Palestras e demonstrações práticas sobre anatomia humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Ana Maria Minarelli [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Difus_o_de_Conhecimentos/Trabalho05.htm
http://hdl.handle.net/11449/148067
Resumo: Este projeto surgiu há aproximadamente 15 anos do interesse dos professores de Ciências e Biologia, das Escolas de 1º e 2º Graus da rede pública e privada da cidade de Araraquara e região, e atualmente, além destas escolas, o curso profissionalizante para auxiliar de enfermagem oferecido pelo Senac tem nos requisitado, para complementar os conhecimentos sobre o Corpo Humano; a partir deste interesse, dispusemo-nos a colaborar com a comunidade ministrando aulas teóricas e demonstrações práticas no laboratório de Anatomia. O projeto funciona da seguinte forma: 1) O professor interessado entra em contato conosco, discute o quê ele gostaria que enfocássemos, pois depende da fase do aprendizado que os estudantes estão, se já viram todos os sistemas do Corpo Humano, etc., e nós agendamos os dias e os horários para a visita - este é um fator importante, pois semanalmente o laboratório é ocupado pelos alunos de graduação dos cursos de Odontologia e Farmácia-Bioquímica e estas visitas só ocorrem quando este está desocupado e também, o laboratório comporta até 35 alunos sentados e dependendo do número de classes/alunos, agendamos mais de um período ou dia; 2) As aulas, propriamente ditas, ocupam em torno de duas a quatro horas e são utilizados ossos naturais e artificiais, peças cadavéricas, manequins de plástico e a o quadro negro. Tomando como parâmetro uma classe de 8a. série, onde eles já viram todos os sistemas do Corpo Humano, consiste em primeiro lugar: a) comentar sobre o respeito ao Cadáver (instrumento do nosso estudo) e sobre a a importância da Disciplina de Anatomia nos cursos da área Biológica e Ciências da Saúde, motivando os alunos para essas áreas; b) posteriormente, iniciamos com o sistema esquelético, onde identificamos todos os ossos do corpo, sua posição e função (os estudantes podem verificar in loco os ossos); articulações (identificamos as principais e suas funções); miologia (os grupos musculares são identificados e comentadas as respectivas funções). c) em seguida, demonstramos o sistema nervoso central, onde eles tem oportunidade de observar como é o "cérebro" e os nervos - área de grande interesse dos alunos. d) o sistema cardiovascular é outro sistema também de grande interesse pois eles verão como é o coração (explica-se o funcionamento), identificarão várias veias (safena, por exemplo) e artérias (Aorta, etc.). e) na seqüência da aula, comentamos e demonstramos sobre o sistema respiratório (do nariz aos pulmões); f) sistema digestório - da boca, passando pela faringe, esôfago, estômago, intestinos e as glândulas anexas, como fígado, pâncreas e glândulas salivares); g) sistema uro-genital - identificamos os rins, ureter, bexiga e uretra e demonstramos os sistemas genitais feminino e masculino - eles têm oportunidade de ver in loco um útero, ovário, próstata, testículo, etc. Em todo o momento tenta se relacionar o tema de estudo com o dia a dia , ex.: quando se fala sobre coração e vasos, comenta-se sobre enfarte, ponte de safena, varizes; cérebro, meninge... meningite, derrame, etc., sistema respiratório - sinusite, enfisema pulmonar, câncer de pulmão x fumo; sistema digestório , chama-se a atenção sobre o fígado e problemas como a cirrose, hepatite "c"; sistemas genitais, câncer de próstata e de colo de útero, etc. É importante salientar que os estudantes podem manipular todo material em estudo e as aulas são dinâmicas com ampla participação destes. A implementação deste projeto foi relativamente fácil, pois temos um público fiel e carente de informações; dispomos de lugar adequado e com material cadavérico suficiente para as aulas; temos docentes qualificados e motivados para ensinar para um público, que é muito diferente do aluno de graduação da UNESP, podendo ele usar seus conhecimentos não só científicos como de vida, atuando como educador. Os resultados obtidos até o momento são excelentes - os alunos, que chegam curiosos para conhecer e poder colocar a "mão" em um cadáver ou outros, que sentem repugnância, no final da aula, ficam deslumbrados com a maravilha que é o nosso corpo humano e tanto é assim que todo ano, mais escolas entram em contato para fazerem parte do projeto e aí está, mais uma função da Universidade sendo realizada que é a extensão de serviços à comunidade.
