Ciências sociais na infância: contribuições para se ler o mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Bruna Ribeiro de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192301
Resumo: Esta é uma pesquisa teórica que tem como objetivo refletir acerca de como as ciências sociais podem ser apresentadas às crianças, reconhecendo assim que elas abrem um espaço para que criança não seja apequenada, pelo contrário, seja escutada. Um espaço que dê escuta às crianças, oferecendo vários pontos de vista distintos, possibilitando novos olhares sobre a vida em sociedade. Na construção deste caminho buscamos discutir sobre o que é ser criança e infância, relacionando a ideia de criança ao longo do processo histórico. Compreendemos a criança como uma construção social, além de discutirmos também sobre o desenvolvimento psíquico e social, apresentando caminhos trazidos pela periodização histórico-cultural. Problematizamos o ambiente escolar repensando a educação, com Larrosa, pelo par sentido e experiência. Inspiramo-nos na trajetória realizada com a filosofia para/com crianças, aproximando dela as ciências sociais. Identificamos a frágil inserção das ciências sociais nos currículos escolares brasileiros e descrevemos como foi desenvolvida a experiência de práticas de filosofia e ciências sociais no ensino infantil e fundamental no município de Cariacica, no Espírito Santo, pela leitura de documentos dados pela Secretaria da Educação do referido município. Vimos na leitura a possibilidade de oferecer as ciências sociais às crianças elaborando histórias infantis sobre conceitos desta disciplina. Percebemos que este caminho que leva às ciências sociais ao ensino infantil e fundamental é possível. Podemos assim dizer que este é um embrião a ser desenvolvido e pensado dentro do ambiente escolar.
id UNSP_0cfd9221ea2c8aa024dbc817908761c2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192301
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ciências sociais na infância: contribuições para se ler o mundoSocial science in childhood: contributions on reading the worldCiências sociaisCriançaInfânciaHistórias infantisEsta é uma pesquisa teórica que tem como objetivo refletir acerca de como as ciências sociais podem ser apresentadas às crianças, reconhecendo assim que elas abrem um espaço para que criança não seja apequenada, pelo contrário, seja escutada. Um espaço que dê escuta às crianças, oferecendo vários pontos de vista distintos, possibilitando novos olhares sobre a vida em sociedade. Na construção deste caminho buscamos discutir sobre o que é ser criança e infância, relacionando a ideia de criança ao longo do processo histórico. Compreendemos a criança como uma construção social, além de discutirmos também sobre o desenvolvimento psíquico e social, apresentando caminhos trazidos pela periodização histórico-cultural. Problematizamos o ambiente escolar repensando a educação, com Larrosa, pelo par sentido e experiência. Inspiramo-nos na trajetória realizada com a filosofia para/com crianças, aproximando dela as ciências sociais. Identificamos a frágil inserção das ciências sociais nos currículos escolares brasileiros e descrevemos como foi desenvolvida a experiência de práticas de filosofia e ciências sociais no ensino infantil e fundamental no município de Cariacica, no Espírito Santo, pela leitura de documentos dados pela Secretaria da Educação do referido município. Vimos na leitura a possibilidade de oferecer as ciências sociais às crianças elaborando histórias infantis sobre conceitos desta disciplina. Percebemos que este caminho que leva às ciências sociais ao ensino infantil e fundamental é possível. Podemos assim dizer que este é um embrião a ser desenvolvido e pensado dentro do ambiente escolar.This is a theoretical research that aims to reflect on how the social sciences may be presented to children, thus recognizing that they open a space so that children are not diminished, and instead are listened to. A space that gives listening to the children, besides offering several different points of view, makes possible the widening of the child's gaze on life in society. In the construction of this path we seek to discuss what it is to be a child and childhood, relating the idea of a child throughout the historical process. We understand the child as a social construction, in addition to discussing the psychic and social development, presenting paths brought by historical-cultural periodization. We problematize the school environment by rethinking education, with Larrosa, by sense and experience. We are inspired by the trajectory carried out with the philosophy towards / with children approaching the social sciences. We identify the fragile insertion of the social sciences in the Brazilian school curricula and describe how the experience of philosophy and social sciences practices in kindergarten and elementary education was developed in the city of Cariacica, in the state of Espírito Santo, for the analysis of documents given by the education secretariat County. We saw in the reading the possibility of offering the social sciences to the children elaborating children's stories on concepts of the social sciences. We realize that this path that leads the social sciences to kindergarten and elementary education is possible. We can thus say that this is an embryo to be developed and thought within the school environment.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mendes, Bruna Ribeiro de Oliveira [UNESP]2020-04-23T14:15:10Z2020-04-23T14:15:10Z2020-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19230100093017933004030079P217880635512472540000-0001-9620-5964porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192301Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:17:31.580733Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciências sociais na infância: contribuições para se ler o mundo
Social science in childhood: contributions on reading the world
title Ciências sociais na infância: contribuições para se ler o mundo
spellingShingle Ciências sociais na infância: contribuições para se ler o mundo
Mendes, Bruna Ribeiro de Oliveira [UNESP]
Ciências sociais
Criança
Infância
Histórias infantis
title_short Ciências sociais na infância: contribuições para se ler o mundo
title_full Ciências sociais na infância: contribuições para se ler o mundo
title_fullStr Ciências sociais na infância: contribuições para se ler o mundo
title_full_unstemmed Ciências sociais na infância: contribuições para se ler o mundo
title_sort Ciências sociais na infância: contribuições para se ler o mundo
author Mendes, Bruna Ribeiro de Oliveira [UNESP]
author_facet Mendes, Bruna Ribeiro de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Bruna Ribeiro de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais
Criança
Infância
Histórias infantis
topic Ciências sociais
Criança
Infância
Histórias infantis
description Esta é uma pesquisa teórica que tem como objetivo refletir acerca de como as ciências sociais podem ser apresentadas às crianças, reconhecendo assim que elas abrem um espaço para que criança não seja apequenada, pelo contrário, seja escutada. Um espaço que dê escuta às crianças, oferecendo vários pontos de vista distintos, possibilitando novos olhares sobre a vida em sociedade. Na construção deste caminho buscamos discutir sobre o que é ser criança e infância, relacionando a ideia de criança ao longo do processo histórico. Compreendemos a criança como uma construção social, além de discutirmos também sobre o desenvolvimento psíquico e social, apresentando caminhos trazidos pela periodização histórico-cultural. Problematizamos o ambiente escolar repensando a educação, com Larrosa, pelo par sentido e experiência. Inspiramo-nos na trajetória realizada com a filosofia para/com crianças, aproximando dela as ciências sociais. Identificamos a frágil inserção das ciências sociais nos currículos escolares brasileiros e descrevemos como foi desenvolvida a experiência de práticas de filosofia e ciências sociais no ensino infantil e fundamental no município de Cariacica, no Espírito Santo, pela leitura de documentos dados pela Secretaria da Educação do referido município. Vimos na leitura a possibilidade de oferecer as ciências sociais às crianças elaborando histórias infantis sobre conceitos desta disciplina. Percebemos que este caminho que leva às ciências sociais ao ensino infantil e fundamental é possível. Podemos assim dizer que este é um embrião a ser desenvolvido e pensado dentro do ambiente escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-23T14:15:10Z
2020-04-23T14:15:10Z
2020-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192301
000930179
33004030079P2
1788063551247254
0000-0001-9620-5964
url http://hdl.handle.net/11449/192301
identifier_str_mv 000930179
33004030079P2
1788063551247254
0000-0001-9620-5964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129413938675712