Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742001000100006 http://hdl.handle.net/11449/27296 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilhadas e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar. |
id |
UNSP_01209c6f95a9476092706b2949f17c66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/27296 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexãoThe culture of school, authority, hierarchy and participation: some elements for reflectionAUTORIDADEESCOLASADMINISTRAÇÃO ESCOLARVIDA ESCOLAREste artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilhadas e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar.This article presents a reflection on some theoretical concepts of authority and hierarchy and how these concepts become elements of the school culture constructed in daily interactions, defining differentiated forms of school participation. It starts with the assumption that the school as a bureaucratic organization has a body of principles and values in its structure given by the educational system, through laws, decrees and formally established roles, and another body of principles and values constructed and re-elaborated on the inside by the participants in the educational process, forming a school culture. Thus the degree of participation in school is defined in function of the concepts that will be shared and constructed in the process of constituting the school culture.Universidade Estadual Paulista Instituto de BiociênciasUniversidade Estadual Paulista Instituto de BiociênciasFundação Carlos ChagasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP]2014-05-20T15:09:37Z2014-05-20T15:09:37Z2001-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article125-135application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742001000100006Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, n. 112, p. 125-135, 2001.0100-1574http://hdl.handle.net/11449/2729610.1590/S0100-15742001000100006S0100-15742001000100006S0100-15742001000100006.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos de Pesquisa0,183info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-04T06:13:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27296Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:55:31.917951Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão The culture of school, authority, hierarchy and participation: some elements for reflection |
title |
Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão |
spellingShingle |
Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP] AUTORIDADE ESCOLAS ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR VIDA ESCOLAR |
title_short |
Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão |
title_full |
Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão |
title_fullStr |
Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão |
title_full_unstemmed |
Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão |
title_sort |
Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão |
author |
Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP] |
author_facet |
Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AUTORIDADE ESCOLAS ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR VIDA ESCOLAR |
topic |
AUTORIDADE ESCOLAS ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR VIDA ESCOLAR |
description |
Este artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilhadas e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-03-01 2014-05-20T15:09:37Z 2014-05-20T15:09:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742001000100006 Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, n. 112, p. 125-135, 2001. 0100-1574 http://hdl.handle.net/11449/27296 10.1590/S0100-15742001000100006 S0100-15742001000100006 S0100-15742001000100006.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742001000100006 http://hdl.handle.net/11449/27296 |
identifier_str_mv |
Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, n. 112, p. 125-135, 2001. 0100-1574 10.1590/S0100-15742001000100006 S0100-15742001000100006 S0100-15742001000100006.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa 0,183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
125-135 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128722252857344 |