A manifestação das diferentes modalidades no emprego do verbo auxiliar poder em português e em espanhol: análise do discurso de autoajuda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brunelli, Anna Flora [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gasparini-Bastos, Sandra Denise [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://revistas.filo.uba.ar/index.php/sys/article/view/23
http://hdl.handle.net/11449/122323
Resumo: This paper aims to investigate the behavior of the modal verb poder as an auxiliary verb in text written in both two Romance languages, Brazilian Portuguese and Iberian Spanish. This research follows a functionalist language approach, more precisely the Dutch Functional Grammar tradition, based on the modality classification proposed by Hengeveld (2004). This author considers two main criteria: target of evaluation, and semantic domain of evaluation. Considering this classification, we analyze the use of the auxiliary verb poder in a corpus of self-help discourses, which currently enjoy enormous popularity in various parts of the world. Although in Portuguese the auxiliary verb poder is essentially an epistemic modal (cf. Neves 1999-2000) —which, according to the Hengeveld (2004), corresponds to the event-oriented epistemic modality—. However, our analysis show that, given the essentially optimistic nature of the discourse analyzed, the self-help discourse, the previously mentioned modal verb (poder) behaves predominantly as a participant-oriented facultative modal. This result demonstrates the importance of considering the context of occurrence of the verb poder in order to evaluate the effects of meaning associated with its use.
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O trabalho desenvolve-se orientado por uma abordagem funcionalista da linguagem, mais precisamente a Gramática Funcional de linha holandesa, tomando como base a classificação de modalidade proposta por Hengeveld (2004), que considera dois critérios principais: alvo de avaliação e domínio semântico de avaliação. Considerando essa classificação, analisamos o emprego do auxiliar poder no discurso de autoajuda, que desfruta, atualmente, de grande popularidade em várias partes do mundo. Embora o verbo auxiliar poder, na língua portuguesa, seja essencialmente um modal epistêmico (Neves 1999-2000) —o que, na classificação de Hengeveld (2004), corresponde à modalidade epistê- mica orientada para o evento— os dados analisados revelam que, dada a natureza essencialmente otimista do discurso estudado —o discurso de autoajuda— o auxiliar comporta-se predominantemente como modal facultativo orientado para o participante. Tal resultado evidencia a importância de considerarmos o contexto de ocorrência do verbo poder para avaliar os efeitos de sentido associados a seu emprego.Este trabajo tiene por objetivo investigar el comportamiento del verbo modal poder como verbo auxiliar en dos lenguas romances, el portugués brasileño y el español peninsular, en textos escritos de ambos idiomas. El trabajo se desarrolla desde una perspectiva funcionalista del lenguaje, más específicamente la gramática funcional holandesa, y se apoya en la clasificación de modalidad propuesta por Hengeveld (2004), que considera dos criterios principales: la meta de la evaluación y el dominio semántico de la evaluación. Teniendo en cuenta esta clasificación, analizamos el uso del verbo auxiliar poder en el discurso de autoayuda, que goza, en la actualidad, de gran popularidad en varias partes del mundo. Aunque el verbo auxiliar poder sea esencialmente un modal epistémico en el portugués (según Neves 1999-2000) —lo cual, en la clasificación de Hengeveld (2004) corresponde a la modalidad epistémica orientada hacia el evento— los datos analizados demuestran que, en función de la naturaleza esencialmente optimista del discurso investigado —el discurso de autoayuda— dicho auxiliar actúa predominantemente como modal facultativo orientado hacia el participante. Tal resultado pone de relieve la importancia de considerar el contexto en el que el verbo modal aparece para evaluar los efectos de sentido asociados a su uso.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Letras Modernas, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jardim Nazareth, CEP 15054-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Letras Modernas, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jardim Nazareth, CEP 15054-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Brunelli, Anna Flora [UNESP]Gasparini-Bastos, Sandra Denise [UNESP]2015-04-27T11:55:36Z2015-04-27T11:55:36Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article165-180application/pdfhttp://revistas.filo.uba.ar/index.php/sys/article/view/23Signo & Seña, v. 22, p. 165-180, 2012.0327-8956http://hdl.handle.net/11449/122323ISSN0327-8956-2012-22-165-180.pdf014418882984149362643540214190740000-0001-5968-8450Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporSigno & Señainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-21T06:18:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122323Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:51:30.131074Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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