Relação da prática de atividade física com a qualidade de vida e barreiras em professores da rede pública de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Fernanda Caroline Staquecini [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182035
Resumo: A prática de atividade física tem sido associada a melhor qualidade de vida, no entanto, barreiras relatadas para a prática têm sido muito frequentes em trabalhadores. Contudo, não está claro na literatura se os diferentes tipos de atividade física relacionam-se da mesma forma com a qualidade de vida, bem como quais são os fatores associados às barreiras para prática de atividade física em professores. Objetivo: Verificar a relação de diferentes tipos de atividade física com a qualidade de vida, bem como descrever as barreiras para prática de atividade física e fatores associados em professores da rede pública de ensino na cidade de Presidente Prudente-SP. Métodos: A amostra desse estudo foi composta por 249 professores da rede pública, selecionados em processo aleatorizado. A prática de atividade física foi avaliada por questionário em três diferentes domínios (trabalho, esporte/lazer e tempo livre) e no total. A qualidade de vida foi avaliada pelo questionário SF-36, que avalia oito diferentes domínios da qualidade de vida. Barreiras para prática de atividade física, condição socioeconômica e características de trabalho foram coletadas por questionários. Medidas de peso e estatura foram obtidas para cálculo do índice de massa corporal. As análises estatísticas foram realizadas de acordo com o delineamento de cada artigo constante na Seção de Resultados, com significância fixada em p<0.05 e o intervalo de confiança em 95%, sendo analisadas por meio do programa IBM SPSS Statistics, versão 15.0.
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spelling Relação da prática de atividade física com a qualidade de vida e barreiras em professores da rede pública de ensinoRelationship between the practice of physical activity and the quality of life and barriers in teachers of the public school system.EpidemiologiaProfessoresQualidade de vidaAtividade físicaSaúde públicaEpidemiologyPhysical activityPublic healthQuality of lifeTeachersA prática de atividade física tem sido associada a melhor qualidade de vida, no entanto, barreiras relatadas para a prática têm sido muito frequentes em trabalhadores. Contudo, não está claro na literatura se os diferentes tipos de atividade física relacionam-se da mesma forma com a qualidade de vida, bem como quais são os fatores associados às barreiras para prática de atividade física em professores. Objetivo: Verificar a relação de diferentes tipos de atividade física com a qualidade de vida, bem como descrever as barreiras para prática de atividade física e fatores associados em professores da rede pública de ensino na cidade de Presidente Prudente-SP. Métodos: A amostra desse estudo foi composta por 249 professores da rede pública, selecionados em processo aleatorizado. A prática de atividade física foi avaliada por questionário em três diferentes domínios (trabalho, esporte/lazer e tempo livre) e no total. A qualidade de vida foi avaliada pelo questionário SF-36, que avalia oito diferentes domínios da qualidade de vida. Barreiras para prática de atividade física, condição socioeconômica e características de trabalho foram coletadas por questionários. Medidas de peso e estatura foram obtidas para cálculo do índice de massa corporal. As análises estatísticas foram realizadas de acordo com o delineamento de cada artigo constante na Seção de Resultados, com significância fixada em p<0.05 e o intervalo de confiança em 95%, sendo analisadas por meio do programa IBM SPSS Statistics, versão 15.0.The practice of physical activity has been related to a better quality of life, however, barriers for practice has been most frequently reported among workers. It is not consensual in literature if different types of physical activity are related as same way with quality of life, as well as which are the associated factors to barriers for physical activity in teachers. Objective: This research Project aimed to analyze the relationship of different types of physical activity with quality of life, as well as describe the barriers for physical activity and its associated factors in public school teachers from the city of Presidente Prudente. Methods: The sample was composed by 249 public school teachers, selected in a randomized process. The practice of physical activity was assessed by questionnaire in three different domains (work, sports practice, and leisure time) and in total. The quality of life was assessed by SF-36 questionnaire, which provide scores for eight different domains from quality of life. Barriers for physical activity, socioeconomic status, and work characteristics were assessed by questionnaires. Measures of weight and height were collected to calculate body mass index. Statistical analysis were performed according to specific design of each article that is listed in the Results section, with statistical significance fixed at p<0.05 and confidence interval at 95%, analyzed by IBM SPSS Statistics software, version 15.0.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Christofaro, Diego Giuliano Destro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gil, Fernanda Caroline Staquecini [UNESP]2019-05-15T11:45:51Z2019-05-15T11:45:51Z2019-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18203500091648433004129045P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:26:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182035Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:06:36.762797Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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