Análise estatística da satisfação de proprietários de veículos por meio do uso de técnicas de análise multivariada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koga, Leandro Yuji
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217543
Resumo: Os carros mudaram completamente a forma como os seres humanos se locomovem e isso impacta diretamente na compra de um veículo, pois o consumidor quer que o carro reflita seus gostos e personalidade. Existe uma enorme variedade de fabricantes e cada um conta com diversos modelos. Buscar em sites especializados as informações a respeito não seria uma amostra aleatória, porém, existem alguns sites que fazem levantamento da opinião dos proprietários. Esses sites possibilitam a troca de opiniões, o que é positivo, e dificulta o acesso a informações, devido ao volume imensurável de dados disponíveis. Neste trabalho, a obtenção dos dados foi realizada através da técnica de web scraping, após houve a depuração dos dados onde foram selecionados algumas marcas e modelos para possibilitar a comparação entre eles. Após a aplicação de algumas técnicas multivariadas, foi possível a construção de classificação dos modelos de carros, a fim de estabelecer critérios que ajudem um possível comprador a escolher um fabricante e um modelo de carro, que é o intuito deste trabalho. Foram realizados estudos de formas de aquisição de dados da internet de maneira automatizada, utilizando-se de ferramentas computacionais, e a aplicação de técnicas estatísticas para a análise dos dados. Concluiu-se que a extração de dados via web scrapping se mostrou útil e rápida para a coleta de dados, facilitando o processo da aquisição das avaliações. As análises podem ser aprimoradas com um aumento na base de dados e com a inclusão de mais fabricantes para refletir a realidade.
id UNSP_1c5aa57587e3af65b4c1db37ca289cd3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217543
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise estatística da satisfação de proprietários de veículos por meio do uso de técnicas de análise multivariadaStatistical analysis of vehicle owner satisfaction through the use of multivariate analysis techniquesAnálise multivariadaAnálise conglomeradoClassificação de carrosWeb scrapingMultivariate analysisCluster analysisVehicles classificationWeb scrapingOs carros mudaram completamente a forma como os seres humanos se locomovem e isso impacta diretamente na compra de um veículo, pois o consumidor quer que o carro reflita seus gostos e personalidade. Existe uma enorme variedade de fabricantes e cada um conta com diversos modelos. Buscar em sites especializados as informações a respeito não seria uma amostra aleatória, porém, existem alguns sites que fazem levantamento da opinião dos proprietários. Esses sites possibilitam a troca de opiniões, o que é positivo, e dificulta o acesso a informações, devido ao volume imensurável de dados disponíveis. Neste trabalho, a obtenção dos dados foi realizada através da técnica de web scraping, após houve a depuração dos dados onde foram selecionados algumas marcas e modelos para possibilitar a comparação entre eles. Após a aplicação de algumas técnicas multivariadas, foi possível a construção de classificação dos modelos de carros, a fim de estabelecer critérios que ajudem um possível comprador a escolher um fabricante e um modelo de carro, que é o intuito deste trabalho. Foram realizados estudos de formas de aquisição de dados da internet de maneira automatizada, utilizando-se de ferramentas computacionais, e a aplicação de técnicas estatísticas para a análise dos dados. Concluiu-se que a extração de dados via web scrapping se mostrou útil e rápida para a coleta de dados, facilitando o processo da aquisição das avaliações. As análises podem ser aprimoradas com um aumento na base de dados e com a inclusão de mais fabricantes para refletir a realidade.Cars have completely changed the way humans get around and this directly impacts the purchase of a vehicle, as consumers want the car to reflect their tastes and personality. There is a huge variety of manufacturers and each one has different models. Searching on specialized sites for information about it would not be a random sample, however, there are some sites that survey the opinion of the owners. These sites make it possible to exchange opinions, which is positive, and make it difficult to access information, due to the immeasurable volume of data available. In this work, the data collection was performed using the web scraping technique, after the data was debugged where some brands and models were selected to enable the comparison between them. By applying some multivariate techniques, it was possible to construct a classification of car models, in order to establish criteria that help a possible buyer to choose a manufacturer and a car model, which is the purpose of this work. Studies were carried out on ways of acquiring data from the internet in an automated way, using computational tools, and the application of statistical techniques for data analysis. It was concluded that data extraction via web scrapping proved to be useful and fast for data collection, facilitating the process of acquiring evaluations. The analysis can be improved with an increase in the database and with the inclusion of more manufacturers to reflect the reality.