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O projeto funciona da seguinte forma: 1) O professor interessado entra em contato conosco, discute o quê ele gostaria que enfocássemos, pois depende da fase do aprendizado que os estudantes estão, se já viram todos os sistemas do Corpo Humano, etc., e nós agendamos os dias e os horários para a visita - este é um fator importante, pois semanalmente o laboratório é ocupado pelos alunos de graduação dos cursos de Odontologia e Farmácia-Bioquímica e estas visitas só ocorrem quando este está desocupado e também, o laboratório comporta até 35 alunos sentados e dependendo do número de classes/alunos, agendamos mais de um período ou dia; 2) As aulas, propriamente ditas, ocupam em torno de duas a quatro horas e são utilizados ossos naturais e artificiais, peças cadavéricas, manequins de plástico e a o quadro negro. Tomando como parâmetro uma classe de 8a. série, onde eles já viram todos os sistemas do Corpo Humano, consiste em primeiro lugar: a) comentar sobre o respeito ao Cadáver (instrumento do nosso estudo) e sobre a a importância da Disciplina de Anatomia nos cursos da área Biológica e Ciências da Saúde, motivando os alunos para essas áreas; b) posteriormente, iniciamos com o sistema esquelético, onde identificamos todos os ossos do corpo, sua posição e função (os estudantes podem verificar in loco os ossos); articulações (identificamos as principais e suas funções); miologia (os grupos musculares são identificados e comentadas as respectivas funções). c) em seguida, demonstramos o sistema nervoso central, onde eles tem oportunidade de observar como é o "cérebro" e os nervos - área de grande interesse dos alunos. d) o sistema cardiovascular é outro sistema também de grande interesse pois eles verão como é o coração (explica-se o funcionamento), identificarão várias veias (safena, por exemplo) e artérias (Aorta, etc.). e) na seqüência da aula, comentamos e demonstramos sobre o sistema respiratório (do nariz aos pulmões); f) sistema digestório - da boca, passando pela faringe, esôfago, estômago, intestinos e as glândulas anexas, como fígado, pâncreas e glândulas salivares); g) sistema uro-genital - identificamos os rins, ureter, bexiga e uretra e demonstramos os sistemas genitais feminino e masculino - eles têm oportunidade de ver in loco um útero, ovário, próstata, testículo, etc. Em todo o momento tenta se relacionar o tema de estudo com o dia a dia , ex.: quando se fala sobre coração e vasos, comenta-se sobre enfarte, ponte de safena, varizes; cérebro, meninge... meningite, derrame, etc., sistema respiratório - sinusite, enfisema pulmonar, câncer de pulmão x fumo; sistema digestório , chama-se a atenção sobre o fígado e problemas como a cirrose, hepatite "c"; sistemas genitais, câncer de próstata e de colo de útero, etc. É importante salientar que os estudantes podem manipular todo material em estudo e as aulas são dinâmicas com ampla participação destes. A implementação deste projeto foi relativamente fácil, pois temos um público fiel e carente de informações; dispomos de lugar adequado e com material cadavérico suficiente para as aulas; temos docentes qualificados e motivados para ensinar para um público, que é muito diferente do aluno de graduação da UNESP, podendo ele usar seus conhecimentos não só científicos como de vida, atuando como educador. Os resultados obtidos até o momento são excelentes - os alunos, que chegam curiosos para conhecer e poder colocar a "mão" em um cadáver ou outros, que sentem repugnância, no final da aula, ficam deslumbrados com a maravilha que é o nosso corpo humano e tanto é assim que todo ano, mais escolas entram em contato para fazerem parte do projeto e aí está, mais uma função da Universidade sendo realizada que é a extensão de serviços à comunidade.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia (FOAR), Departamento de Morfologia, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia (FOAR), Departamento de Morfologia, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gaspar, Ana Maria Minarelli [UNESP]2017-01-18T15:22:15Z2017-01-18T15:22:15Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Difus_o_de_Conhecimentos/Trabalho05.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1480678379925533335630PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-22T19:32:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148067Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:39:10.150553Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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