Mais e mais perto de nós: imagens e personificações da mulher negra no teatro brasileiro dos anos 1940 a 2008, no contexto da experiência cênica e do ativismo das mulheres negras segundo Sortilégio I, Sortilégio II e Sete Ventos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josefa Rouse da [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244054
Resumo: Partiremos neste trabalho do confronto entre três obras, distantes no tempo, mas próximas quanto ao tema da valorização do ser negra, Sortilégio I e II (ambas dramaturgias criadas por Abdias do Nascimento, no bojo do Teatro Experimental do Negro) e Sete Ventos (de Débora Almeida, autora da dramaturgia e da encenação). As três criações serão empregadas para tratar da representação da mulher negra no teatro feito por negros no Brasil, observando como a cena pode colaborar para a valorização da mulher negra. Na primeira dupla de obras, debruçar-nos-emos em especial nas personagens femininas (Ifigênia, as Ialorixás e o coro de mulheres) escritas por Abdias do Nascimento, enquanto que na segunda, trataremos da construção autoral de um espetáculo escrito e encenado por uma mulher negra, a partir dos relatos de mulheres reais e ficcionais. No arco histórico desenhado pelos casos em estudo, entram em pauta as diferenças entre os dois contextos, no Brasil dos anos 1940/50 e 2008, assim como o surgimento e disseminação de temas referentes às lutas das mulheres negras no Brasil, entre eles, o feminismo interseccional, a religiosidade transposta para o discurso teatral, a corporeidade, a afetividade e o lugar de fala das mulheres negras no teatro nacional moderno e contemporâneo. A pesquisa desdobra-se a partir de revisão bibliográfica, análise de fontes audiovisuais e entrevista, com a finalidade de encontrar modalidades de representação da mulher negra no teatro que atravessem os estereótipos dominantes e resistam aos processos de negação de si vividos por elas, valorizando sua subjetivação por meio da cena.
id UNSP_165f5f23b9b4f90b01399f766531820f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244054
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Mais e mais perto de nós: imagens e personificações da mulher negra no teatro brasileiro dos anos 1940 a 2008, no contexto da experiência cênica e do ativismo das mulheres negras segundo Sortilégio I, Sortilégio II e Sete VentosCloser and closer to us: images and personifications of black women in Brazilian theater from the 1940s to 2008, in the context of the scenic experience and activism of black women according to Sortilégio I, Sortilégio II and Sete VentosRepresentação teatralTeatro brasileiroFeminismo e arteArte negraTeatro e sociedadePartiremos neste trabalho do confronto entre três obras, distantes no tempo, mas próximas quanto ao tema da valorização do ser negra, Sortilégio I e II (ambas dramaturgias criadas por Abdias do Nascimento, no bojo do Teatro Experimental do Negro) e Sete Ventos (de Débora Almeida, autora da dramaturgia e da encenação). As três criações serão empregadas para tratar da representação da mulher negra no teatro feito por negros no Brasil, observando como a cena pode colaborar para a valorização da mulher negra. Na primeira dupla de obras, debruçar-nos-emos em especial nas personagens femininas (Ifigênia, as Ialorixás e o coro de mulheres) escritas por Abdias do Nascimento, enquanto que na segunda, trataremos da construção autoral de um espetáculo escrito e encenado por uma mulher negra, a partir dos relatos de mulheres reais e ficcionais. No arco histórico desenhado pelos casos em estudo, entram em pauta as diferenças entre os dois contextos, no Brasil dos anos 1940/50 e 2008, assim como o surgimento e disseminação de temas referentes às lutas das mulheres negras no Brasil, entre eles, o feminismo interseccional, a religiosidade transposta para o discurso teatral, a corporeidade, a afetividade e o lugar de fala das mulheres negras no teatro nacional moderno e contemporâneo. A pesquisa desdobra-se a partir de revisão bibliográfica, análise de fontes audiovisuais e entrevista, com a finalidade de encontrar modalidades de representação da mulher negra no teatro que atravessem os estereótipos dominantes e resistam aos processos de negação de si vividos por elas, valorizando sua subjetivação por meio da cena.We leave this job of confrontation between two works, far away in time, but close as the theme to the appreciation of the black Spell, I and II (both stage writing created by Abdias do Nascimento on the belly of the “Theater Experimental of the Negro”) and Seven (Winds of Deborah Almeida, through the dramaturgy and staging). All three creations are employed to take care of black women's representation in the theater made by blacks in Brazil, observing how the scene can collaborate for the exploitation of black women. In the first couple of works, we will focus in particular on female characters (Iphigenia, the Ialorixás and the choir of women) written by Abdias do Nascimento, while in the second, we will handle the construction of copyright a show written by a woman Black, from the reports of real and fictional women. In the historic arch designed by cases study comes into the tariff differences between the two contexts, in Brazil the years 1940/50 and 2008, as well as the emergence and spread of topics related to black women in Brazil fights, intersectional feminism, religiosity transposed into theatrical speech, corporality and affection of the black woman and the place of black women speaking in modern and contemporary national theatre. The research unfolds from the literature review, analysis, interview and audiovisual sources for the purpose of finding mode of representation of women in the theater through the dominant stereotypes and resist denial of processes you experienced in particular by black, valuing your subjectivation through the scene.