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Tarumoto, Mário Hissamitsu [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Koga, Leandro Yuji2022-03-31T14:25:08Z2022-03-31T14:25:08Z2022-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217543porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-05T06:19:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217543Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:33:23.952757Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise estatística da satisfação de proprietários de veículos por meio do uso de técnicas de análise multivariada
Statistical analysis of vehicle owner satisfaction through the use of multivariate analysis techniques
title Análise estatística da satisfação de proprietários de veículos por meio do uso de técnicas de análise multivariada
spellingShingle Análise estatística da satisfação de proprietários de veículos por meio do uso de técnicas de análise multivariada
Koga, Leandro Yuji
Análise multivariada
Análise conglomerado
Classificação de carros
Web scraping
Multivariate analysis
Cluster analysis
Vehicles classification
Web scraping
title_short Análise estatística da satisfação de proprietários de veículos por meio do uso de técnicas de análise multivariada
title_full Análise estatística da satisfação de proprietários de veículos por meio do uso de técnicas de análise multivariada
title_fullStr Análise estatística da satisfação de proprietários de veículos por meio do uso de técnicas de análise multivariada
title_full_unstemmed Análise estatística da satisfação de proprietários de veículos por meio do uso de técnicas de análise multivariada
title_sort Análise estatística da satisfação de proprietários de veículos por meio do uso de técnicas de análise multivariada
author Koga, Leandro Yuji
author_facet Koga, Leandro Yuji
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tarumoto, Mário Hissamitsu [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Koga, Leandro Yuji
dc.subject.por.fl_str_mv Análise multivariada
Análise conglomerado
Classificação de carros
Web scraping
Multivariate analysis
Cluster analysis
Vehicles classification
Web scraping
topic Análise multivariada
Análise conglomerado
Classificação de carros
Web scraping
Multivariate analysis
Cluster analysis
Vehicles classification
Web scraping
description Os carros mudaram completamente a forma como os seres humanos se locomovem e isso impacta diretamente na compra de um veículo, pois o consumidor quer que o carro reflita seus gostos e personalidade. Existe uma enorme variedade de fabricantes e cada um conta com diversos modelos. Buscar em sites especializados as informações a respeito não seria uma amostra aleatória, porém, existem alguns sites que fazem levantamento da opinião dos proprietários. Esses sites possibilitam a troca de opiniões, o que é positivo, e dificulta o acesso a informações, devido ao volume imensurável de dados disponíveis. Neste trabalho, a obtenção dos dados foi realizada através da técnica de web scraping, após houve a depuração dos dados onde foram selecionados algumas marcas e modelos para possibilitar a comparação entre eles. Após a aplicação de algumas técnicas multivariadas, foi possível a construção de classificação dos modelos de carros, a fim de estabelecer critérios que ajudem um possível comprador a escolher um fabricante e um modelo de carro, que é o intuito deste trabalho. Foram realizados estudos de formas de aquisição de dados da internet de maneira automatizada, utilizando-se de ferramentas computacionais, e a aplicação de técnicas estatísticas para a análise dos dados. Concluiu-se que a extração de dados via web scrapping se mostrou útil e rápida para a coleta de dados, facilitando o processo da aquisição das avaliações. As análises podem ser aprimoradas com um aumento na base de dados e com a inclusão de mais fabricantes para refletir a realidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-31T14:25:08Z
2022-03-31T14:25:08Z
2022-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217543
url http://hdl.handle.net/11449/217543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129086146478080