As sombras das luzes e os pecados da escolástica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Patrícia Regina de Morais Bertolucci
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Marcela Verônica da, Moraes, Carlos Eduardo Mendes de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.uel.br/pos/letras/EL/vagao/EL13-Art26.pdf
http://hdl.handle.net/11449/127141
Resumo: When we compare the policy actions taken in the reigns of Dom João V in the first half of the eighteenth century and Dom José I (assisted by Marquês de Pombal) in the third quarter of the same century, we can observe the transition from scholastic, first reign vision gradually paths to an economic -scientific bias, reflecting a position toward the lights. Three narratives were chosen demonstrate this movement by the relations established between them: O Caramuru, the conservative position, and O Uraguai and O Desertor, takes position in favor of Lights.
id UNSP_15bbe7be8480492546071f305dfbb664
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/127141
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As sombras das luzes e os pecados da escolásticaShadows of lights and the sins of scholasticScholasticLightsMarquês de PombalBrasil ColonialEscolásticaLuzesMarquês de PombalWhen we compare the policy actions taken in the reigns of Dom João V in the first half of the eighteenth century and Dom José I (assisted by Marquês de Pombal) in the third quarter of the same century, we can observe the transition from scholastic, first reign vision gradually paths to an economic -scientific bias, reflecting a position toward the lights. Three narratives were chosen demonstrate this movement by the relations established between them: O Caramuru, the conservative position, and O Uraguai and O Desertor, takes position in favor of Lights.Ao confrontarmos as ações políticas praticadas nos reinados de Dom João V, na primeira metade do século XVIII e de Dom José I (assessorado pelo Marquês de Pombal) no terceiro quartel do mesmo século, observa-se o processo de transição de uma visão política e administrativa cujos envolvidos demonstravam uma formação escolástica, no primeiro reinado, para um viés econômico-científico, refletindo uma tomada de posição em direção às luzes. Três narrativas foram escolhidas para ilustrar este momento demonstram esse movimento: O Caramuru, de posição conservadora, O Uraguai e O Desertor, assume posição em favor das luzes.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Lingüística, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Lingüística, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual do Norte do Paraná (UNIEP)Cardoso, Patrícia Regina de Morais BertolucciSilva, Marcela Verônica daMoraes, Carlos Eduardo Mendes de [UNESP]2015-08-21T17:54:00Z2015-08-21T17:54:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article384-395http://www.uel.br/pos/letras/EL/vagao/EL13-Art26.pdfEstação Literária, v. 13, n. 1, p. 384-395, 2015.1983-1048http://hdl.handle.net/11449/1271415427667370309683Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEstação Literáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T14:47:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127141Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:29:20.577036Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As sombras das luzes e os pecados da escolástica
Shadows of lights and the sins of scholastic
title As sombras das luzes e os pecados da escolástica
spellingShingle As sombras das luzes e os pecados da escolástica
Cardoso, Patrícia Regina de Morais Bertolucci
Scholastic
Lights
Marquês de Pombal
Brasil Colonial
Escolástica
Luzes
Marquês de Pombal
title_short As sombras das luzes e os pecados da escolástica
title_full As sombras das luzes e os pecados da escolástica
title_fullStr As sombras das luzes e os pecados da escolástica
title_full_unstemmed As sombras das luzes e os pecados da escolástica
title_sort As sombras das luzes e os pecados da escolástica
author Cardoso, Patrícia Regina de Morais Bertolucci
author_facet Cardoso, Patrícia Regina de Morais Bertolucci
Silva, Marcela Verônica da
Moraes, Carlos Eduardo Mendes de [UNESP]
author_role author
author2 Silva, Marcela Verônica da
Moraes, Carlos Eduardo Mendes de [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Estadual do Norte do Paraná (UNIEP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Patrícia Regina de Morais Bertolucci
Silva, Marcela Verônica da
Moraes, Carlos Eduardo Mendes de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Scholastic
Lights
Marquês de Pombal
Brasil Colonial
Escolástica
Luzes
Marquês de Pombal
topic Scholastic
Lights
Marquês de Pombal
Brasil Colonial
Escolástica
Luzes
Marquês de Pombal
description When we compare the policy actions taken in the reigns of Dom João V in the first half of the eighteenth century and Dom José I (assisted by Marquês de Pombal) in the third quarter of the same century, we can observe the transition from scholastic, first reign vision gradually paths to an economic -scientific bias, reflecting a position toward the lights. Three narratives were chosen demonstrate this movement by the relations established between them: O Caramuru, the conservative position, and O Uraguai and O Desertor, takes position in favor of Lights.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-21T17:54:00Z
2015-08-21T17:54:00Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.uel.br/pos/letras/EL/vagao/EL13-Art26.pdf
Estação Literária, v. 13, n. 1, p. 384-395, 2015.
1983-1048
http://hdl.handle.net/11449/127141
5427667370309683
url http://www.uel.br/pos/letras/EL/vagao/EL13-Art26.pdf
http://hdl.handle.net/11449/127141
identifier_str_mv Estação Literária, v. 13, n. 1, p. 384-395, 2015.
1983-1048
5427667370309683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Estação Literária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 384-395
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128367659057152