Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos por indução com ênfase nos carros elétricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ricardo Velozo Marcondes de [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97070
Resumo: Os conhecidos automóveis elétricos tem seu desenvolvimento datado do início do século XIX, porém ainda não possuem a autonomia e o preço condizentes com a realidade da atual sociedade motora. Baseando-se na teoria desenvolvida no trabalho Estudo de amortecedores regenerativos por indução, que se objetiva na possibilidade teórica de geração de energia elétrica pelos amortecedores automotivos, o presente trabalho dá continuidade ao proposto com a finalidade de se verificar experimentalmente a exatidão deste método de referência e a viabilidade desta alternativa como sistema regenerativo para os carros elétricos, de modo a auxiliar sua autonomia e contribuir com o seu desenvolvimento sustentável. Assim, procura-se definir uma base de referência para que esta realidade seja mais promissora com o uso cotidiano de solicitação da suspensão do automóvel. Esta proposta vem inspirada também pela atual necessidade de que formas alternativas de geração de energia sejam exploradas, objetivando a administração sustentável dos combustíveis fósseis e o desenvolvimento da tecnologia de transporte. Salientando que sistemas regenerativos já são uma realidade nos dias atuais, como as células fotovoltaicas e o KERS já equipando alguns modelos. A análise e conclusão deste trabalho abre espaço para futuros estudos a fim de que os amortecedores produzam energia elétrica, e confirma a viabilidade desta proposta, com um potencial sustentável promissor para geração de energia limpa; esta energia pode ser armazenada e utilizada para regenerar baterias ou até mesmo acionar comandos elétricos, de modo a ser mais uma alternativa para os veículos que se utilizam de eletricidade, procurando balancear a oferta e demanda de energia para o transporte
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