Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832001000200003 http://hdl.handle.net/11449/30385 |
Resumo: | Este artigo trata dos pressupostos teóricos presentes na formação dos educadores ambientais nos cursos de graduação. Esses pressupostos definem um quadro teórico analisado a partir do referencial metodológico do materialismo histórico-dialético. Esse quadro teórico pode ser organizado em concepções naturais, racionais e históricas da relação homem-natureza e da educação e suas análises sugerem princípios metodológicos de organização curricular nesses cursos. |
id |
UNSP_0789c7c4b79df13a6d626fa97296f7d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/30385 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superiorEducación ambiental: referencias teóricas en la enseñanza superiorEnvironmental education: theoretical references in higher educationEducaçãoeducação ambientalnaturezamodelos teóricosEducacióneducación ambientalnaturalezamodelos teóricosEducationenvironmental educatorsnaturetheoretical modelsEste artigo trata dos pressupostos teóricos presentes na formação dos educadores ambientais nos cursos de graduação. Esses pressupostos definem um quadro teórico analisado a partir do referencial metodológico do materialismo histórico-dialético. Esse quadro teórico pode ser organizado em concepções naturais, racionais e históricas da relação homem-natureza e da educação e suas análises sugerem princípios metodológicos de organização curricular nesses cursos.Este artículo trata de los presupuestos teóricos presentes en la formación de los educadores ambientales en los cursos de graduación. Esos presupuestos definen un cuadro teórico analizado a partir del referencial metodológico del materialismo histórico-dialéctico. Ese cuadro teórico puede ser organizado en concepciones naturales, racionales e históricas de la relación hombre-naturaleza y de la educación y sus análisis sugieren principios metodológicos de organización curricular en esos cursos.This article discusses the theoretical assumptions present in the training of environmental educators in undergraduate courses. These assumptions define a theoretical picture when they are analyzed through the methodological reference of historical-dialectic materialism. This theoretical picture can be organized into natural, rational and historical concepts of the man-nature relation and of education, and analysis suggests methodological principles of curricular organization for these courses.Universidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tozzoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]2014-05-20T15:17:15Z2014-05-20T15:17:15Z2001-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article33-50application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832001000200003Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 5, n. 9, p. 33-50, 2001.1414-3283http://hdl.handle.net/11449/3038510.1590/S1414-32832001000200003S1414-32832001000200003S1414-32832001000200003.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInterface - Comunicação, Saúde, Educação0,417info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-10T06:09:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30385Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:34:08.729070Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior Educación ambiental: referencias teóricas en la enseñanza superior Environmental education: theoretical references in higher education |
title |
Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior |
spellingShingle |
Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior Tozzoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP] Educação educação ambiental natureza modelos teóricos Educación educación ambiental naturaleza modelos teóricos Education environmental educators nature theoretical models |
title_short |
Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior |
title_full |
Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior |
title_fullStr |
Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior |
title_sort |
Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior |
author |
Tozzoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP] |
author_facet |
Tozzoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tozzoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação educação ambiental natureza modelos teóricos Educación educación ambiental naturaleza modelos teóricos Education environmental educators nature theoretical models |
topic |
Educação educação ambiental natureza modelos teóricos Educación educación ambiental naturaleza modelos teóricos Education environmental educators nature theoretical models |
description |
Este artigo trata dos pressupostos teóricos presentes na formação dos educadores ambientais nos cursos de graduação. Esses pressupostos definem um quadro teórico analisado a partir do referencial metodológico do materialismo histórico-dialético. Esse quadro teórico pode ser organizado em concepções naturais, racionais e históricas da relação homem-natureza e da educação e suas análises sugerem princípios metodológicos de organização curricular nesses cursos. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-08-01 2014-05-20T15:17:15Z 2014-05-20T15:17:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832001000200003 Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 5, n. 9, p. 33-50, 2001. 1414-3283 http://hdl.handle.net/11449/30385 10.1590/S1414-32832001000200003 S1414-32832001000200003 S1414-32832001000200003.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832001000200003 http://hdl.handle.net/11449/30385 |
identifier_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 5, n. 9, p. 33-50, 2001. 1414-3283 10.1590/S1414-32832001000200003 S1414-32832001000200003 S1414-32832001000200003.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação 0,417 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
33-50 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128379461828608 |