Análise da resistência mecânica do undertray de um veículo formula SAE fabricado em material compósito.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Matheus Sanches
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256398
Resumo: O presente trabalho realiza um estudo compreensivo sobre os materiais compósitos, como a caracterização teórico-experimental de um laminado de material compósito de fibra de vidro/epóxi, com gramaturas distintas, de 200 g/m2 e 460 g/m2, fabricado por laminação manual, além de análises numéricas em um undertray de um veículo formula SAE, a fim de determinar os esforços gerado pelas forças aerodinâmicas, como das respostas deste componente. Portanto, a análise se baseia na caracterização teórica e experimental desses materiais compósitos, assim como a simulação numérica do componente undertray, a fim de que o mesmo possa se ajustar bem ao veículo, sem se deformar excessivamente e perder sua funcionalidade aerodinâmica; além de avaliar a quantidade mínima de camadas do material compósito para ser utilizado na fabricação. Os resultados obtidos das simulações numéricas foram satisfatórios e, demonstrou-se que o componente undertray não falhará empregando um laminado com 5 camadas de Fibra/epóxi com gramatura de 460 g/m2 e, com 7 camadas com gramatura de 200 g/m2. Os compósitos com fibra/epóxi com gramatura de 200 g/m2, de modo geral, apresentaram maiores tensões e deformações para falha, o que era esperado devido aos maiores valores de módulos de elasticidade avaliados; estes com uma massa 50% mais leve do que com gramatura de 460 g/m2.
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