Educação ambiental e o trabalho com valores: entrelaçando a formação inicial e continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carvalho, Maria Bernadete Sarti Silva [UNESP], Bonfiglioli, Fernando Cesar Marrara [UNESP], Callegari, Sônia [UNESP], Degasperi, Thais Cristiane [UNESP], Fraga, Lisiane Abruzzi [UNESP], Lellis, Matheus Henrique M. [UNESP], Oliveira, Cibele Marto [UNESP], Oliveira, Dayene Talita Delgado [UNESP], Peleias, Glauce Timoni Góes [UNESP], Pereira, Claire Alves [UNESP], Pinto, Marcos Roberto Vaz [UNESP], Soares, Maria Luíza Branco [UNESP], Souza, Heluane Aparecida Lemos [UNESP]]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAwOTM=
http://hdl.handle.net/11449/146845
Resumo: O projeto de extensão "Educação Ambiental e o trabalho com valores" vem envolvendo desde 2008 programas de formação continuada de professores e a investigação sobre a formação docente. Ao organizar o projeto consideramos de um lado a carência dessa temática nos programas de formação de professores; de outro, a necessidade de pesquisas na área de formação docente. Ao lado da complexidade da questão ambiental, o mundo dos valores e valorações, da moral e ética é intrinsecamente complexo e sujeito a dilemas e tensões, o que demanda tanto espaços de formação como de investigação, nossos objetivos com este projeto. Em termos metodológicos, seu desenho colaborativo, ao envolver professores da universidade, da escola de ensino básico, graduandos e pós-graduandos, propicia um entrelaçamento profícuo de experiências entre esses diferentes atores, promovendo uma colaboração intensa e a formação de todo o grupo. Quanto à formação continuada, em 2012 foram organizados dois programas: um voltado a novos professores interessados na temática do projeto e o segundo, envolvendo um grupo de professores ex-alunos interessados em permanecer na equipe executora. Possibilidades se abrem também para a formação inicial dos universitários que, a partir dessa proposta, podem se aproximar da realidade da escola, apresentada de forma contundente durante os diálogos que se estabelecem nas reuniões conjuntas, como quando acompanham os professores às escolas da rede básica, durante o desenvolvimento das atividades educativas. Ganham assim em termos de formação, seja relativa à atividade educativa, seja relativa à atividade investigativa com a qual se envolvem. Vale destacar também, como um dos resultados alcançados, a publicação de um livro constituído de textos produzidos pelos diferentes grupos que integram o projeto: professores da rede básica de ensino, alunos e professores da UNESP (Bonotto e Carvalho, 2012). De um lado a publicação contribui com a produção de conhecimento sobre a temática ambiental e o trabalho com valores; de outro, implica no reconhecimento e valorização dos professores, reforçando nossa concepção e luta pelo resgate da figura desse profissional em sua autonomia, criticidade e criatividade, capaz de autoria e reflexão sobre práticas que inventa e não somente reproduz. No que se refere à investigação, esta tem resultado em trabalhos apresentados em eventos e periódicos, contribuindo com a construção de conhecimentos a respeito da formação e prática docente relativas à educação ambiental e os valores. Permanecemos enfrentando as dificuldades relativas à busca de modelos de formação que favoreçam a participação dos professores, desafio inerente ao campo da formação continuada. Conscientes de nossas limitações, continuamos atentos às novas possibilidades.
