Mátate, mi amigo, mátate!: periferia, marginalização e violência no cinema de Víctor Gaviria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Naira Reinaga de [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/98982
Resumo: Considerando as reflexões sobre o cinema latino-americano, propomos a análise dos filmes Rodrigo D. No futuro (Colômbia, 1990), La Vendedora de Rosas (Colômbia, 1998) e Sumas y Restas (Colômbia, 2004), todas do cineasta colombiano Victor Gaviria, discutindo a forma como estes filmes abordam a questão da marginalidade, pobreza e violência urbana na Colômbia atual. Dialogando com a tradição da cinematografia política latino-americana, as obras do cineasta nos colocam importantes reflexões sobre a realidade da América Latina. Com uma proposta de realismo diferenciada, com o uso de atores não-profissionais que participam da elaboração do roteiro, os filmes representam também uma inovação em relação ao cinema latino-americano atual, pois permitem a intervenção dos sujeitos que pretende representar a partir de seus próprios espaços e discursos. Tentaremos mostrar em nossa análise como a proposta de realismo destes filmes problematiza os resultados do processo de modernização periférica pelo qual passou a Colômbia nos últimos anos e como examina essa realidade na vida dos sujeitos que deste processo herdam, fundamentalmente, os efeitos nefastos.
id UNSP_1204fc5a3e0e3b7194f1b73d4093473f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/98982
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Mátate, mi amigo, mátate!: periferia, marginalização e violência no cinema de Víctor GaviriaGaviria, VíctorCinema - Aspectos sociais - ColômbiaExclusão social - ColômbiaViolência no cinemaCine latinoamericanoCine colombianoViolencia y cuestión urbanaConsiderando as reflexões sobre o cinema latino-americano, propomos a análise dos filmes Rodrigo D. No futuro (Colômbia, 1990), La Vendedora de Rosas (Colômbia, 1998) e Sumas y Restas (Colômbia, 2004), todas do cineasta colombiano Victor Gaviria, discutindo a forma como estes filmes abordam a questão da marginalidade, pobreza e violência urbana na Colômbia atual. Dialogando com a tradição da cinematografia política latino-americana, as obras do cineasta nos colocam importantes reflexões sobre a realidade da América Latina. Com uma proposta de realismo diferenciada, com o uso de atores não-profissionais que participam da elaboração do roteiro, os filmes representam também uma inovação em relação ao cinema latino-americano atual, pois permitem a intervenção dos sujeitos que pretende representar a partir de seus próprios espaços e discursos. Tentaremos mostrar em nossa análise como a proposta de realismo destes filmes problematiza os resultados do processo de modernização periférica pelo qual passou a Colômbia nos últimos anos e como examina essa realidade na vida dos sujeitos que deste processo herdam, fundamentalmente, os efeitos nefastos.Considerando las reflexiones sobre cine latinoamericano, proponemos el análisis de las películas Rodrigo D No futuro (Colombia, 1990), La vendedora de rosas (Colombia, 1998) e Sumas y restas (Colombia, 2004), todas del cineasta colombiano Víctor Gaviria, discutiendo como se trata la cuestión de la marginalidad, pobreza y violencia urbana en Colombia actual. Dialogando com la tradición de la cinematografia política latinoamericana, las obras del cineasta nos traen importantes reflexiones sobre la realidade de América Latina. Com una propuesta de realismo diferenciada, con el uso de actores no-profesionales que participan de la elaboración del guión, las películas representan también una imnovación en relación al cine latinoamericano actual, pues permiten la intervención de los sujetos que se pretende representar a partir de sus propios espacios y discursos. Pretendemos analizar como la propuesta de realismo de las películas problematiza los resultados del proceso de modernización periférica por lo cual ha pasado Colombia en los últimos años, desde la vida de los sujetos que de ese proceso heredan, fundamentalmente, los efectos nefastos.