.pdf4197543600247077Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-04T06:16:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144020Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:29:37.832462Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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