id UNSP_139836eb732a1a5d337460616a6d31a8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/146845
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação ambiental e o trabalho com valores: entrelaçando a formação inicial e continuada de professoresEducação ambientalValoresFormação de professoresO projeto de extensão "Educação Ambiental e o trabalho com valores" vem envolvendo desde 2008 programas de formação continuada de professores e a investigação sobre a formação docente. Ao organizar o projeto consideramos de um lado a carência dessa temática nos programas de formação de professores; de outro, a necessidade de pesquisas na área de formação docente. Ao lado da complexidade da questão ambiental, o mundo dos valores e valorações, da moral e ética é intrinsecamente complexo e sujeito a dilemas e tensões, o que demanda tanto espaços de formação como de investigação, nossos objetivos com este projeto. Em termos metodológicos, seu desenho colaborativo, ao envolver professores da universidade, da escola de ensino básico, graduandos e pós-graduandos, propicia um entrelaçamento profícuo de experiências entre esses diferentes atores, promovendo uma colaboração intensa e a formação de todo o grupo. Quanto à formação continuada, em 2012 foram organizados dois programas: um voltado a novos professores interessados na temática do projeto e o segundo, envolvendo um grupo de professores ex-alunos interessados em permanecer na equipe executora. Possibilidades se abrem também para a formação inicial dos universitários que, a partir dessa proposta, podem se aproximar da realidade da escola, apresentada de forma contundente durante os diálogos que se estabelecem nas reuniões conjuntas, como quando acompanham os professores às escolas da rede básica, durante o desenvolvimento das atividades educativas. Ganham assim em termos de formação, seja relativa à atividade educativa, seja relativa à atividade investigativa com a qual se envolvem. Vale destacar também, como um dos resultados alcançados, a publicação de um livro constituído de textos produzidos pelos diferentes grupos que integram o projeto: professores da rede básica de ensino, alunos e professores da UNESP (Bonotto e Carvalho, 2012). De um lado a publicação contribui com a produção de conhecimento sobre a temática ambiental e o trabalho com valores; de outro, implica no reconhecimento e valorização dos professores, reforçando nossa concepção e luta pelo resgate da figura desse profissional em sua autonomia, criticidade e criatividade, capaz de autoria e reflexão sobre práticas que inventa e não somente reproduz. No que se refere à investigação, esta tem resultado em trabalhos apresentados em eventos e periódicos, contribuindo com a construção de conhecimentos a respeito da formação e prática docente relativas à educação ambiental e os valores. Permanecemos enfrentando as dificuldades relativas à busca de modelos de formação que favoreçam a participação dos professores, desafio inerente ao campo da formação continuada. Conscientes de nossas limitações, continuamos atentos às novas possibilidades.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]Carvalho, Maria Bernadete Sarti Silva [UNESP]Bonfiglioli, Fernando Cesar Marrara [UNESP]Callegari, Sônia [UNESP]Degasperi, Thais Cristiane [UNESP]Fraga, Lisiane Abruzzi [UNESP]Lellis, Matheus Henrique M. [UNESP]Oliveira, Cibele Marto [UNESP]Oliveira, Dayene Talita Delgado [UNESP]Peleias, Glauce Timoni Góes [UNESP]Pereira, Claire Alves [UNESP]Pinto, Marcos Roberto Vaz [UNESP]Soares, Maria Luíza Branco [UNESP]Souza, Heluane Aparecida Lemos [UNESP]]2017-01-02T15:39:46Z2017-01-02T15:39:46Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10093application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAwOTM=CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09682http://hdl.handle.net/11449/1468452013-10093-carvalho.pdf49803071070783036039026972914644PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-09T06:23:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146845Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:52:19.280726Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e o trabalho com valores: entrelaçando a formação inicial e continuada de professores
title Educação ambiental e o trabalho com valores: entrelaçando a formação inicial e continuada de professores
spellingShingle Educação ambiental e o trabalho com valores: entrelaçando a formação inicial e continuada de professores
Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
Educação ambiental
Valores
Formação de professores
title_short Educação ambiental e o trabalho com valores: entrelaçando a formação inicial e continuada de professores
title_full Educação ambiental e o trabalho com valores: entrelaçando a formação inicial e continuada de professores
title_fullStr Educação ambiental e o trabalho com valores: entrelaçando a formação inicial e continuada de professores
title_full_unstemmed Educação ambiental e o trabalho com valores: entrelaçando a formação inicial e continuada de professores
title_sort Educação ambiental e o trabalho com valores: entrelaçando a formação inicial e continuada de professores
author Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
author_facet Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
Carvalho, Maria Bernadete Sarti Silva [UNESP]
Bonfiglioli, Fernando Cesar Marrara [UNESP]
Callegari, Sônia [UNESP]
Degasperi, Thais Cristiane [UNESP]
Fraga, Lisiane Abruzzi [UNESP]
Lellis, Matheus Henrique M. [UNESP]
Oliveira, Cibele Marto [UNESP]
Oliveira, Dayene Talita Delgado [UNESP]
Peleias, Glauce Timoni Góes [UNESP]
Pereira, Claire Alves [UNESP]
Pinto, Marcos Roberto Vaz [UNESP]
Soares, Maria Luíza Branco [UNESP]
Souza, Heluane Aparecida Lemos [UNESP]]
author_role author
author2 Carvalho, Maria Bernadete Sarti Silva [UNESP]
Bonfiglioli, Fernando Cesar Marrara [UNESP]
Callegari, Sônia [UNESP]
Degasperi, Thais Cristiane [UNESP]
Fraga, Lisiane Abruzzi [UNESP]
Lellis, Matheus Henrique M. [UNESP]
Oliveira, Cibele Marto [UNESP]
Oliveira, Dayene Talita Delgado [UNESP]
Peleias, Glauce Timoni Góes [UNESP]
Pereira, Claire Alves [UNESP]
Pinto, Marcos Roberto Vaz [UNESP]
Soares, Maria Luíza Branco [UNESP]
Souza, Heluane Aparecida Lemos [UNESP]]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
Carvalho, Maria Bernadete Sarti Silva [UNESP]
Bonfiglioli, Fernando Cesar Marrara [UNESP]
Callegari, Sônia [UNESP]
Degasperi, Thais Cristiane [UNESP]
Fraga, Lisiane Abruzzi [UNESP]
Lellis, Matheus Henrique M. [UNESP]
Oliveira, Cibele Marto [UNESP]
Oliveira, Dayene Talita Delgado [UNESP]
Peleias, Glauce Timoni Góes [UNESP]
Pereira, Claire Alves [UNESP]
Pinto, Marcos Roberto Vaz [UNESP]
Soares, Maria Luíza Branco [UNESP]
Souza, Heluane Aparecida Lemos [UNESP]]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Valores
Formação de professores
topic Educação ambiental
Valores
Formação de professores
description O projeto de extensão "Educação Ambiental e o trabalho com valores" vem envolvendo desde 2008 programas de formação continuada de professores e a investigação sobre a formação docente. Ao organizar o projeto consideramos de um lado a carência dessa temática nos programas de formação de professores; de outro, a necessidade de pesquisas na área de formação docente. Ao lado da complexidade da questão ambiental, o mundo dos valores e valorações, da moral e ética é intrinsecamente complexo e sujeito a dilemas e tensões, o que demanda tanto espaços de formação como de investigação, nossos objetivos com este projeto. Em termos metodológicos, seu desenho colaborativo, ao envolver professores da universidade, da escola de ensino básico, graduandos e pós-graduandos, propicia um entrelaçamento profícuo de experiências entre esses diferentes atores, promovendo uma colaboração intensa e a formação de todo o grupo. Quanto à formação continuada, em 2012 foram organizados dois programas: um voltado a novos professores interessados na temática do projeto e o segundo, envolvendo um grupo de professores ex-alunos interessados em permanecer na equipe executora. Possibilidades se abrem também para a formação inicial dos universitários que, a partir dessa proposta, podem se aproximar da realidade da escola, apresentada de forma contundente durante os diálogos que se estabelecem nas reuniões conjuntas, como quando acompanham os professores às escolas da rede básica, durante o desenvolvimento das atividades educativas. Ganham assim em termos de formação, seja relativa à atividade educativa, seja relativa à atividade investigativa com a qual se envolvem. Vale destacar também, como um dos resultados alcançados, a publicação de um livro constituído de textos produzidos pelos diferentes grupos que integram o projeto: professores da rede básica de ensino, alunos e professores da UNESP (Bonotto e Carvalho, 2012). De um lado a publicação contribui com a produção de conhecimento sobre a temática ambiental e o trabalho com valores; de outro, implica no reconhecimento e valorização dos professores, reforçando nossa concepção e luta pelo resgate da figura desse profissional em sua autonomia, criticidade e criatividade, capaz de autoria e reflexão sobre práticas que inventa e não somente reproduz. No que se refere à investigação, esta tem resultado em trabalhos apresentados em eventos e periódicos, contribuindo com a construção de conhecimentos a respeito da formação e prática docente relativas à educação ambiental e os valores. Permanecemos enfrentando as dificuldades relativas à busca de modelos de formação que favoreçam a participação dos professores, desafio inerente ao campo da formação continuada. Conscientes de nossas limitações, continuamos atentos às novas possibilidades.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:39:46Z
2017-01-02T15:39:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAwOTM=
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09682
http://hdl.handle.net/11449/146845
2013-10093-carvalho.pdf
4980307107078303
6039026972914644
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAwOTM=
http://hdl.handle.net/11449/146845
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09682
2013-10093-carvalho.pdf
4980307107078303
6039026972914644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10093
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129133130022912