Comportamento locomotor de crianças e adultos jovens em ambiente doméstico simulado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gobbi, Lilian Teresa Bucken [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silva, Jean José [UNESP], Paiva, Ana Clara Souza [UNESP], Scabello, Priscila Elaine [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000300005
http://hdl.handle.net/11449/20671
Resumo: Observamos o comportamento locomotor de 40 crianças (de 5 a 8 anos) e de 40 adultos jovens (de 19 a 28 anos) frente a restrições ambientais, que percorreram dois circuitos em condições de luminosidade total e reduzida e transporte de carga (sem carga, 3% e 7% da massa corporal), andando o mais rápido possível e evitando contato com objetos. O tempo gasto na tarefa foi obtido por meio de um cronômetro digital, em três tentativas por condição. ANOVA para três fatores (circuito x iluminação x carga) revelou que: as crianças demoraram mais tempo para realizar a tarefa quando carga foi adicionada; crianças mais jovens percorreram o circuito em tempo maior que crianças mais velhas; as condições não alteraram a locomoção dos adultos. Concluímos que crianças necessitam integrar as informações sensoriais e acoplá-las ao sistema efetor. Programas de intervenção são necessários para facilitar essa integração sem restrição da mobilidade das crianças.
id UNSP_12f0dd4c6ef7b6662444a522baa7a024
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/20671
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Comportamento locomotor de crianças e adultos jovens em ambiente doméstico simuladoLocomotor behavior of children and young adults in simulated domestic environmentlocomoçãorestrições do ambientedesenvolvimento motorlocomotionenvironment constraintsmotor developmentObservamos o comportamento locomotor de 40 crianças (de 5 a 8 anos) e de 40 adultos jovens (de 19 a 28 anos) frente a restrições ambientais, que percorreram dois circuitos em condições de luminosidade total e reduzida e transporte de carga (sem carga, 3% e 7% da massa corporal), andando o mais rápido possível e evitando contato com objetos. O tempo gasto na tarefa foi obtido por meio de um cronômetro digital, em três tentativas por condição. ANOVA para três fatores (circuito x iluminação x carga) revelou que: as crianças demoraram mais tempo para realizar a tarefa quando carga foi adicionada; crianças mais jovens percorreram o circuito em tempo maior que crianças mais velhas; as condições não alteraram a locomoção dos adultos. Concluímos que crianças necessitam integrar as informações sensoriais e acoplá-las ao sistema efetor. Programas de intervenção são necessários para facilitar essa integração sem restrição da mobilidade das crianças.In order to observe the locomotors behavior of children and young adults facing environmental constraints, 40 children (from 5 to 8 years old) and 40 young adults (from 19 to 28 years old) went through two circuits under full and reduced luminosity and cargo transportation (no cargo, 3% and 7% of body mass) conditions, walking as fast as possible and avoiding contact with objects. The time spent to complete the task was obtained by means of a digital stopwatch, in three trials per condition. Three-way ANOVA factors (circuit x illumination x cargo) revealed that: children spent more time to complete the task when cargo was added; younger children were slower than older children; adults locomotion were not affected by the conditions. It can be concluded that children need to integrate the sensory information and couple them with the effectors system. Intervention programs are necessary to facilitate this integration without restricting children s mobility.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade de Brasília (UnB), Instituto de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gobbi, Lilian Teresa Bucken [UNESP]Silva, Jean José [UNESP]Paiva, Ana Clara Souza [UNESP]Scabello, Priscila Elaine [UNESP]2013-09-30T19:52:22Z2014-05-20T13:58:06Z2013-09-30T19:52:22Z2014-05-20T13:58:06Z2007-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article273-278application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000300005Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 23, n. 3, p. 273-278, 2007.0102-3772http://hdl.handle.net/11449/2067110.1590/S0102-37722007000300005S0102-37722007000300005S0102-37722007000300005.pdf9868835271822421SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Teoria e Pesquisa0,128info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T06:32:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/20671Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:50:18.209119Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento locomotor de crianças e adultos jovens em ambiente doméstico simulado
Locomotor behavior of children and young adults in simulated domestic environment
title Comportamento locomotor de crianças e adultos jovens em ambiente doméstico simulado
spellingShingle Comportamento locomotor de crianças e adultos jovens em ambiente doméstico simulado
Gobbi, Lilian Teresa Bucken [UNESP]
locomoção
restrições do ambiente
desenvolvimento motor
locomotion
environment constraints
motor development
title_short Comportamento locomotor de crianças e adultos jovens em ambiente doméstico simulado
title_full Comportamento locomotor de crianças e adultos jovens em ambiente doméstico simulado
title_fullStr Comportamento locomotor de crianças e adultos jovens em ambiente doméstico simulado
title_full_unstemmed Comportamento locomotor de crianças e adultos jovens em ambiente doméstico simulado
title_sort Comportamento locomotor de crianças e adultos jovens em ambiente doméstico simulado
author Gobbi, Lilian Teresa Bucken [UNESP]
author_facet Gobbi, Lilian Teresa Bucken [UNESP]
Silva, Jean José [UNESP]
Paiva, Ana Clara Souza [UNESP]
Scabello, Priscila Elaine [UNESP]
author_role author
author2 Silva, Jean José [UNESP]
Paiva, Ana Clara Souza [UNESP]
Scabello, Priscila Elaine [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gobbi, Lilian Teresa Bucken [UNESP]
Silva, Jean José [UNESP]
Paiva, Ana Clara Souza [UNESP]
Scabello, Priscila Elaine [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv locomoção
restrições do ambiente
desenvolvimento motor
locomotion
environment constraints
motor development
topic locomoção
restrições do ambiente
desenvolvimento motor
locomotion
environment constraints
motor development
description Observamos o comportamento locomotor de 40 crianças (de 5 a 8 anos) e de 40 adultos jovens (de 19 a 28 anos) frente a restrições ambientais, que percorreram dois circuitos em condições de luminosidade total e reduzida e transporte de carga (sem carga, 3% e 7% da massa corporal), andando o mais rápido possível e evitando contato com objetos. O tempo gasto na tarefa foi obtido por meio de um cronômetro digital, em três tentativas por condição. ANOVA para três fatores (circuito x iluminação x carga) revelou que: as crianças demoraram mais tempo para realizar a tarefa quando carga foi adicionada; crianças mais jovens percorreram o circuito em tempo maior que crianças mais velhas; as condições não alteraram a locomoção dos adultos. Concluímos que crianças necessitam integrar as informações sensoriais e acoplá-las ao sistema efetor. Programas de intervenção são necessários para facilitar essa integração sem restrição da mobilidade das crianças.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
2013-09-30T19:52:22Z
2013-09-30T19:52:22Z
2014-05-20T13:58:06Z
2014-05-20T13:58:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000300005
Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 23, n. 3, p. 273-278, 2007.
0102-3772
http://hdl.handle.net/11449/20671
10.1590/S0102-37722007000300005
S0102-37722007000300005
S0102-37722007000300005.pdf
9868835271822421
url http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000300005
http://hdl.handle.net/11449/20671
identifier_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 23, n. 3, p. 273-278, 2007.
0102-3772
10.1590/S0102-37722007000300005
S0102-37722007000300005
S0102-37722007000300005.pdf
9868835271822421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa
0,128
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 273-278
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129557884043264