Atlas escolares municipais: a moda e os professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003000200010 http://hdl.handle.net/11449/28254 |
Resumo: | Neste artigo abordamos o crescimento das pesquisas e da produção de atlas escolares municipais e a relação entre pesquisadores e professores, considerando o atual contexto curricular e a concepção do trabalho docente segundo a racionalidade técnica que caracteriza as reformas educacionais na sociedade neoliberal. em uma análise dos trabalhos apresentados sobre o tema atlas escolares, nos cinco eventos científicos realizados no Brasil sobre cartografia para crianças, notamos que predomina a produção desses materiais por pesquisadores e especialistas, externa ao âmbito do trabalho dos professores. |
id |
UNSP_198835b2d92e0e7dfb99cd3ed14f9089 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/28254 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Atlas escolares municipais: a moda e os professoresSchool atlases municipal: teachers and fashionsAtlas escolaresCurrículoTrabalho docenteRacionalidade técnicaSchool atlasesCurriculumTeaching workTechnical rationalityNeste artigo abordamos o crescimento das pesquisas e da produção de atlas escolares municipais e a relação entre pesquisadores e professores, considerando o atual contexto curricular e a concepção do trabalho docente segundo a racionalidade técnica que caracteriza as reformas educacionais na sociedade neoliberal. em uma análise dos trabalhos apresentados sobre o tema atlas escolares, nos cinco eventos científicos realizados no Brasil sobre cartografia para crianças, notamos que predomina a produção desses materiais por pesquisadores e especialistas, externa ao âmbito do trabalho dos professores.Taking into account the current curricular context and the conception of the teaching work according to the technical rationality that characterizes the educational reforms of our neo-liberal society, this paper approaches the growth of research and production of Municipal School Atlases and the researcher-teacher relationship. Analyzing the works presented on the theme School Atlases in five scientific events on cartography for children held in Brazil, we observe that most of these materials are produced by researchers and specialists who do not belong to the teacher work sphere.UNESPUNESPCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miranda, Sérgio Luiz [UNESP]2014-05-20T15:12:03Z2014-05-20T15:12:03Z2003-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article231-245application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003000200010Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 23, n. 60, p. 231-245, 2003.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/2825410.1590/S0101-32622003000200010S0101-32622003000200010S0101-32622003000200010.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-17T06:07:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28254Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:10:39.940640Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atlas escolares municipais: a moda e os professores School atlases municipal: teachers and fashions |
title |
Atlas escolares municipais: a moda e os professores |
spellingShingle |
Atlas escolares municipais: a moda e os professores Miranda, Sérgio Luiz [UNESP] Atlas escolares Currículo Trabalho docente Racionalidade técnica School atlases Curriculum Teaching work Technical rationality |
title_short |
Atlas escolares municipais: a moda e os professores |
title_full |
Atlas escolares municipais: a moda e os professores |
title_fullStr |
Atlas escolares municipais: a moda e os professores |
title_full_unstemmed |
Atlas escolares municipais: a moda e os professores |
title_sort |
Atlas escolares municipais: a moda e os professores |
author |
Miranda, Sérgio Luiz [UNESP] |
author_facet |
Miranda, Sérgio Luiz [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Sérgio Luiz [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atlas escolares Currículo Trabalho docente Racionalidade técnica School atlases Curriculum Teaching work Technical rationality |
topic |
Atlas escolares Currículo Trabalho docente Racionalidade técnica School atlases Curriculum Teaching work Technical rationality |
description |
Neste artigo abordamos o crescimento das pesquisas e da produção de atlas escolares municipais e a relação entre pesquisadores e professores, considerando o atual contexto curricular e a concepção do trabalho docente segundo a racionalidade técnica que caracteriza as reformas educacionais na sociedade neoliberal. em uma análise dos trabalhos apresentados sobre o tema atlas escolares, nos cinco eventos científicos realizados no Brasil sobre cartografia para crianças, notamos que predomina a produção desses materiais por pesquisadores e especialistas, externa ao âmbito do trabalho dos professores. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-08-01 2014-05-20T15:12:03Z 2014-05-20T15:12:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003000200010 Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 23, n. 60, p. 231-245, 2003. 0101-3262 http://hdl.handle.net/11449/28254 10.1590/S0101-32622003000200010 S0101-32622003000200010 S0101-32622003000200010.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003000200010 http://hdl.handle.net/11449/28254 |
identifier_str_mv |
Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 23, n. 60, p. 231-245, 2003. 0101-3262 10.1590/S0101-32622003000200010 S0101-32622003000200010 S0101-32622003000200010.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES 0,119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
231-245 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128474604371968 |