Atlas escolares municipais: a moda e os professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Sérgio Luiz [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003000200010
http://hdl.handle.net/11449/28254
Resumo: Neste artigo abordamos o crescimento das pesquisas e da produção de atlas escolares municipais e a relação entre pesquisadores e professores, considerando o atual contexto curricular e a concepção do trabalho docente segundo a racionalidade técnica que caracteriza as reformas educacionais na sociedade neoliberal. em uma análise dos trabalhos apresentados sobre o tema atlas escolares, nos cinco eventos científicos realizados no Brasil sobre cartografia para crianças, notamos que predomina a produção desses materiais por pesquisadores e especialistas, externa ao âmbito do trabalho dos professores.
id UNSP_198835b2d92e0e7dfb99cd3ed14f9089
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/28254
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Atlas escolares municipais: a moda e os professoresSchool atlases municipal: teachers and fashionsAtlas escolaresCurrículoTrabalho docenteRacionalidade técnicaSchool atlasesCurriculumTeaching workTechnical rationalityNeste artigo abordamos o crescimento das pesquisas e da produção de atlas escolares municipais e a relação entre pesquisadores e professores, considerando o atual contexto curricular e a concepção do trabalho docente segundo a racionalidade técnica que caracteriza as reformas educacionais na sociedade neoliberal. em uma análise dos trabalhos apresentados sobre o tema atlas escolares, nos cinco eventos científicos realizados no Brasil sobre cartografia para crianças, notamos que predomina a produção desses materiais por pesquisadores e especialistas, externa ao âmbito do trabalho dos professores.Taking into account the current curricular context and the conception of the teaching work according to the technical rationality that characterizes the educational reforms of our neo-liberal society, this paper approaches the growth of research and production of Municipal School Atlases and the researcher-teacher relationship. Analyzing the works presented on the theme School Atlases in five scientific events on cartography for children held in Brazil, we observe that most of these materials are produced by researchers and specialists who do not belong to the teacher work sphere.UNESPUNESPCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miranda, Sérgio Luiz [UNESP]2014-05-20T15:12:03Z2014-05-20T15:12:03Z2003-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article231-245application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003000200010Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 23, n. 60, p. 231-245, 2003.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/2825410.1590/S0101-32622003000200010S0101-32622003000200010S0101-32622003000200010.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-17T06:07:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28254Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:10:39.940640Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atlas escolares municipais: a moda e os professores
School atlases municipal: teachers and fashions
title Atlas escolares municipais: a moda e os professores
spellingShingle Atlas escolares municipais: a moda e os professores
Miranda, Sérgio Luiz [UNESP]
Atlas escolares
Currículo
Trabalho docente
Racionalidade técnica
School atlases
Curriculum
Teaching work
Technical rationality
title_short Atlas escolares municipais: a moda e os professores
title_full Atlas escolares municipais: a moda e os professores
title_fullStr Atlas escolares municipais: a moda e os professores
title_full_unstemmed Atlas escolares municipais: a moda e os professores
title_sort Atlas escolares municipais: a moda e os professores
author Miranda, Sérgio Luiz [UNESP]
author_facet Miranda, Sérgio Luiz [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Sérgio Luiz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Atlas escolares
Currículo
Trabalho docente
Racionalidade técnica
School atlases
Curriculum
Teaching work
Technical rationality
topic Atlas escolares
Currículo
Trabalho docente
Racionalidade técnica
School atlases
Curriculum
Teaching work
Technical rationality
description Neste artigo abordamos o crescimento das pesquisas e da produção de atlas escolares municipais e a relação entre pesquisadores e professores, considerando o atual contexto curricular e a concepção do trabalho docente segundo a racionalidade técnica que caracteriza as reformas educacionais na sociedade neoliberal. em uma análise dos trabalhos apresentados sobre o tema atlas escolares, nos cinco eventos científicos realizados no Brasil sobre cartografia para crianças, notamos que predomina a produção desses materiais por pesquisadores e especialistas, externa ao âmbito do trabalho dos professores.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
2014-05-20T15:12:03Z
2014-05-20T15:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003000200010
Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 23, n. 60, p. 231-245, 2003.
0101-3262
http://hdl.handle.net/11449/28254
10.1590/S0101-32622003000200010
S0101-32622003000200010
S0101-32622003000200010.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003000200010
http://hdl.handle.net/11449/28254
identifier_str_mv Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 23, n. 60, p. 231-245, 2003.
0101-3262
10.1590/S0101-32622003000200010
S0101-32622003000200010
S0101-32622003000200010.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos CEDES
0,119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 231-245
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128474604371968