Saber docente e acadêmico: possibilidade para uma formação coerente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/121585 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta a experiência vivenciada, no ambiente universitário, de um grupo de alunos da Pedagogia que se envolveram no projeto de extensão “Grupo de Formação: Diálogo e Alteridade” no ano de 2010, oferecido na UNESP de Rio Claro. O objetivo geral do trabalho é compreender, a partir de análise de documentos, os processos formativos desencadeados nesses alunos, no contexto desse projeto e entender as contribuições do mesmo para a formação inicial. Este trabalho discute, a partir de uma pesquisa bibliográfica, os conceitos de saberes docentes, diálogo e trabalho coletivo. Os dados serão obtidos a partir da leitura de uma série de documentos: caderno de registro do grupo, caderno de registro da pesquisadora e as avaliações elaboradas pelos participantes do primeiro e do segundo semestre do ano de 2010. A partir da discussão dos textos e das trocas das experiências desses alunos (ao participar de um projeto de pesquisa na escola e de um curso de extensão para professores da rede municipal de ensino), o projeto de extensão, promovia em nós, universitários, um processo formativo diferente dos moldes convencionais. Isto repercutiu e permitiu uma complementação da formação acadêmica justamente por estar vinculada às experiências advindas da prática docente, e, com isso, uma visão diferenciada e mais próxima da realidade escolar. Busco, nesse contexto, analisar os saberes construídos por esses estudantes ao longo do projeto. Enfatizo as mudanças e questionamentos que foram necessários para que escola e universidade deixassem de ser meros espaços físicos e que começassem a ser parte de uma relação que permitiu a modificação nos aspectos formativos desses estudantes |
id |
UNSP_019b04171a9d83bad68872a56e33c785 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/121585 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Saber docente e acadêmico: possibilidade para uma formação coerenteProfessores - FormaçãoDialogosExtensão universitariaO presente trabalho apresenta a experiência vivenciada, no ambiente universitário, de um grupo de alunos da Pedagogia que se envolveram no projeto de extensão “Grupo de Formação: Diálogo e Alteridade” no ano de 2010, oferecido na UNESP de Rio Claro. O objetivo geral do trabalho é compreender, a partir de análise de documentos, os processos formativos desencadeados nesses alunos, no contexto desse projeto e entender as contribuições do mesmo para a formação inicial. Este trabalho discute, a partir de uma pesquisa bibliográfica, os conceitos de saberes docentes, diálogo e trabalho coletivo. Os dados serão obtidos a partir da leitura de uma série de documentos: caderno de registro do grupo, caderno de registro da pesquisadora e as avaliações elaboradas pelos participantes do primeiro e do segundo semestre do ano de 2010. A partir da discussão dos textos e das trocas das experiências desses alunos (ao participar de um projeto de pesquisa na escola e de um curso de extensão para professores da rede municipal de ensino), o projeto de extensão, promovia em nós, universitários, um processo formativo diferente dos moldes convencionais. Isto repercutiu e permitiu uma complementação da formação acadêmica justamente por estar vinculada às experiências advindas da prática docente, e, com isso, uma visão diferenciada e mais próxima da realidade escolar. Busco, nesse contexto, analisar os saberes construídos por esses estudantes ao longo do projeto. Enfatizo as mudanças e questionamentos que foram necessários para que escola e universidade deixassem de ser meros espaços físicos e que começassem a ser parte de uma relação que permitiu a modificação nos aspectos formativos desses estudantesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tobias, Joseane Karine [UNESP]2015-03-23T15:29:31Z2015-03-23T15:29:31Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis92 f.application/pdfTOBIAS, Joseane Karine. Saber docente e acadêmico: possibilidade para uma formação coerente. 2011. 92 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/121585000691412tobias_jk_tcc_rcla.pdf5879357007917808Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-22T06:29:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121585Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:43:23.363524Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saber docente e acadêmico: possibilidade para uma formação coerente |
title |
Saber docente e acadêmico: possibilidade para uma formação coerente |
spellingShingle |
Saber docente e acadêmico: possibilidade para uma formação coerente Tobias, Joseane Karine [UNESP] Professores - Formação Dialogos Extensão universitaria |
title_short |
Saber docente e acadêmico: possibilidade para uma formação coerente |
title_full |
Saber docente e acadêmico: possibilidade para uma formação coerente |
title_fullStr |
Saber docente e acadêmico: possibilidade para uma formação coerente |
title_full_unstemmed |
Saber docente e acadêmico: possibilidade para uma formação coerente |
title_sort |
Saber docente e acadêmico: possibilidade para uma formação coerente |
author |
Tobias, Joseane Karine [UNESP] |
author_facet |
Tobias, Joseane Karine [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chaluh, Laura Noemi [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tobias, Joseane Karine [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Dialogos Extensão universitaria |
topic |
Professores - Formação Dialogos Extensão universitaria |
description |
O presente trabalho apresenta a experiência vivenciada, no ambiente universitário, de um grupo de alunos da Pedagogia que se envolveram no projeto de extensão “Grupo de Formação: Diálogo e Alteridade” no ano de 2010, oferecido na UNESP de Rio Claro. O objetivo geral do trabalho é compreender, a partir de análise de documentos, os processos formativos desencadeados nesses alunos, no contexto desse projeto e entender as contribuições do mesmo para a formação inicial. Este trabalho discute, a partir de uma pesquisa bibliográfica, os conceitos de saberes docentes, diálogo e trabalho coletivo. Os dados serão obtidos a partir da leitura de uma série de documentos: caderno de registro do grupo, caderno de registro da pesquisadora e as avaliações elaboradas pelos participantes do primeiro e do segundo semestre do ano de 2010. A partir da discussão dos textos e das trocas das experiências desses alunos (ao participar de um projeto de pesquisa na escola e de um curso de extensão para professores da rede municipal de ensino), o projeto de extensão, promovia em nós, universitários, um processo formativo diferente dos moldes convencionais. Isto repercutiu e permitiu uma complementação da formação acadêmica justamente por estar vinculada às experiências advindas da prática docente, e, com isso, uma visão diferenciada e mais próxima da realidade escolar. Busco, nesse contexto, analisar os saberes construídos por esses estudantes ao longo do projeto. Enfatizo as mudanças e questionamentos que foram necessários para que escola e universidade deixassem de ser meros espaços físicos e que começassem a ser parte de uma relação que permitiu a modificação nos aspectos formativos desses estudantes |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2015-03-23T15:29:31Z 2015-03-23T15:29:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TOBIAS, Joseane Karine. Saber docente e acadêmico: possibilidade para uma formação coerente. 2011. 92 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. http://hdl.handle.net/11449/121585 000691412 tobias_jk_tcc_rcla.pdf 5879357007917808 |
identifier_str_mv |
TOBIAS, Joseane Karine. Saber docente e acadêmico: possibilidade para uma formação coerente. 2011. 92 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. 000691412 tobias_jk_tcc_rcla.pdf 5879357007917808 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/121585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
92 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129546372775936 |