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tolentino, Célia Aparecida Ferreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Naira Reinaga de [UNESP]2014-06-11T19:29:46Z2014-06-11T19:29:46Z2011-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis148 f.application/pdfLIMA, Naira Reinaga de. Mátate, mi amigo, mátate!: periferia, marginalização e violência no cinema de Víctor Gaviria. 2011. 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/98982000671463lima_nr_me_mar.pdf33004110042P8Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-12T18:42:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/98982Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:42:51Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mátate, mi amigo, mátate!: periferia, marginalização e violência no cinema de Víctor Gaviria
title Mátate, mi amigo, mátate!: periferia, marginalização e violência no cinema de Víctor Gaviria
spellingShingle Mátate, mi amigo, mátate!: periferia, marginalização e violência no cinema de Víctor Gaviria
Lima, Naira Reinaga de [UNESP]
Gaviria, Víctor
Cinema - Aspectos sociais - Colômbia
Exclusão social - Colômbia
Violência no cinema
Cine latinoamericano
Cine colombiano
Violencia y cuestión urbana
title_short Mátate, mi amigo, mátate!: periferia, marginalização e violência no cinema de Víctor Gaviria
title_full Mátate, mi amigo, mátate!: periferia, marginalização e violência no cinema de Víctor Gaviria
title_fullStr Mátate, mi amigo, mátate!: periferia, marginalização e violência no cinema de Víctor Gaviria
title_full_unstemmed Mátate, mi amigo, mátate!: periferia, marginalização e violência no cinema de Víctor Gaviria
title_sort Mátate, mi amigo, mátate!: periferia, marginalização e violência no cinema de Víctor Gaviria
author Lima, Naira Reinaga de [UNESP]
author_facet Lima, Naira Reinaga de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tolentino, Célia Aparecida Ferreira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Naira Reinaga de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Gaviria, Víctor
Cinema - Aspectos sociais - Colômbia
Exclusão social - Colômbia
Violência no cinema
Cine latinoamericano
Cine colombiano
Violencia y cuestión urbana
topic Gaviria, Víctor
Cinema - Aspectos sociais - Colômbia
Exclusão social - Colômbia
Violência no cinema
Cine latinoamericano
Cine colombiano
Violencia y cuestión urbana
description Considerando as reflexões sobre o cinema latino-americano, propomos a análise dos filmes Rodrigo D. No futuro (Colômbia, 1990), La Vendedora de Rosas (Colômbia, 1998) e Sumas y Restas (Colômbia, 2004), todas do cineasta colombiano Victor Gaviria, discutindo a forma como estes filmes abordam a questão da marginalidade, pobreza e violência urbana na Colômbia atual. Dialogando com a tradição da cinematografia política latino-americana, as obras do cineasta nos colocam importantes reflexões sobre a realidade da América Latina. Com uma proposta de realismo diferenciada, com o uso de atores não-profissionais que participam da elaboração do roteiro, os filmes representam também uma inovação em relação ao cinema latino-americano atual, pois permitem a intervenção dos sujeitos que pretende representar a partir de seus próprios espaços e discursos. Tentaremos mostrar em nossa análise como a proposta de realismo destes filmes problematiza os resultados do processo de modernização periférica pelo qual passou a Colômbia nos últimos anos e como examina essa realidade na vida dos sujeitos que deste processo herdam, fundamentalmente, os efeitos nefastos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-18
2014-06-11T19:29:46Z
2014-06-11T19:29:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Naira Reinaga de. Mátate, mi amigo, mátate!: periferia, marginalização e violência no cinema de Víctor Gaviria. 2011. 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/98982
000671463
lima_nr_me_mar.pdf
33004110042P8
identifier_str_mv LIMA, Naira Reinaga de. Mátate, mi amigo, mátate!: periferia, marginalização e violência no cinema de Víctor Gaviria. 2011. 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.
000671463
lima_nr_me_mar.pdf
33004110042P8
url http://hdl.handle.net/11449/98982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 148 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128111553806336