Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742001000100006
http://hdl.handle.net/11449/27296
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilhadas e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar.
id UNSP_01209c6f95a9476092706b2949f17c66
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/27296
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexãoThe culture of school, authority, hierarchy and participation: some elements for reflectionAUTORIDADEESCOLASADMINISTRAÇÃO ESCOLARVIDA ESCOLAREste artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilhadas e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar.This article presents a reflection on some theoretical concepts of authority and hierarchy and how these concepts become elements of the school culture constructed in daily interactions, defining differentiated forms of school participation. It starts with the assumption that the school as a bureaucratic organization has a body of principles and values in its structure given by the educational system, through laws, decrees and formally established roles, and another body of principles and values constructed and re-elaborated on the inside by the participants in the educational process, forming a school culture. Thus the degree of participation in school is defined in function of the concepts that will be shared and constructed in the process of constituting the school culture.Universidade Estadual Paulista Instituto de BiociênciasUniversidade Estadual Paulista Instituto de BiociênciasFundação Carlos ChagasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP]2014-05-20T15:09:37Z2014-05-20T15:09:37Z2001-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article125-135application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742001000100006Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, n. 112, p. 125-135, 2001.0100-1574http://hdl.handle.net/11449/2729610.1590/S0100-15742001000100006S0100-15742001000100006S0100-15742001000100006.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos de Pesquisa0,183info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-04T06:13:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27296Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:55:31.917951Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão
The culture of school, authority, hierarchy and participation: some elements for reflection
title Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão
spellingShingle Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão
Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP]
AUTORIDADE
ESCOLAS
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
VIDA ESCOLAR
title_short Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão
title_full Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão
title_fullStr Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão
title_full_unstemmed Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão
title_sort Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão
author Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP]
author_facet Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv AUTORIDADE
ESCOLAS
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
VIDA ESCOLAR
topic AUTORIDADE
ESCOLAS
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
VIDA ESCOLAR
description Este artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilhadas e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-03-01
2014-05-20T15:09:37Z
2014-05-20T15:09:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742001000100006
Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, n. 112, p. 125-135, 2001.
0100-1574
http://hdl.handle.net/11449/27296
10.1590/S0100-15742001000100006
S0100-15742001000100006
S0100-15742001000100006.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742001000100006
http://hdl.handle.net/11449/27296
identifier_str_mv Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, n. 112, p. 125-135, 2001.
0100-1574
10.1590/S0100-15742001000100006
S0100-15742001000100006
S0100-15742001000100006.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa
0,183
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 125-135
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128722252857344