Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/243522 |
Resumo: | Um aspecto fundamental para se garantir a boa experiência do usuário em aplicações de software é a usabilidade. No entanto, a literatura sobre usabilidade em aplicações educacionais aponta que os critérios convencionais utilizados para a avaliar a usabilidade de sistemas digitais não são suficientes para atender aos requisitos de um sistema voltado para o ensino e aprendizagem. Assim surgiu o conceito de usabilidade pedagógica, para tratar de questões que podem afetar a qualidade da experiência de uso nesse contexto específico. Este trabalho teve como objetivo sintetizar um conjunto de diretrizes de usabilidade pedagógica que possam contribuir de forma significativa para experiências digitais de aprendizagem centradas no usuário. Para o desenvolvimento desse conjunto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, a fim de identificar princípios, atributos, diretrizes ou recomendações, considerados relevantes para o projeto de aplicações voltadas à aprendizagem digital. Os resultados deste estudo poderão servir como ferramenta de apoio ao diagnóstico de problemas de usabilidade pedagógica em aplicações educacionais, subsidiando o desenvolvimento de futuras aplicações, bem como contribuir para a ampliação do conhecimento existente sobre o tema. |
id |
UNSP_1bb8549b06018d738b5516c335dee434 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/243522 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz”Pedagogical usability guidelines for digital learning experiences: a support framework for the design of user-centered educational applicationsUsabilidade PedagógicaExperiência do usuárioAprendizagem digitalFrameworkPedagogical usabilityUser experienceDigital learningUm aspecto fundamental para se garantir a boa experiência do usuário em aplicações de software é a usabilidade. No entanto, a literatura sobre usabilidade em aplicações educacionais aponta que os critérios convencionais utilizados para a avaliar a usabilidade de sistemas digitais não são suficientes para atender aos requisitos de um sistema voltado para o ensino e aprendizagem. Assim surgiu o conceito de usabilidade pedagógica, para tratar de questões que podem afetar a qualidade da experiência de uso nesse contexto específico. Este trabalho teve como objetivo sintetizar um conjunto de diretrizes de usabilidade pedagógica que possam contribuir de forma significativa para experiências digitais de aprendizagem centradas no usuário. Para o desenvolvimento desse conjunto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, a fim de identificar princípios, atributos, diretrizes ou recomendações, considerados relevantes para o projeto de aplicações voltadas à aprendizagem digital. Os resultados deste estudo poderão servir como ferramenta de apoio ao diagnóstico de problemas de usabilidade pedagógica em aplicações educacionais, subsidiando o desenvolvimento de futuras aplicações, bem como contribuir para a ampliação do conhecimento existente sobre o tema.A fundamental aspect to ensure a good user experience in software applications is usability. However, the literature on usability in educational applications points out that the conventional criteria used to evaluate the usability of digital systems are insufficient to meet the requirements of a system focused on teaching and learning. Thus, the concept of pedagogical usability emerged to address issues affecting the quality of the user experience in this specific context. This study aimed to synthesize a set of pedagogical usability guidelines that can contribute significantly to user-centered digital learning experiences. To develop this set, a systematic literature review was conducted to identify principles, attributes, guidelines, or recommendations considered relevant for the design of applications aimed at digital learning. The results of this study can serve as a tool to support the diagnosis of pedagogical usability problems in educational applications, supporting the development of future applications, as well as contributing to the expansion of existing knowledge on the subjectUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Quaresma, Renata Pires2023-05-19T17:23:23Z2023-05-19T17:23:23Z2023-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24352233004056088P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243522Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:31:19.317042Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz” Pedagogical usability guidelines for digital learning experiences: a support framework for the design of user-centered educational applications |
title |
Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz” |
spellingShingle |
Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz” Quaresma, Renata Pires Usabilidade Pedagógica Experiência do usuário Aprendizagem digital Framework Pedagogical usability User experience Digital learning |
title_short |
Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz” |
title_full |
Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz” |
title_fullStr |
Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz” |
title_full_unstemmed |
Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz” |
title_sort |
Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz” |
author |
Quaresma, Renata Pires |
author_facet |
Quaresma, Renata Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quaresma, Renata Pires |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Usabilidade Pedagógica Experiência do usuário Aprendizagem digital Framework Pedagogical usability User experience Digital learning |
topic |
Usabilidade Pedagógica Experiência do usuário Aprendizagem digital Framework Pedagogical usability User experience Digital learning |
description |
Um aspecto fundamental para se garantir a boa experiência do usuário em aplicações de software é a usabilidade. No entanto, a literatura sobre usabilidade em aplicações educacionais aponta que os critérios convencionais utilizados para a avaliar a usabilidade de sistemas digitais não são suficientes para atender aos requisitos de um sistema voltado para o ensino e aprendizagem. Assim surgiu o conceito de usabilidade pedagógica, para tratar de questões que podem afetar a qualidade da experiência de uso nesse contexto específico. Este trabalho teve como objetivo sintetizar um conjunto de diretrizes de usabilidade pedagógica que possam contribuir de forma significativa para experiências digitais de aprendizagem centradas no usuário. Para o desenvolvimento desse conjunto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, a fim de identificar princípios, atributos, diretrizes ou recomendações, considerados relevantes para o projeto de aplicações voltadas à aprendizagem digital. Os resultados deste estudo poderão servir como ferramenta de apoio ao diagnóstico de problemas de usabilidade pedagógica em aplicações educacionais, subsidiando o desenvolvimento de futuras aplicações, bem como contribuir para a ampliação do conhecimento existente sobre o tema. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-19T17:23:23Z 2023-05-19T17:23:23Z 2023-03-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/243522 33004056088P9 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/243522 |
identifier_str_mv |
33004056088P9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128941494370304 |