Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tozzoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832001000200003
http://hdl.handle.net/11449/30385
Resumo: Este artigo trata dos pressupostos teóricos presentes na formação dos educadores ambientais nos cursos de graduação. Esses pressupostos definem um quadro teórico analisado a partir do referencial metodológico do materialismo histórico-dialético. Esse quadro teórico pode ser organizado em concepções naturais, racionais e históricas da relação homem-natureza e da educação e suas análises sugerem princípios metodológicos de organização curricular nesses cursos.
id UNSP_0789c7c4b79df13a6d626fa97296f7d7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/30385
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superiorEducación ambiental: referencias teóricas en la enseñanza superiorEnvironmental education: theoretical references in higher educationEducaçãoeducação ambientalnaturezamodelos teóricosEducacióneducación ambientalnaturalezamodelos teóricosEducationenvironmental educatorsnaturetheoretical modelsEste artigo trata dos pressupostos teóricos presentes na formação dos educadores ambientais nos cursos de graduação. Esses pressupostos definem um quadro teórico analisado a partir do referencial metodológico do materialismo histórico-dialético. Esse quadro teórico pode ser organizado em concepções naturais, racionais e históricas da relação homem-natureza e da educação e suas análises sugerem princípios metodológicos de organização curricular nesses cursos.Este artículo trata de los presupuestos teóricos presentes en la formación de los educadores ambientales en los cursos de graduación. Esos presupuestos definen un cuadro teórico analizado a partir del referencial metodológico del materialismo histórico-dialéctico. Ese cuadro teórico puede ser organizado en concepciones naturales, racionales e históricas de la relación hombre-naturaleza y de la educación y sus análisis sugieren principios metodológicos de organización curricular en esos cursos.This article discusses the theoretical assumptions present in the training of environmental educators in undergraduate courses. These assumptions define a theoretical picture when they are analyzed through the methodological reference of historical-dialectic materialism. This theoretical picture can be organized into natural, rational and historical concepts of the man-nature relation and of education, and analysis suggests methodological principles of curricular organization for these courses.Universidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tozzoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]2014-05-20T15:17:15Z2014-05-20T15:17:15Z2001-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article33-50application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832001000200003Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 5, n. 9, p. 33-50, 2001.1414-3283http://hdl.handle.net/11449/3038510.1590/S1414-32832001000200003S1414-32832001000200003S1414-32832001000200003.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInterface - Comunicação, Saúde, Educação0,417info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-10T06:09:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30385Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:34:08.729070Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior
Educación ambiental: referencias teóricas en la enseñanza superior
Environmental education: theoretical references in higher education
title Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior
spellingShingle Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior
Tozzoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
Educação
educação ambiental
natureza
modelos teóricos
Educación
educación ambiental
naturaleza
modelos teóricos
Education
environmental educators
nature
theoretical models
title_short Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior
title_full Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior
title_fullStr Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior
title_full_unstemmed Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior
title_sort Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior
author Tozzoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
author_facet Tozzoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tozzoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
educação ambiental
natureza
modelos teóricos
Educación
educación ambiental
naturaleza
modelos teóricos
Education
environmental educators
nature
theoretical models
topic Educação
educação ambiental
natureza
modelos teóricos
Educación
educación ambiental
naturaleza
modelos teóricos
Education
environmental educators
nature
theoretical models
description Este artigo trata dos pressupostos teóricos presentes na formação dos educadores ambientais nos cursos de graduação. Esses pressupostos definem um quadro teórico analisado a partir do referencial metodológico do materialismo histórico-dialético. Esse quadro teórico pode ser organizado em concepções naturais, racionais e históricas da relação homem-natureza e da educação e suas análises sugerem princípios metodológicos de organização curricular nesses cursos.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-08-01
2014-05-20T15:17:15Z
2014-05-20T15:17:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832001000200003
Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 5, n. 9, p. 33-50, 2001.
1414-3283
http://hdl.handle.net/11449/30385
10.1590/S1414-32832001000200003
S1414-32832001000200003
S1414-32832001000200003.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832001000200003
http://hdl.handle.net/11449/30385
identifier_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 5, n. 9, p. 33-50, 2001.
1414-3283
10.1590/S1414-32832001000200003
S1414-32832001000200003
S1414-32832001000200003.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação
0,417
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 33-50
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128379461828608