O teatro de Tadashi Suzuki e o ator como eixo de sua poética cênica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/86850 |
Resumo: | A proposta desse trabalho é promover uma reflexão acerca do encenador japonês Tadashi Suzuki (Japão, 1939-) no que diz respeito a sua contribuição para a arte do teatro e, mais especificamente, à questão da expressividade do ator. Suzuki parte da ideia da atuação como a expressão da consciência do ator numa investigação constante acerca da própria condição humana. Este trabalho pretende averiguar o papel do ator e a sua articulação com os demais elementos da poética cênica daquele que é considerado um dos maiores pensadores do teatro e da atuação na contemporaneidade |
id |
UNSP_03de665ca0c249f665058811441929be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/86850 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O teatro de Tadashi Suzuki e o ator como eixo de sua poética cênicaSuzuki, TadashiTeatro japonesMovimento (Encenação)Teatro - Séc. XXJapanese dramaMovement (Acting)A proposta desse trabalho é promover uma reflexão acerca do encenador japonês Tadashi Suzuki (Japão, 1939-) no que diz respeito a sua contribuição para a arte do teatro e, mais especificamente, à questão da expressividade do ator. Suzuki parte da ideia da atuação como a expressão da consciência do ator numa investigação constante acerca da própria condição humana. Este trabalho pretende averiguar o papel do ator e a sua articulação com os demais elementos da poética cênica daquele que é considerado um dos maiores pensadores do teatro e da atuação na contemporaneidadeThe purpose of this work is to promote a reflection on the Japanese director Tadashi Suzuki (Japan, 1939-) as regards his contribution to the art of theatre and, more specifically, the issue of actor’s expressiveness. Suzuki starts from the idea of performance as the expression of the actor’s consciousness in a constant research about the human condition. This work intends to investigate the role of the actor and his relationship with other elements of poetic scenic of a man who is considered one of the greatest thinkers of theatre and performance in contemporary timesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cintra, Wagner Francisco Araújo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castilho, Patrícia Lima [UNESP]2014-06-11T19:22:26Z2014-06-11T19:22:26Z2012-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis140 f. : il.application/pdfCASTILHO, Patrícia Lima. O teatro de Tadashi Suzuki e o ator como eixo de sua poética cênica. 2012. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.http://hdl.handle.net/11449/86850000703442castilho_pl_me_ia.pdf33004013063P47084911919338652Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-13T06:09:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86850Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:32:48.679879Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O teatro de Tadashi Suzuki e o ator como eixo de sua poética cênica |
title |
O teatro de Tadashi Suzuki e o ator como eixo de sua poética cênica |
spellingShingle |
O teatro de Tadashi Suzuki e o ator como eixo de sua poética cênica Castilho, Patrícia Lima [UNESP] Suzuki, Tadashi Teatro japones Movimento (Encenação) Teatro - Séc. XX Japanese drama Movement (Acting) |
title_short |
O teatro de Tadashi Suzuki e o ator como eixo de sua poética cênica |
title_full |
O teatro de Tadashi Suzuki e o ator como eixo de sua poética cênica |
title_fullStr |
O teatro de Tadashi Suzuki e o ator como eixo de sua poética cênica |
title_full_unstemmed |
O teatro de Tadashi Suzuki e o ator como eixo de sua poética cênica |
title_sort |
O teatro de Tadashi Suzuki e o ator como eixo de sua poética cênica |
author |
Castilho, Patrícia Lima [UNESP] |
author_facet |
Castilho, Patrícia Lima [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cintra, Wagner Francisco Araújo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castilho, Patrícia Lima [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Suzuki, Tadashi Teatro japones Movimento (Encenação) Teatro - Séc. XX Japanese drama Movement (Acting) |
topic |
Suzuki, Tadashi Teatro japones Movimento (Encenação) Teatro - Séc. XX Japanese drama Movement (Acting) |
description |
A proposta desse trabalho é promover uma reflexão acerca do encenador japonês Tadashi Suzuki (Japão, 1939-) no que diz respeito a sua contribuição para a arte do teatro e, mais especificamente, à questão da expressividade do ator. Suzuki parte da ideia da atuação como a expressão da consciência do ator numa investigação constante acerca da própria condição humana. Este trabalho pretende averiguar o papel do ator e a sua articulação com os demais elementos da poética cênica daquele que é considerado um dos maiores pensadores do teatro e da atuação na contemporaneidade |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-22 2014-06-11T19:22:26Z 2014-06-11T19:22:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CASTILHO, Patrícia Lima. O teatro de Tadashi Suzuki e o ator como eixo de sua poética cênica. 2012. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012. http://hdl.handle.net/11449/86850 000703442 castilho_pl_me_ia.pdf 33004013063P4 7084911919338652 |
identifier_str_mv |
CASTILHO, Patrícia Lima. O teatro de Tadashi Suzuki e o ator como eixo de sua poética cênica. 2012. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012. 000703442 castilho_pl_me_ia.pdf 33004013063P4 7084911919338652 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/86850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
140 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128226268020736 |