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Romano, Lúcia Regina Vieira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Josefa Rouse da [UNESP]2023-06-13T19:24:44Z2023-06-13T19:24:44Z2019-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24405433004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-25T06:29:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244054Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:54:13.175014Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mais e mais perto de nós: imagens e personificações da mulher negra no teatro brasileiro dos anos 1940 a 2008, no contexto da experiência cênica e do ativismo das mulheres negras segundo Sortilégio I, Sortilégio II e Sete Ventos
Closer and closer to us: images and personifications of black women in Brazilian theater from the 1940s to 2008, in the context of the scenic experience and activism of black women according to Sortilégio I, Sortilégio II and Sete Ventos
title Mais e mais perto de nós: imagens e personificações da mulher negra no teatro brasileiro dos anos 1940 a 2008, no contexto da experiência cênica e do ativismo das mulheres negras segundo Sortilégio I, Sortilégio II e Sete Ventos
spellingShingle Mais e mais perto de nós: imagens e personificações da mulher negra no teatro brasileiro dos anos 1940 a 2008, no contexto da experiência cênica e do ativismo das mulheres negras segundo Sortilégio I, Sortilégio II e Sete Ventos
Silva, Josefa Rouse da [UNESP]
Representação teatral
Teatro brasileiro
Feminismo e arte
Arte negra
Teatro e sociedade
title_short Mais e mais perto de nós: imagens e personificações da mulher negra no teatro brasileiro dos anos 1940 a 2008, no contexto da experiência cênica e do ativismo das mulheres negras segundo Sortilégio I, Sortilégio II e Sete Ventos
title_full Mais e mais perto de nós: imagens e personificações da mulher negra no teatro brasileiro dos anos 1940 a 2008, no contexto da experiência cênica e do ativismo das mulheres negras segundo Sortilégio I, Sortilégio II e Sete Ventos
title_fullStr Mais e mais perto de nós: imagens e personificações da mulher negra no teatro brasileiro dos anos 1940 a 2008, no contexto da experiência cênica e do ativismo das mulheres negras segundo Sortilégio I, Sortilégio II e Sete Ventos
title_full_unstemmed Mais e mais perto de nós: imagens e personificações da mulher negra no teatro brasileiro dos anos 1940 a 2008, no contexto da experiência cênica e do ativismo das mulheres negras segundo Sortilégio I, Sortilégio II e Sete Ventos
title_sort Mais e mais perto de nós: imagens e personificações da mulher negra no teatro brasileiro dos anos 1940 a 2008, no contexto da experiência cênica e do ativismo das mulheres negras segundo Sortilégio I, Sortilégio II e Sete Ventos
author Silva, Josefa Rouse da [UNESP]
author_facet Silva, Josefa Rouse da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romano, Lúcia Regina Vieira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Josefa Rouse da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Representação teatral
Teatro brasileiro
Feminismo e arte
Arte negra
Teatro e sociedade
topic Representação teatral
Teatro brasileiro
Feminismo e arte
Arte negra
Teatro e sociedade
description Partiremos neste trabalho do confronto entre três obras, distantes no tempo, mas próximas quanto ao tema da valorização do ser negra, Sortilégio I e II (ambas dramaturgias criadas por Abdias do Nascimento, no bojo do Teatro Experimental do Negro) e Sete Ventos (de Débora Almeida, autora da dramaturgia e da encenação). As três criações serão empregadas para tratar da representação da mulher negra no teatro feito por negros no Brasil, observando como a cena pode colaborar para a valorização da mulher negra. Na primeira dupla de obras, debruçar-nos-emos em especial nas personagens femininas (Ifigênia, as Ialorixás e o coro de mulheres) escritas por Abdias do Nascimento, enquanto que na segunda, trataremos da construção autoral de um espetáculo escrito e encenado por uma mulher negra, a partir dos relatos de mulheres reais e ficcionais. No arco histórico desenhado pelos casos em estudo, entram em pauta as diferenças entre os dois contextos, no Brasil dos anos 1940/50 e 2008, assim como o surgimento e disseminação de temas referentes às lutas das mulheres negras no Brasil, entre eles, o feminismo interseccional, a religiosidade transposta para o discurso teatral, a corporeidade, a afetividade e o lugar de fala das mulheres negras no teatro nacional moderno e contemporâneo. A pesquisa desdobra-se a partir de revisão bibliográfica, análise de fontes audiovisuais e entrevista, com a finalidade de encontrar modalidades de representação da mulher negra no teatro que atravessem os estereótipos dominantes e resistam aos processos de negação de si vividos por elas, valorizando sua subjetivação por meio da cena.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-27
2023-06-13T19:24:44Z
2023-06-13T19:24:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244054
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/244054
identifier_str_mv 33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129562987462656